Criatividade, Ferramentas de organização, Novidades, Planejamento, Vida Organizada

Como usar mapas mentais para organização pessoal

Sou uma grande fã de mapas mentais e, desde que fiz o curso com a Liz Kimura, ano passado, isso me ajudou demais a ter uma visão diferente do potencial desse sistema para absolutamente tudo. Saí do curso com vontade de usar mapa mental para absolutamente todas as coisas. E também entendi por que vale a pena muitas vezes fazer o mapa no papel, por mais que o digital pareça mais “prático” – porque o mapa mental mexe com os “dois lados” do cérebro, e nos ajuda a desdobrar o nosso raciocínio e elaborar conexões dentro do conteúdo desenhado. Fora que meu lado #turmadopapel sempre fica feliz quando eu uso canetinhas coloridas e desenhos para me expressar, pois já uso muitas ferramentas digitais para fins de organização.

Os mapas mentais podem ser usados tanto para a vida pessoal quanto para a vida profissional. No trabalho, você pode usar para:

  • notas de reuniões
  • planejar as ações da semana ou de um projeto
  • notas de treinamentos
  • desenhar uma apresentação
  • planejar uma reunião
  • planejar conversas
  • definir suas responsabilidades e escopo de trabalho
  • planejar um novo empreendimento

Em nível pessoal, os mapas podem ser usados para:

  • planejar a rotina pessoal
  • planejar as refeições da semana
  • fazer um levantamento de finanças
  • tomar decisões
  • organizar uma viagem
  • compra de presentes de Natal
  • refletir sobre as áreas da vida
  • fazer o planejamento anual
  • planejar compras diversas
  • planejar uma reforma em casa
  • notas de aulas
  • fazer resumo de livros
  • buscar soluções para problemas
  • mapear os alimentos sugeridos pela nutricionista

Para ser bem sincera, esses são apenas alguns exemplos, pois os usos dos mapas mentais são infinitos.

Para quem for meu aluno no curso do Método Vida Organizada, em novembro teremos um workshop ministrado pela Liz especialmente para os alunos (de todas as turmas em andamento) sobre mapas mentais e organização pessoal. Hoje nós faremos uma live no YouTube onde ela fará uma introdução ao tema.

Se você quiser, ainda dá tempo de se inscrever no curso. As inscrições serão encerradas na sexta-feira. Obrigada!

11 Comments

  1. Nossa Thais!!!!! Estou mega ansiosa para nossa live hoje às 17h no seu canal do YouTube! Realmente, são infinitas as aplicações da técnica dos Mapas Mentais. Eu, por exemplo, comecei há 25 anos atrás utilizando para tomar notas durante as aulas na Faculdade de Direito, apesar do forte desejo de largar o Direito no último ano, ninguém me deixou cometer essa loucura! Aprendi a resumir o livro de Direito Civil em Direito de Família numa única página. Depois apliquei em todas as aulas de todas as matérias e tirei um 10 e o diploma no final do ano. Além de ter passado na 1a. fase da OAB sem ter estudado nada, só com o que eu lembrada dos meus mapas mentais.
    Uso muito no trabalhado, pois há 20 anos me profissionalizei, por isso, reuniões e apresentações são sempre em Mapas Mentais! Na vida pessoal, planejei meu casamento, todas as consultas com pediatra para não deixar escapar nenhuma dúvida e também nas consultas com o oncologista, mastologista e outros profissionais na época que tratei um câncer de mama.
    Enfim, tenho muito para compartilhar e estou ansiosa para ensinar aos seus alunos a tirarem o melhor proveito desta simples, mas poderosa técnica de geração de ideias e organização de dados e informações!

    1. Sempre aprendo demais com você. Para mim será uma honra. Muito obrigada, Liz. <3

    2. Jackeline p. VAZ Silva Sales says:

      Estou extremamente feliz em fazer dessa turma e poder aprender essa técnica, e colocar uma ordem na minha bagunça mental que se reflete em tudo né. Um beijo. E até mais tarde.

    3. Gleisa Lima says:

      Não entendi…como assim ” mapear os alimentos” ?

  2. Eu gosto de usar fluxogramas. Para mim parece algo mais organizado, e que eu consigo me encontrar depois…

  3. Katiucea Pinheiro Santos says:

    Lindas, sou aluna do curso MVO, e estudante de direito, curtindo aqui as duas e entusiasmada com os resultados , já visualizando!!

  4. Marcia R Vicari says:

    Fantástico. Estou precisando tirar férias para dar conta de tanto conteúdo!!! Agora que não dá pra viajar, por que não uma viagem no MVO?

  5. Ana Luisa de Oliveira Ribeiro says:

    Liz querida, sou sua fã.
    Seu trabalho é muito especial. Ainda farei seu curso, mas enquanto isso, amei sua live, sigo seu instagram e participarei do workshop para os alunos do MVO!!!
    Beijo e mais e mais sucesso para vc!

  6. Ewerton Proença says:

    Oi Thais,eu vi essa semana recentemente seu vídeo sobre mapas mentais com a Kimura. Pensei em voltar a utilizar, só que recentemente eu comecei a usar o Common place book. Poderia falar sobre como conciliar os mapas mentais com o common place book? Eu uso ele pra anotar conteúdos do meu ciclo de estudos. Agradeço!

  7. Eloisa Aurelia says:

    Tenho usado mapa mental para preparar defesas nos meus processos judiciais. Ajudam a organizar as ideias. Agiliza a preparação de documentos e teses. Simplesmente amo. Quando eu lecionava dava aula e era conhecido como esquemas, hoje chama de mapa mental. amei. Thais gratidão a você e a sua vida por essa gentileza em dividir seu conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar...

Posts mais acessados