Linkagem: Dia dos Pais

 

Imagem: Nitin Badhwar (Flickr)

Meu pai faleceu em 2010, cinco dias antes de o meu filho nascer. Ele era músico e produtor, e morreu devido a um câncer. Não existe um só dia em que eu não pense nele e, hoje, mais ainda.

A linkagem de hoje é especial sobre paternidade e eu espero que os pais que acessam este blog gostem da seleção:

  • Pais estão cada vez mais participativos na vida dos filhos, dizem especialistas.
  • Tiago Corá Kürschner, 30 anos, personifica uma nova geração de pais que, embora ainda em número acanhado, começam a chamar atenção na sociedade moderna. São homens que se mostram participativos na responsabilidade com os filhos, de uma forma muito acima do comum. Esta divisão de tarefas com a mãe chama mais atenção ainda quando acontece a partir do nascimento, já nos primeiros e mais delicados dias do bebê.
  • Um projeto de lei apresentado em abril deste ano no Congresso Nacional pretende dar aos homens mais tempo para viver exclusivamente a licença-paternidade.
  • “Eu já precisei abandonar um jantar com executivos americanos porque meu filho estava doente. Ninguém me contrariou ou fez qualquer ressalva por isso. Pelo contrário, fui totalmente apoiado, inclusive pelo meu próprio chefe”, diz Bruno Bezerra, responsável por uma das divisões de marketing da Dupont. Bruno é pai de um menino de 11 meses e divide todos os cuidados com o filho, em casa ou fora dela.
  • Hoje em dia, os homens têm uma visão diferente do que a que observávamos no passado, quando a gestação era considerada apenas da mãe. Cada vez mais, nos deparamos com pais frequentando as consultas de pré-natal e, em alguns momentos, com mais dúvidas do que a própria gestante.
  • Pais famosos falam sobre as emoções e aventuras com os filhos.
  • “Eu não sou um pai que quer se sentir como uma mãe. Sou um pai como os pais sempre deveriam ter sido, pelo menos nos últimos séculos. Essa ideia de que o pai é o provedor do lar e a mãe é quem cuida das crianças fazia sentido na Pré-história, mas hoje está completamente ultrapassado”, diz o publicitário Renato Kaufmann.

E eu gostaria de dicar este post ao pai do meu filho, porque sem ele eu não poderia fazer nada do que eu faço hoje.

Que vocês tenham tido um bom Dia dos Pais, papais. =)