Pular para o conteúdo

O Evernote vai acabar?

Desculpem pelo título sensacionalista. Não, não vai acabar. Mas neste post vou explicar como surgiu esse assunto.

Experiência pessoal

No começo de agosto, meu Evernote (instalado no Macbook) começou a apresentar um problema muito chato. Primeiro, ficou irritantemente lento. Demorava demais para abrir uma nota e, às vezes, nem abria. Acusava a conexão de ter demorado para carregar, mas testei com diversas conexões e outros programas funcionavam normalmente.

Alguns dias depois, ele começou a abrir e ficar sincronizando do zero toda vez que o programa era inicializado. Para vocês terem uma ideia, eu tenho mais de 12 mil notas no Evernote. E, toda vez que abria o programa, ele aparecia zerado, como se eu não tivesse nenhuma nota, e começava a sincronizar sozinho. Isso carregava pra caramba a memória do computador, que começou a “chiar”.

Isso acabou prejudicando a performance do meu computador, que começou a apresentar alguns problemas como: desligar sozinho, dizer que não tinha espaço mesmo tendo 80% do espaço em disco livre, entre outros.

Nesse meio tempo, continuei usando o Evernote web normalmente.

Relatos de outras pessoas

Cheguei a publicar no Twitter sobre o problema, e muitos leitores relataram que estavam na mesma situação. Outros leitores publicaram no grupo do Facebook reclamando que estavam com o mesmo problema, e vínhamos discutindo o que poderia ser.

Vale dizer que, ao mesmo tempo que muitos reclamaram do problema (geralmente hard users da ferramenta), outras pessoas disseram que estavam usando o programa normalmente. Então estava confuso.

Notícias sensacionalistas

Foi aí que surgiu uma notícia sensacionalista em um veículo internacional que trazia alguns pontos que vou tentar resumir:

  • o CEO e outros figurões de dentro do Evernote tinham sido demitidos
  • os valores promocionais do programa poderiam indicar que estava com problemas financeiros
  • prepare-se pois o Evernote pode entrando em uma espiral caminhando para o fim!

Apesar de ser verdade que alguns diretores foram demitidos, isso não quer dizer nada. O Evernote começou como uma startup e cresceu muito. É normal ter essa rotatividade, porque as empresas crescem desenfreadamente e depois vão se ajustando.

Sobre as promoções, desde que comecei a usar o Evernote em 2013 eu vejo o Evernote fazer promoções. Essa é uma prática comum da empresa.

Porém, o fato de ficar durante tantas semanas com esses problemas de sincronização me deixou com a luzinha de alerta acesa.

Esclarecimento

Foi quando o Vlad Campos, consultor Evernote aqui no Brasil, fez um pronunciamento para tranquilizar a todos, confirmando o que comentei acima e dizendo que a notícia realmente era sensacionalista.

E ele traz um ponto muito importante, que é: se POR ACASO o Evernote estivesse com problemas financeiros, eles se abririam para o mercado para alguma empresa comprá-la ou então avisariam com muita antecedência para que todos os usuários façam backup e se programem. Isso é verdade.

Ele também disse que tem conhecimento de algumas novidades que virão em breve no programa, e que não, ele não vai acabar.

Conclusão

Precisei deletar tudo do meu computador e reformatá-lo DUAS vezes para que ele voltasse a rodar normalmente. Instalei o Evernote de novo e agora ele está funcionando. Continuo e continuarei usando enquanto achar que é a melhor ferramenta para mim.

Agora, para qualquer ferramenta digital, faça backup. Isso independe do que vai acontecer no futuro da ferramenta, sendo apenas uma boa prática em quaisquer casos.

Marcações:
Autor

27 comentários em “O Evernote vai acabar?”

  1. Nos últimos anos tive algumas experiências ruins, infelizmente. No primeiro caso, perdi uma nota. Simples assim. Vasculhei o programa pra ver se tinha arrastado a tal nota acidentalmente e, como não encontrei nada, entrei em contato com o suporte, pediram o log e nada resolveu. O pessoal do suporte foi super atencioso, mas foram semanas até concluir que não teria minha nota recuperada. No outro caso, eu trabalhava com conteúdo compartilhado e, ao abrir uma nota, não visualizava as atualizações feitas na última vez que a nota fora acessada. O programa não estava salvando as alterações/ inclusões que estavam sendo feitas. Testei por mais alguns dias e, de fato, o conteúdo não estava sendo salvo.
    Depois disso, fiquei com um pé atrás e agora, estou considerando migrar para outra ferramenta. Desde sempre gostei muito programa e, por isso, estou relutante em mudar, mas ‘falhou’ mais de uma vez… Por ora, estou metade no Evernote, e metade em um caderninho que carrego comigo, mas não é a mesma coisa.
    De qualquer forma, se alguém tiver sugestões, aceito!
    Um abraço

    1. Isso acontecia muito comigo quando eu usava a sincronização automática. Eu resolvi da seguinte forma: Faço a sincronização quando abro o app do Evernote e antes de fechá-lo ao final do trabalho. Para resolver o problema de lentidão ou erros de sincronização, tente atualizar o programa, limpe os logs ou remova e reinstale o aplicativo.

  2. O meu Evernote não apresentou nenhum problema assim, eu só soube dessa suposta história do Evernote acabar quando recebi no e-mail o pronunciamento do Vlad Campos negando, haha, pra mim estava de boas ‘-‘ E ainda bem que está tudo certo, Evernote é meu cérebro virtual. Tenho backups e tudo, mas seria meio chatinho rearranjar tudo em outra ferramenta nesse momento. Enfim, agora é aguardar as novidades 🙂

  3. Tenho vários pequenos problemas com o Evernote há algum tempo, que tem virado uma bola de neve. O Evernote vem travando minha máquina há tempos, tanto que precisei particionar para deixar uma parte só para ele. Acho que deixei me levar um pouco por essa notícia sensacionalista, mas por ela vir somada aos vários problemas que tenho, estou migrando mesmo, para o OneNote.

  4. Oi Thais. Vc q me estimulou a usar o evernote. Agora te pergunto: como fazer o backup de todas as notas q tenho nele??? Por favor, faça um tutorial pra gente… é só uma sugestão… Felicidades!!!!

  5. Achei bastante estranha a noticia “do nada” que esse aplicativo ia sair do mercado. Acabei de instalar a versão Beta e tô amando ! … e olha que eu nem gostava tanto assim. Mas agora tá super funcionando. E muito bem, obrigada!

  6. Oi Thais, eu uso Evernote (a culpa é sua, rsrsrs)e adoro. Uso num computador de sistema Windows. Tive muitos problemas com ele em junho, a ponto de ter que reinstalar umas 4 vezes, mas agora está normal. Abs

  7. Meu Deus… Um peso de 1 tonelada foi tirado das minhas costas. Amo o evernote e preciso muitíssimo dele nos anos a frente. Obrigado por essa informação valiosíssima.

  8. Só pra avisar que deixei de ler o que escreveu por causa do título sensacionalista. Fazer as coisas e depois pedir desculpas não absolve da mancada 😉

    1. uai! deixou de ler e está aqui comentando?? não entendi!! desculpe, mas se vc conhecesse a Thais, saberia que isso não é comum a ela, e justamente por isso deveria “ter lido” (acho que vc leu sim) rsrsrs.

  9. Por vezes fica bem lento, e olha que tenho aproximadamente 800 notas apenas. Geralmente reiniciar o PC ou refazer o banco de dados do Evernote resolve.

    O que está complicado é a extensão para o Chrome, que está salvando mal formatado há alguns meses. Já é um problema que tomou de assalto o fórum do Evernote, mas até agora não se moveram. O Evernote é péssimo em ouvir a comunidade, tanto que muitas mudanças pedidas há anos não foram acatadas, como temas para o visual.

    Ainda assim, é o melhor que tem, e vai ser uma pena caso deixei de existir.

  10. Thaís, muito obrigado por considerar minha sugestão. Fico aliviado em saber que não precisarei migrar meus dados do Evernote para outra plataforma por tão cedo. Em relação ao título da matéria, não considerei sensacionalista. Seu artigo contém informações muito bem explicadas, até mais do que em sites de notícias. Você tem fluidez tanto na fala quanto na escrita. Parabéns pelo excelente trabalho, continue assim 😉

  11. Thais, inicialmente parabens pelo trabalho, muito vem contribuindo com minha vida.

    Você já usou as ferramentas integradas do Office 365, com isso ONENOTE, com outlook e seus suplementos que migram direto para o ONENOTE? O que faz o EVERNOTE ser sua escolha? Já escreveu ou gravou sobre isso?

    Grato.

    1. Oi Willian, tudo bem? O Evernote é muito mais completo que o One Note em muitos sentidos. Além do que, não uso Windows, e os programas da Microsoft não funcionam bem dessa maneira. Além dessas questões, tem o gosto pessoal, que conta muito.

  12. Eu achei muito estranho esse alarde todo, pois o Evernote apresenta a principal marca de que um programa vai muito bem, obrigada: ele ainda recebe atualizações. Quando uma empresa de tecnologia/um programa vai mal das pernas e está perto de acabar, as atualizações, correção de bugs, promoções etc. simplesmente somem, o que é algo que não acontece com o Evernote. Essa notícia foi tão sensacionalista que quase vira uma fake news.

  13. Que algo aconteceu, é fato.
    Mas acho o aplicativo tão bom que hoje atualizei meu plano de mensal para anual, com uma promoção de desconto.
    Se gostamos de algo, até mesmo nas crises precisamos estar ao lado dele.
    Não estou fazendo marketing e nem induzindo ninguém a pensar como penso. É minha opinião.
    Tomara que o Evernote nunca acabe e, se acabar a empresa que outra compre a ideia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *