Categoria(s) do post: Tecnologia

Como beta-tester do Todoist, sempre tenho acesso um pouco antes a novos recursos. O recurso da vez é o “Upcoming View”, uma régua que mostra uma linha do tempo e substitui a visão lateral de “próximos 7 dias” por “em breve”. Ao clicar nesse link na barra lateral, aparece essa linha do tempo. A diferença é que antes apareciam só os próximos dias e, agora, você consegue personalizar o período (são 7 dias na visualização mas você pode avançar para a semana seguinte ou outros meses).

Me animei a voltar para o Todoist apenas para as próximas ações. Esse é um modelo que já fiz algumas vezes antes e que funciona porque ele é uma ferramenta ágil para gerenciar ações. É fácil de inserir, fácil de lidar com recorrências, fácil de acrescentar a partir do Gmail, enfim.

Calendário -> agenda do Google, sempre. Onde entram ações para fazer em um dia ou horário específico.

Todo o restante das próximas ações (PAs avulsas e de projetos, recorrências diárias, aguardando etc) vão para o Todoist.

Tem muito post antigo aqui no blog mostrando como já organizei meu Todoist e o sistema do GTD de modo geral. Use a busca com sabedoria. 🙂

Para mim, o grande lance do “Upcoming” é a alteração na lateral de “7 dias” para “em breve”. De resto, em termos de visualização não achei que foi um grande ganho, pois o forte do Todoist não é ser uma agenda (existem boas ferramentas para agenda) e eu não gosto de incentivar colocar prazo em todas as tarefas (existem outras maneiras de gerenciar, como contextos). Mas eu queria saber se alguém aí já testou e tem outra visão diferente da minha. O que vocês acharam desse recurso? Acreditam que possa ter alguma utilidade diferente? Obrigada!

Deixe seu comentário

27 comentários

  1. Vitor Adriano comentou:

    O Todoist aparentemente está “copiando” um recurso do TickTick (há comentários que poderão vir mais “cópias” por aí), que na minha opinião tem mais recursos a acrescentar na vida de quem quer ser produtivo. Visão em kamban (na versão desktop e web), pomodoro e hábitos, são algumas das funções que me fazem preferir o TickTick.

  2. Ana comentou:

    Não testei ainda, mas adorei a novidade! Faço planejamento mensal, e visualizar apenas os próximos 7 dias me incomodava. Então, achei ótimo poder ver além de uma semana.

    1. No seu caso você pode criar um filtro para ver as tarefas para 30 dias. É bem simples. 😉

  3. M comentou:

    Eu nunca gostei muito de usar a seção de 7 Dias por causa da poluição gerada pelas tarefas recorrentes, então uso filtros para eliminar essas tarefas e mostrar apenas as categorias mais relevantes. Alem de ter a opção de alterar a janela de tempo.

  4. Lais comentou:

    Thais,
    Na versão gratuita do Todoist não tem como colocar lembrete para as tarefas. Isso também faz falta para você ?

  5. João comentou:

    Thaís…. Esse recurso é só pra versão paga ou está disponível apenas na versão beta? Não encontrei aqui na gratuita.

    1. Você é beta tester? Não está disponível para todos ainda, só para beta-testers, como comentei no post. 😉 Em breve será liberado para todo mundo, nas atualizações do app.

      1. João comentou:

        Desculpa. 😉

        1. Sim, já está disponível para mim. Compartilhei no Insta há alguns dias. 🙏🏻

  6. Ana Paula comentou:

    e seus projetos voce trouxe para o todoist .. ou ainda tem ficou no trello e voce revisa la e lança no todoist… eu gosto de ter projetos e listas de proximas acoes no trello…

  7. Sérgio Rodrigues comentou:

    Acho que, pela sua intuitividade e simplicidade, o Todoist ainda e insuperável para tarefas pontuais e para usuários sem grande experiência com projetos que exijam um maior detalhamento, para os quais eu prefiro o Trello.

  8. Luís Felipe comentou:

    Eu utilizo o todoist como agenda..Inclusive tenho um projeto para isso e toda vez que tenho algum compromisso eu vou la e olho…quando houver esta melhora no app vai ser muito bom

  9. Laura comentou:

    Estou migrando essa semana para o Todoist, após ter visto ou lido você falando que ele tem como alocar subtarefas. Estava tentando montar um chekclist escrito para ter um controle de todos os cursos que estou fazendo e as aulas, mas isso estava me roubando muito tempo. Tentei o Google Keep, mas como nele não tem como colocar subtarefa, achei muito confuso e não estava me agradando. Ainda terei um tempo, mas amei o visual clean, e principalmente as subtarefas, mas não uso para controle de tempo, marcando data, apenas para gestão dos cursos, aulas que já fiz e que ainda tenho que fazer. Acabei de perceber também, que ele será perfeito para alocar vídeos do youtube, referente a “aulas online” / dicas que postam no youtube, uma vez que quando você coloca o link, aparece na subtarefa o nome do vídeo, e para uma consulta futura, isso é perfeito, assim, não preciso ficar copiando TUDO o que acho interessante e que futuramente posso precisar consultar, caso seja necessário.

  10. Adriano S. Lima comentou:

    Thais, eu conseguiria em uma determinada tarefas controlar ou computar o tempo gasto nessa tarefa? tipo um controle de tempo pra isso.

    1. Laura Emerim Silva comentou:

      Adriano, no próprio todoist não tem, mas existe uma ferramente externa chamada Toggl (https://toggl.com/app/timer) que é um site/aplicativo de registro de tempo. Se você tiver ele instalado no seu navegador, ele meio que sincroniza com o Todoist, mostrando do lado de cada tarefa um botão extra para cronometrar o tempo. Eu usei por uns meses e funcionou muito bem, indico.
      Desculpas se ficou confusa a explicação, não soube como explicar muito bem.

      1. Adriano comentou:

        Muito obrigado Laura, entendi sim a sua explicação, vou testar.

  11. Laura Emerim Silva comentou:

    Adriano, no próprio todoist não tem, mas existe uma ferramente externa chamada Toggl (https://toggl.com/app/timer) que é um site/aplicativo de registro de tempo. Se você tiver ele instalado no seu navegador, ele meio que sincroniza com o Todoist, mostrando do lado de cada tarefa um botão extra para cronometrar o tempo. Eu usei por uns meses e funcionou muito bem, indico.
    Desculpas se ficou confusa a explicação, não soube como explicar muito bem.

  12. Dominique comentou:

    Thais, tenho algumas dúvidas sobre a imagem com os projetos (listas) do Todoist. “Aguardando” são as ações que você delegou? “Ações incubadas” seria a mesma coisa de “Algum dia/Talvez”? E o que seria “Recorrência diária”? São aqueles exemplos que você mostrou no post do dia 06/04 “Reorganizando os meus contextos” (as ações que você não “ticka”)?

  13. Ricardo Reis Meira comentou:

    Thaís, você coloca os contextos como “sub-projetos”ou usa as etiquetas?

  14. Marcus comentou:

    Eu quase desisti todoist pois desapareceu próximos 7 dias. Achei o seu blog e me animei visualizar em breve . Pensava tem que comprar a versão mas não não. Muito bom.

  15. Jessika Batista comentou:

    Thais, tudo bem?

    Estou despoluindo minha Google Agenda e colocando ações no Todoist, mas não ter aquela visão de calendário igual do Calendário me deixa um pouco aflita de não ter uma visão mais global da semana. Você se adaptou bem quanto a isso? Sabe se existe uma função que deixa as semanas mais visuais?