Categoria(s) do post: íreas da Vida

Frequentemente recebo comentários de pessoas pedindo dicas para organizar a rotina quando não se tem rotina – alguém que tenha o horário meio maluco de trabalho (como por exemplo, comissárias de bordo ou músicos). Mas as rotinas podem e devem ser adaptadas. A rotina matinal não precisa ser de manhã, mas uma “rotina para quando você acordar”. A rotina noturna não precisa ser feita de noite, mas “antes de dormir”. Dessa forma, acho que fica mais fácil entender como criar uma rotina.

Meu marido, por exemplo, é músico. Ele não trabalha de segunda a sexta das 8h í s 18h, mas em horários variados no decorrer da semana e da noite. Já aconteceu de ele tocar em um casamento no sábado de manhã, por exemplo, assim como ele pode tocar em um barzinho até í s cinco da madrugada! O que fazer, então, se o seu caso for parecido e você não tiver um dia-a-dia convencional?

  1. Tenha uma rotina para quando acordar. Uma sequência de coisas que você precisa fazer sempre que levanta, como tomar banho, se arrumar, conferir a agenda etc. Veja um exemplo aqui.
  2. Tenha uma rotina para antes de ir dormir, independente do horário. í‰ aqui que você separará a sua roupa para o dia seguinte, por exemplo, ou montará sua marmita para levar para o trabalho. Veja um exemplo aqui.
  3. Tenha checklists de tarefas para fazer em casa diariamente, semanalmente, mensalmente e sazonalmente. E faça quando estiver em casa. Isso independe de quando você está em casa ou da frequência. Quando estiver, já sabe o que fazer. Postei alguns checklists aqui.

Rotina não é horário ou dias pré-estabelecidos, mas sequência. í‰ saber o que tem que ser feito em cada situação. Você pode ter uma rotina para a hora em que acordar, independente de acordar í s 6h ou í s 19h. O objetivo de ter rotinas é garantir que tudo o que precisa ser feito seja efetivamente feito, sem você se esquecer de nada, além de dar segurança e sentimento de controle. Rotina não é seguir um cronograma rí­gido, mas ser flexí­vel e adaptável.

Deixe seu comentário

12 comentários

  1. O post tão esperado! 😀 Obrigado Thaís !

    Só tenho a acrescentar que em muita coisa na vida o psicológico é a arma mais importante… e ainda que por vezes as coisas são realmente mais simples do que parecem!

  2. comentou:

    Estou nessa angústia de colocar minha nova vida de dona de casa em ordem, adorei seu blog cheio de dicas legais, voltarei sempre por aqui. bj

  3. Bressa comentou:

    Me casei a pouco tempo. Antes ficava preguiçando um tempão (morava sozinha). Ainda bem que te achei no google pra me ajudar a construir um lar saudável, cuidando da casa e do maridão… vou seguir suas dicas pra estar tudo equilibrado antes de encomendar meu rebento 🙂 obrigada por compartilhar e parabéns pelo lindo trabalho!

  4. Daniela comentou:

    Oi Thais!!!!
    Adorei o post…sou comissaria de voo e tb recomendo que as pessoas que trabalham em regime de escala não devem se apegar ao planejamento semanal e sim diario, pois as vezes temos a semana toda de folga e as vezes só 1 dia ou 2ou 3 e tb por vezes nenhum, assim é impossivel se planejar semanalmente e sim fazer o que da diariamente nos dias de folga. É meio complicado mas da certo!!!
    Bjs e otimo fim de semana! !!!!

  5. Alana Rogge comentou:

    Oi Thais, comecei a ler seu blog há algumas semanas e ele tem me ajudado bastante, ainda não vi por aqui nada relacionado a arquivos digitais (pode ser que tenha e eu não vi).
    Gostaria de saber um pouco sobre isso e como você faz (guarda seus arquivos em fotos em HD, DVD? como faz para organizar e achar depois?)

  6. Thais, como você faz para almoçar? Você comentou algo sobre preparar a marmita no dia anterior… você faz algo do tipo?

    Minha jornada de trabalho é das 07h às 13h e das 16h às 18h e eu não tenho condições ($$$) de almoçar fora todos os dias. Eu ainda moro com minha mãe e quem prepara o almoço é ela… estive pensando nessa ideia da marmita preparada no dia anterior e acho que pode ser uma boa saída… qual sua opinião?

  7. “Rotina não é seguir um cronograma rígido, mas ser flexível e adaptável.” Isso me consola e me motiva.

  8. Marina comentou:

    Thais! Muitíssimo obrigada, estou lendo cada post e tenho me sentido muito esclarecida.
    Amplexos.

  9. Mariana comentou:

    muito bom! estou amando!
    não tem como não entrar aqui pra dar uma olhada. cada dia aprendendo mais e mais! beijos