Categoria(s) do post: Ferramentas de organização

Este é um tema frequente aqui no blog mas, por ser tão importante, sempre suscita dúvidas e, por isso, achamos legal trazer abordagens novas a respeito.

A dúvida abaixo foi deixada por uma leitora em um post recente sobre agenda e, além de responder o comentário dela lá, criei um post pois a dúvida dela pode ser a sua dúvida também.

Thais, te acompanho muito em todos os canais e já virou mantra para mim “na agenda, vão compromissos com data e hora específica, prazos do dia, e lembretes, etc.”, o resto é lista de tarefas.. Amei esse teu post! Aliás amo quando tu faz esses posts nos quais mostra como é a tua lista de tarefas, a tua agenda, porque saímos um pouco do teórico e vimos as coisas que tu explica na prática, e fica mais fácil de visualizar.. Confesso que o post de hoje me surpreendeu um pouco, porque vi coisas que pensei que tu não colocava na agenda.. Por exemplo, o que colocas na agenda “Ações pontuais”? As ações que o prazo vence no dia? Porque tu tens até um post sobre essa discussão se estas ações vão para agenda ou para o todoist com agendamento do prazo, certo? E confesso que até hoje não entendi muito bem qual é a resposta deste questionamento.. E o que seria as ações recorrentes que vão para agenda? E, à título de planejamento, o que colocaria na agenda? Comento todas as vezes que interajo contigo que conhecer teu trabalho mudou minha vida 500%, então sempre gosto de saber o que tu achas ou como fazes pois é um momento onde aprendo e muito! obrigada pela atenção!

Querida leitora, tudo bem? Obrigada pela sua pergunta.

Se você olhar o que temos no livro Vida Organizada, de 2014, está assim:

Ações pontuais não são ações com prazo. Ações pontuais são ações que você precisa fazer naquele dia especificamente. Não tem como fazer antes, adiantar. Tem que ser feita no dia. São raras. E são chamadas de pontuais porque não são recorrentes, de rotina. Existem ações que precisam ser feitas em um dia específico (toda sexta, todo dia 30, a cada 3 meses) mas com recorrência.

Exemplos:

  • Colocar o lixo reciclável na terça (dia que passa a coleta – não pode colocar antes, risco de multa)
  • Planejar a semana (toda quinta-feira)
  • Postar sequência de stories mostrando a minha rotina naquele dia em questão (pontual e só posso fazer no dia)

Prazos aqui se referem à informação do prazo final, não às atividades requeridas para realizar esse prazo.

Exemplos:

  • Entrega do relatório semestral da empresa
  • Prazo final da entrega do TCC
  • Vencimento de contas

Para entregar o relatório semestral, tem uma série de ações que você pode executar antes para realizá-lo, e essas sim podem entrar na sua lista de afazeres com prazo, se puderem ser antecipadas.

O TCC por si só é um projeto grande, e você terá ações relacionadas a ele, com prazo, mas não pode perder de vista o prazo final, que está na agenda.

Espero ter esclarecido e ajudado. 😉 Obrigada pela pergunta!

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe seu comentário

7 comentários

  1. Alice comentou:

    Thais, você pensa em escrever uma versão atualizada dos seus livros como David fez com o dele?

  2. Nathalia Vernet de Borba Carvalho comentou:

    Thais, muito obrigada pela resposta! Me ajudou sim e muito!!! Inclusive passei a usar o Google Agenda após teu post “Reorganizando minha agenda (junho 2021)”. Obrigada pela atenção!

      1. Nathalia Vernet de Borba Carvalho comentou:

        Thais, organizando novamente a agenda e as listas e relendo teus posts me veio novamente a dúvida hehe lembro que tinha lido este post https://vidaorganizada.com/2021/05/16/lista-de-acoes-no-todoist-maio-2021/ onde tu mostra a tua lista de ações pontuais no todoist.. por isso eu pensava que as ações pontuais ficavam apenas no todoist e não iam para agenda, seguindo um conceito bem rígido de agenda apenas para compromissos e prazos.. quando veio teu esclarecimento acima, entendi e concordei e constar na agenda tais ações e tinha esquecido do post anterior.. mas agora fiquei na dúvida: então tu controla essas ações pontuais em ambas as ferramentas? tu tens elas em uma lista no todoist e também na agenda? como tu fazes para controlar nos dois e não se perdeer? mais uma vez obrigada pela ajuda e pela atenção!

        1. O que determina se vai para a agenda ou para a lista é se precisa ser feita em um dia específico ou não. Simples assim. 😉
          Na lista posso antecipar, mesmo que tenha prazo. As da agenda não, tenho que fazer no dia.
          Espero ter esclarecido.

  3. Teresinha comentou:

    Thais como vc faz varias agendas no Google agenda? Nao endenti muito bem isso…