Pular para o conteúdo

Preparando a casa para o final do ano

Um tema que costuma entrar em pauta por aqui nessa época é a arrumação da casa para as festas de final de ano. Mas eu gosto de pensar não apenas nas festas, mas também na chegada do verão. Existem algumas coisas legais de se fazer na casa para que ela passe por esse período nos abrigando bem.

Acho que o principal ponto a ser observado é: como a casa pode ficar mais fresquinha? O verão no Brasil, como vocês bem sabem, pode ser de rachar! A nossa casa hoje felizmente tem piso de pedra (ardósia, cerâmica e cimento, variando pelos cômodos), o que já ajuda bastante. Mas eu gosto de ir além e substituir cortinas por tecidos mais leves, além de tirar alguns tapetes e usar roupa de cama mais fresquinha. Isso também se reflete nas cores. No calor, prefiro usar toalhas e roupas de cama claras, geralmente branquinhas mesmo. Não sei por que, mas para mim parece que a sensação de frescor aumenta.

Destralhar é uma coisa que já fazemos regularmente por aqui, mas eu quero sim aproveitar alguns momentos antes da virada do ano para destralhar especialmente duas áreas aqui na casa: quero fazer uma revisão geral dos meus artigos de viagem (malas, mochilas, acessórios) e reorganizar as fotos. Na nossa casa atual temos ainda dois pontos de atenção com relação à papelada, que são: quero revisar meu arquivo de referência (o que fica aqui e o que fica no escritório) e também alguns documentos antigos da minha avó, que ainda não revisei com calma. Tudo isso ficará para o ano que vem, mas já estão no meu radar.

Eu também gosto de mexer na casa entre uma estação e outra não só fazendo aquilo que comentei acima como também mexendo um pouco na decoração. Pintar uma parede ou reformar algo. Como acabamos de sair de uma reforma, nosso foco está em terminar o que ainda ficou inacabado. No nosso caso, são dois ambientes: a garagem com a entrada de casa e a nossa área de serviço. Como a entrada e a garagem são a primeira coisa que as pessoas que nos visitam vêem, e o final de ano é a época propícia para esses eventos, então vamos priorizar a garagem. Da parte visual, queremos pintar e criar uma área gostosa com banco para ficar conversando. Mas a verdadeira mudança teria que ser estrutural, pois identificamos um desnivelamento do piso e também pretendemos trocar o portão. Não sei se será algo que resolveremos até o final do ano, mas certamente quero ter feito durante a estação.

Pensando nas festas, a única intervenção que fazemos é montar a árvore de Natal e colocar uma guirlanda na porta, por causa do Paul. Não fazemos mais nenhum tipo de decoração, mas pode ser que você curta, então fica a ideia.

Sobre as quantidades de coisas para visitas. Nossa casa atende quem mora e vive aqui diariamente, não as visitas que aparecem de vez em quando. Tendo isso em mente, nós reduzimos muito a quantidade de coisas que temos que sejam para visitas. Recentemente compramos uma cama auxiliar para a cama do Paul, pois pode servir para quando uma visita dorme em casa, então para isso temos um jogo de cama de solteiro extra para abrigar essa visita.

Acho que o que tem tendência a gerar mais volume são as louças mesmo. Aqui em casa estabelecemos que nosso limite para receber bem é de até oito pessoas. Mais do que isso, melhor arrumarmos outras soluções. Então temos oito cadeiras, oito pratos, oito taças, oito talheres de cada tipo etc. Para mais de oito pessoas, acreditamos ser melhor fazer em um restaurante ou lugar diferente qualquer tipo de encontro. Isso nos ajuda a organizar os eventos também.

Acredito que o que faça diferença também sejam as alterações na nossa rotina. Alguns pontos que eu observo com a chegada da época mais quente do ano:

  • sempre temos água gelada na geladeira
  • sempre temos suco na geladeira
  • compramos e consumimos mais frutas
  • colocamos frutas no congelador para sorvetinhos mais saudáveis
  • sempre temos cerveja e vinhos brancos/rosês na geladeira para as visitas
  • comemos mais salada
  • costumo lavar mais roupas, porque suamos mais
  • eu parei de passar roupa em casa (não ligo de usar roupa sem passar e, quando é realmente necessário, lavo na lavanderia)
  • comemos mais lanchinhos que grandes refeições em um dia, então isso se reflete nas compras
  • sempre tem incenso perfumando a casa
  • as janelas ficam bastante tempo abertas
  • velas de citronela ajudam no controle dos mosquitos

Eu também me sinto mais disposta para as atividades domésticas, especialmente as que envolvem água! Então uma coisa que é meio tradição já de fazer naqueles dias que antecedem a virada do ano é uma super faxina, esfregando tudo, com música alta e muita alegria para renovar as energias.

Outro foco de atenção nessa época do ano são as chuvas. Já tivemos alguns problemas nesta casa com chuva forte e queda de energia por conta disso, então precisamos sempre ficar de olho com um pouco mais de cuidado que o usual, nas outras estações.

E você, costuma fazer algum tipo de arrumação especial na casa para o ano novo? Conte nos comentários.

Autor

12 comentários em “Preparando a casa para o final do ano”

  1. Thais,

    Sei que já tem posts sobre isso, mas pode contar mais sobre tua experiência com vinhos. Principalmente nessa epoca do ano, quais tu gosta mais, brancos e roses. Também como tu prepara a casa com comidinhas para encontros e tal.

    Te acho incrível.

    1. Obrigada pela pergunta, Jéssica. De moro geral, nessa época eu mantenho sempre rosé e branco (chardonnay, verde e reisling) na geladeira para visitas. Eu aproveitei a black friday para abastecer a adega para o final do ano. Também é bom manter tintos leves para ocasiões diversas e algum tinto mais encorpado para churrascos.

      Sobre encontrinhos, organizo e planejo semanalmente. <3 Eu adoro essa época.

  2. Fiquei curiosa com uma coisa: vocês não tem nem um bicho de estimação? Para mim essa é uma ótima época pra passear com os cachorros e dar banho

  3. Que ritual bacana, Thais. Há tempos venho pensando nessas mudanças de ambiente de acordo com as estações (em decoração e tudo mais), mas ainda é um tema que está amadurecendo dentro de mim. Obrigada pela inspiração, querida!

  4. Eu sempre tiro um tempo nesta época do ano para limpeza dos lustres (melhora muito a claridade) e tbem para organização dos itens de viagem. Tbem destralho as coisas de Natal que por ventura já estejam desgastadas.
    Abraço!

  5. Thais,
    Uma coisa legal, não sei se você já tem, é uma luz de emergência em um ponto estratégico da casa.
    É baratinho e ajuda de verdade quando tem apagão.
    Na minha casa que é sobrado colocamos uma perto da porta de entrada e outra no topo da escada.
    Ajuda muito.
    Um beijo,
    Suy

  6. Também adoro fazer essa limpeza geral no final do ano! Acho que traz boas energias. Pra mim, dezembro inteiro já tem esse clima de renovação. Beijos.

  7. Olá Thaís!
    Depois que conheci o V.O., venho me organizando de acordo com as estações. E isso colabora demais para os moradores. Eu já venho me organizando para o verão e fim de ano. Já organizei parte dos armários, já guardei algumas peças de roupa de inverno (só não guardei mais pq o clima por aqui está oscilando demais! – Teresópolis/RJ). E está na minha lista algumas limpezas específicas. É bom entrar num novo ano com algumas coisas em ordem. Isso me faz muito bem mentalmente. Bjo

  8. Adooooooro esse clima de fim de ano! Aproveito praquela “geral” na casa: papelada, roupas, maquiagem, sapatos, limpeza mais detalhada, decoração de Natal… Também já começo a planejar o novo ano, dá um gás diferente pelo menos pra mim! Beijão

  9. Oi Thais,

    Também tenho uma rotina especial de fim de ano, mas a minha começa ainda em outubro/novembro, quando eu faço uma lista de tudo o que eu gostaria de fazer antes do dia 31 de dezembro.
    Esse ano entrou na lista trocar alguns artigos de decoração da nossa casa, além de destralhar e organizar todos os armarios e a garagem (deveria fazê-lo com mais frequência, admito). Ja atingi o meu objetivo e desde o começo de dezembro a nossa unica incumbência é conservar a casa limpinha e arrumada e não leva mais que 2 ou 3 horas no fds. 🙂

    Desejo excelentes festas de fim de ano pra você e sua familia.

    Natalia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *