Categoria(s) do post: Rotinas, Tecnologia, Dicas de produtividade

Esta foi uma dúvida postada por uma leitora em outro post e, além de responder lá, via comentário, criei um post porque acredito que possa ajudar outras pessoas.

Você contribui já muito com um mundo melhor criando esse blog e seu canal no YouTube. Como os outros comentadores já disseram, você inspira, então só sua existência já tem sido uma grande contribuição no mundo.

Elogios à parte, eu tenho algum entrave que não sei identificar, que não me acerto com nenhum estilo de planner ou agenda. Apesar de ser professora , tenho poucos compromissos com hora marcada, mas tenho uma montanha de tarefas e uma rotina quase nunca organizada. Daí pensei em começar um bullet journal, mas não sei por onde. Se puder indicar algum texto ou vídeo seu como ponto de partida, agradeço ainda mais.

Querida leitora,

Tenho sim bastante material tanto aqui no blog quanto no canal sobre Bullet Journal.

Também indico sempre o livro do autor do método – “O método Bullet Journal”, de Ryder Carrol.

Mas o que me chama atenção é o fato de você dizer que não tem muitos compromissos por ser professora.

Professores são de uma das profissões que mais precisam usar uma agenda. Todas as aulas da semana, as provas, as datas de lançar notas no sistema, as reuniões, enfim, é bastante coisa em agenda já. Fora as atividades planejadas, como o próprio planejamento das aulas, estudos seus etc.

A lista de afazeres, qualquer que seja, vai ter as atividades que você precisa fazer que não entram na agenda. Ou seja, que não precisam ser feitas em um horário ou dia específico.

Em vez de buscar uma ferramenta, recomendo que você pesquise sobre “agenda” e “lista de afazeres” aqui no blog, pois isso te dará bons tutoriais para colocar em prática hoje mesmo, sem a necessidade de comprar nem gastar dinheiro com nada.

Veja também sobre o planejamento semanal – a cola que manterá tudo isso unido.

Uma vez implementadas essas práticas, você conseguirá até avaliar melhor que tipo de ferramenta precisa.

Boa sorte.

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe seu comentário

6 comentários

  1. Robertha comentou:

    Thais, obrigada por esse post, esclareceu bastante pra mim. Na minha rotina profissional também não tenho nenhum compromisso com horário definido, mas uma lista de tarefas imensa, e não faço ideia de como organizá-la.
    Vou ler os posts indicados e tentar achar o melhor caminho pra mim.

  2. Marcela comentou:

    Olá colega e Thais!
    Desculpa meter o bedelho. rsrsr. Fui professora e sei o que ela quis dizer. Na maior parte do tempo não temos compromissos agendados e sim tarefas: corrigir atividades, planejar aulas, pesquisar assuntos, organizar material e etc.
    Eu fazia o seguinte:
    -listava tudo o que precisava ser fazer.
    -Estabelecia a ordem e a urgência.
    Tenha em mãos o plano de curso e todos os documentos orientados do seu nível de educação/disciplina (PPP,BNCC e etc.).
    Siga a ideia da Thais de planejar por semana, pois pode ir ajustando as demandas das turmas e da escola. As turmas são corpos orgânicos em constante mudanças.
    Espero ter ajudado. Muito sucesso!

    1. Marcela comentou:

      Desculpem os erros de concordância e ortográficos, depois que postei que vi.
      *- ser *orientadores
      PS: Organizava todas essas informações em um caderno universitário. Separava da seguinte forma: 1-Reuniões/2-Registros Gerais/3-1 ano(plano de curso, informações das turmas, planos de aulas, registros gerais).

    2. vanessa comentou:

      Olá Marcela e Thais e colega !

      Simmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm entendo superrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

      Estou dando apenas 1 materia e fiquei com imensidao de tarefas foi ai que aprendi a importancia das listas e lembretes q salvam o dia

  3. Marcela comentou:

    Desculpem os erros de concordância e ortográficos, depois que postei que vi.
    *- ser *orientadores
    PS: Organizava todas essas informações em um caderno universitário. Separava da seguinte forma: 1-Reuniões/2-Registros Gerais/3-1 ano(plano de curso, informações das turmas, planos de aulas, registros gerais).

  4. Carolina comentou:

    Excelente texto Thais!!

    Recentemente li no Instagram uma frase que resume bem o tempo do professor:

    “Confundir o trabalho de um professor com as horas-aula é o mesmo que dizer que um atleta só trabalha durante a corrida.”

    Em tempos de quarentena, a vida do professor piorou muito, as cobranças e tarefas triplicaram! Não me surpreende se nos próximos anos ocorrer um déficit de profissionais na área, pois é um sacrífico sem reconhecimento a área da educação no Brasil.