fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

“Aprendizados”, Gisele Bündchen (2018)

Li nos últimos dias o livro “Aprendizados”, da Gisele Bündchen, que foi a indicação de uma amiga (“leia, você vai amar muito”). Como ela já tinha me recomendado outro livro que eu tinha gostado bastante (“Ponto de equilíbrio”), confiei na indicação. E claro que ela acertou de novo. Adorei o livro da Gisele e acho que tem muito a ver com a proposta que trago com o Vida Organizada, de a gente buscar uma vida coerente com quem nós somos.

Gisele é possivelmente a brasileira mais famosa do planeta. Ela ficou famosa porque desde os 14 anos trabalha como modelo e, em algum momento em sua bem-sucedida carreira, inaugurou um novo estilo tanto com relação ao seu corpo (as curvas) quanto ao modo de andar, super característico. Várias pessoas influentes do mundo da moda trabalharam em sua projeção e, como acontece com quem acaba sendo a pessoa certa na hora certa, ela despontou. E todos nós a conhecemos como a modelo brasileira mais bem-sucedida de todos os tempos. Ponto.

O que normalmente as pessoas não sabem, e esse é sempre o ponto forte dos livros autobiográficos, são os desafios pessoais que tais celebridades ou profissionais bem-sucedidos passaram para chegarem até onde chegaram, e como foi o processo interno que levou a diversas decisões e processos significativos de mudanças.

Quem nunca passou por uma situação no trabalho que agrediu profundamente? Mas o grande ponto é: como a gente lidou com aquilo e usou como referência em situações futuras? É isso o que importa.

Depois da leitura do livro, procurei algumas entrevistas dela no YouTube. Encontrei uma realizada em sua casa, com o apresentador Pedro Bial, e fui ler os comentários. Encontrei o comentário de uma pessoa dizendo que achou o livro fraco, “papo de auto-ajuda”, e que ela “perdeu a oportunidade” de contar os “causos” da profissão, além de dar dicas de empreendedorismo e gestão da carreira. Eu fiquei tão surpresa com esse comentário! Achei ele de uma pequenez absurda. Porque, para mim, o livro todo é sobre a gestão da carreira e, por consequência, da vida dela, e como toda essa complexidade se traduziu nas decisões que ela tomou quando passou a ouvir mais a si mesma e a sua própria intuição.

O livro todo é escrito lindamente, de forma bastante inspirada. Cada capítulo tem um tema principal, como “relacionamentos” ou “auto-conhecimento”. E assim, trazendo esses elementos pessoais, ela vai descrevendo como cada experiência que ela teve impactou em sua carreira. Quando ela descreve a decisão que tomou de abandonar o maior contrato da sua carreira (com a Victoria Secrets), aquilo foi pura gestão de carreira e empreendedorismo. Ela mostrou como, muitas vezes, ao longo da vida, a gente se deixa levar pelos outros e por situações externas diversas (ex: dinheiro) e acaba se agredindo, percebendo isso só em um futuro burn-out.

Por outro lado, eu entendo o autor do comentário no vídeo do YouTube. Porque quem nunca passou por isso não tem como saber a importância da intuição na carreira. Quem nunca teve que tomar uma decisão não sabe o que é olhar para dentro e encontrar a resposta sem dúvida nenhuma. Quem nunca passou por um burn-out ou teve síndrome do pânico não tem como saber como isso influencia em absolutamente todas as decisões da sua vida. Como a prática da ioga e da meditação ajuda a ter uma mente mais centrada, mais presente, mais plena, e como isso influencia em absolutamente TUDO. Logo, nem que a Gisele desenhasse, a pessoa ficaria satisfeita, porque Narciso vê com desconfiança aquilo que não é espelho.

O trecho acima está logo no começo do livro. Fiz diversas marcações para reler nos próximos dias.

Muitas pessoas me pedem indicações de livros sobre organização e planejamento de vida e de carreira. Para mim, os melhores livros nesses temas não são os manuais práticos (apesar de serem legais), mas as biografias de pessoas que nós admiramos, pois tais livros mostram como essas pessoas guiaram as suas vidas de acordo com os seus valores – que é o que eu acredito que deva ser uma vida organizada.

Recomendo fortemente a leitura, especialmente para as mulheres com filhos. Foi um livro que me emocionou, que me inspirou, e acredito que possa emocionar e inspirar vocês também.

Livro: “Aprendizados”, Gisele Bundchen (clique para comprar na Amazon)