Pular para o conteúdo

Como estou usando o Trello para gerenciar os meus projetos dentro do método GTD

Tem uns posts que eu sei que, quando escrever, serão sucesso garantido, e este é um deles. Sucesso no sentido de reverberação, porque sei que alguns temas são bastante procurados, geram muitas dúvidas, então os posts se fazem necessários justamente para poder ensinar e esclarecer.

Vale lembrar, gente, que por mais que eu seja professora do método GTD e, modéstia a parte, entenda bastante do método, a minha visão é apenas a minha visão pessoal. Cada um deve personalizar toda prática e todo método para a sua própria vida, e nem sempre a maneira que o outro faz pode funcionar para a gente.

No caso de métodos (qualquer um), sinceramente eu acho importante respeitar o que o autor ensina. De verdade. Não porque estou dizendo “amém”, mas porque se ele diz algo, é porque estudou e mergulhou naquele tema para nos trazer algumas afirmações e orientações. Tudo sempre deve ser colocado à prova, mas eu acho importante primeiro conhecer as regras antes de quebrá-las, porque no MEU caso, já quebrei regras antes e fiz papel de boba porque na verdade as regras (que eu não conhecia) funcionavam muito bem para o que eu precisava, mas na ânsia de me provar rebelde e diferente eu perdi a oportunidade de aprender. Por isso, hoje, eu respeito muito mais a opinião e o conhecimento do autor e testo do jeito que ele propõe durante algum tempo antes de fazer qualquer tipo de “disrupção”.

Agora, vale lembrar que disrupções são sempre bem-vindas, quando fazem sentido. 😉

Beleza, vamos ao Trello.

O Trello é apenas uma ferramenta. O Trello não faz milagres. Ele é uma ferramenta assim como uma caneta, uma régua, um lápis ou um caderno.

Nós aprendemos técnicas e métodos que nos ajudam a usar as ferramentas de maneira melhor. Ponto.

No caso do Trello, de nada adianta falar “use o Trello!” se você não souber como usar a ferramenta, e isso independe de recursos incríveis que ela tenha. De nada adiantar eu ter uma Ferrari na garagem se eu não souber dirigir.

De modo geral, o Trello foi criado inspirado no kanban, que eu ainda pretendo desenvolver mais aqui no blog, antes de sair indicando. Logo, se você já conhece e curte a ideia do kanban, o Trello é ótimo.

Mas não só de kanban vive o Trello. Gosto de vê-lo de maneira mais simplificada, como um painel mesmo, onde crio vários outros painéis, e os cartões dentro dele funcionam como se fossem post-its. Se eu tivesse uma versão física do Trello, eu o imaginaria assim, como um painelzão na minha parede, talvez com uma cartolina, e post-its colados, que eu poderia mover para lá e para cá de acordo com as minhas vontades.

Logo, PARA QUE usar o Trello? Mais uma vez, depende dos métodos, técnicas e processos pessoais que você usa.

Para o caso do GTD e do planejamento de projetos, que é o tema deste post, vou falar como eu faço. Veja então a especificidade da coisa toda: método GTD, planejamento de projetos, meu jeito pessoal de fazer. Vamos lá.

Eu tenho um painel com todos os meus projetos em andamento. Cada coluna dentro desse painel tem uma categorização, que muda sempre que sinto necessidade.

No momento está organizado por áreas que fazem sentido para mim (casa, pessoal, família, trabalho, eventos), mas mudo (sinceramente) sempre que sinto necessidade. Depende do que quero revisar, da visão que quero ter etc. e o Trello é super bom para isso, porque permite mexer nos cards com facilidade.

Eu reviso os projetos semanalmente na minha Revisão Semanal, que é uma prática do método GTD. Na Revisão Semanal, meu papel é revisar cada projeto e garantir que cada um deles tenha pelo menos uma próxima ação definida. De modo geral, cada projeto tem mais de uma próxima ação que já dá pra executar, mas alguns realmente têm apenas uma, e ela é suficiente para cada caso. Ter uma próxima ação definida é o que faz com que eu saiba que o projeto está efetivamente em andamento.

Vale dizer a definição de projeto para o método GTD, que é todo resultado que quero ver concluído em algumas semanas, geralmente no prazo máximo de um ano (ou pode passar um pouquinho). Esse é o horizonte dos projetos dentro do método GTD (se passar de um ano, vai para os horizontes mais elevados).

Todos os projetos que eu quis colocar em stand-by durante um tempo são o que o David Allen (autor do método GTD) chamada de incubar e vai para uma lista chamada Algum Dia / Talvez, que na verdade é apenas outro painel que eu tenho no Trello e também reviso semanalmente, para reavaliar. É muito tranquilo mover um card do painel de projetos para o painel de incubados e vice-versa. Dessa maneira, consigo balancear bem o que preciso focar para estar em andamento.

Posso detalhar mais sobre as categorizações e modos de organizar o Algum Dia / Talvez, mas não neste post, cujo foco é mostrar como faço o planejamento dos projetos que estão em andamento.

Basicamente, vale dizer que a maioria dos projetos precisa de pouco planejamento. Só definir uma ação depois da outra já é suficiente. No entanto, projetos que fiquem travados de alguma maneira, ou que eu queira desenvolver um alinhamento melhor (comigo e com outras pessoas), ou simplesmente precise de mais inspiração, eu uso uma técnica do GTD chamada Modelo de Planejamento Natural. Trata-se de um modelo de cinco estágios que me permite planejar qualquer projeto.

  1. Começo definindo o propósito, ou o motivo pelo qual eu quero concluir aquele projeto. É o “por quê?”. Ele é super importante porque traz motivação e, muitas vezes, serve até para a tomada de decisões. Junto com o propósito, posso também identificar princípios para o projeto, que seriam pré-requisitos, ou regras, para que o projeto aconteça dentro dos meus parâmetros de qualidade (ex: preciso me ater ao orçamento tal).
  2. Depois vem a visão de sucesso, o que tem tudo a ver com o que todas as pesquisas da área das ciências cognificativas e psicologia positiva falam sobre o poder da visualização, telas mentais etc. É você desenhar, rascunhar, escrever, o melhor resultado desejado para o seu projeto, levando em conta como você e as pessoas relacionadas se sentem ao concluí-lo. A ideia aqui é realmente deixar a imaginação voar, pois assim você provavelmente terá ideias que, se não fizesse esse exercício, não apareceriam.
  3. Só após o exercício de visualização que você vai fazer o famoso brainstorm, ou o “toró de parpite”, como dizem os meus amigos mineiros (rs), que é agrupar todas as ideias que podem ser relevantes ou não (sem filtro agora) para o projeto em questão. Pode ser feito sozinho ou em grupo. Aliás, como todos os estágios do planejamento. Depende do projeto e de você.
  4. Depois do brainstorm, você vai organizar as ideias que fazem sentido. Quais devem ficar e quais não devem. Nesse estágio que entram as principais ferramentas e métodos de planejamento de projetos, como kanban, cronogramas, Gantt e outros. Você usa tais métodos e técnicas para organizar as etapas do projeto, e isso é super importante porque alguns projetos são sim demasiado complexos e precisam de um controle maior. O controle é feito aqui, e não com as ações. Alguns projetos mais simples podem ter uma simples lista de tarefas ou to-do list, que já serão recursos suficientes. Outros precisarão de um controle maior. Tudo depende do projeto. Mas vejam que todos esses métodos são apenas a organização do projeto, e o que este modelo do GTD traz é uma técnica mais completa que nos permite abrigar outros pontos importantes para qualquer planejamento.
  5. Só depois dessa organização que você consegue olhar tudo o que tem que ser feito, todas as etapas e se perguntar: o que já dá pra fazer? Tudo o que já der pra fazer, que não tiver nenhum impeditivo, é o que o David Allen chama de “próxima ação”. Se algo ainda não dá pra fazer, ou é uma ação futura, pode continuar na organização do projeto, e você vai revisar e reavaliar à medida que o projeto for evoluindo, mas neste momento você não define como próxima ação, pois próxima ação é apenas aquilo que já dá pra você executar. E aí essa próxima ação você vai fazer (se levar menos de 2 minutos, na hora que a define mesmo), delegar (se outra pessoa for a mais apropriada – delegue por e-mail ou outro meio melhor e insira esse item em uma lista chamada AGUARDANDO) ou você mesmo fazer. Se tiver que ser feita em um dia ou horário específico (aqui entram blocos de tempo também), vai para o CALENDÁRIO. Se só tiver que ser feita o quanto antes, dependendo apenas de estar no contexto mais adequado para você, vai para uma lista de PRÓXIMAS AÇÕES, que você pode organizar como quiser (para a semana, uma lista geral, por contexto, por nível de energia, por duração etc).

Pode parecer complicado mas na verdade é muito simples e, em poucos minutos, você monta o planejamento completo de um projeto. Qualquer etapa que você parar no meio desse planejamento (por ex, foi interrompido na hora do brainstorm), você pode definir uma próxima ação “finalizar brainstorm do projeto tal” e voltar depois. Sem problemas.

Todo o resultado desse planejamento é o que o David chama de PLANO DO PROJETO e, no Trello, você pode colocar na descrição do card. Tipo assim:

O legal é que, na descrição do card, você pode colocar URLs de links diversos de arquivos de apoio que estejam em outros lugares, como mapas mentais no Mind Meister ou arquivos no Google Drive. O card também permite que você envie anexos e insira comentários.

Uma pergunta que pode surgir é se eu compartilho esses projetos. Não, este painel é o meu painel de controle pessoal. Se algum projeto demandar compartilhamento das etapas, eu crio um painel específico apenas para este projeto, para controle das etapas (e aí você pode organizar como quiser, usando um fluxo kanban, por exemplo), e aí sim compartilhar esse controle geral com quem quer que seja.

Acima você vê um exemplo simples que eu uso para a organização das aulas do curso online de Organização do Guarda-Roupa. Cada projeto pode ser organizado de um jeito diferente, como você quiser ou como sua equipe sentir necessidade.

Agora eu acredito que valha a pena falar sobre alguns recursos que eu utilizo dentro do card do projeto, voltando lá ao painel de projetos em andamento.

  • Membros: não uso. Como falei, é o meu controle pessoal dos meus projetos em andamento. Se precisar compartilhar, faço como descrevi acima.
  • Etiquetas: às vezes uso e às vezes não uso. As etiquetas podem ser úteis para categorizar, mas tem que tomar cuidado para não virar um microgerenciamento, a não ser que você precise desse microgerenciamento (cada um com as suas necessidades no momento). Eu já usei para estimar trimestres de conclusão (por exemplo, projetos que quero concluir neste trimestre, trimestre que vem etc), porque a cor da etiquetinha me mostrava os projetos que eu precisava concluir antes. Mas parei de usar. Cito só como curiosidade mesmo. Você pode querer usar as etiquetas para outras finalidades que sejam úteis para você.
  • Checklist: esse é um dos melhores recursos e que mais uso! Uso a checklist do projeto para a etapa da organização, quando a organização do projeto é simples e pode ser feita por meio de listas. O mais legal desse recurso é que dá para copiar checklists de outros cards, o que é super super interessante para o método GTD, pois tenho um outro painel onde mantenho alguns cards de projetos recorrentes, com tais checklists dentro de cada card correspondente ao projeto. Aí basta copiar. Veja uma dica aqui no blog sobre esse assunto para otimizar o seu uso!
  • Data de entrega: acho até ok usar para projetos que realmente tenham prazo, mas eu não uso e vou falar o motivo. Muitas vezes, eu até tenho um projeto que tenha um prazo, como por exemplo, uma viagem. Mas o projeto dificilmente é concluído na data da viagem, e sim depois de tomar algumas providências, quando volto. Logo, esse recurso não tem muita utilidade para mim. Prefiro colocar no título do projeto quando for algum evento ou viagem, para ficar como referência.
  • Anexo: uso muito para anexar arquivos de suporte ao projeto. Um outro recurso interessante aqui é anexar os próprios cards do Trello ou outros painéis. Se você tiver um painel para próximas ações, por exemplo, pode anexar dentro do seu projeto as próximas ações relacionadas, linkando assim as ações aos projetos. É um trabalhinho adicional, mas para quem curte essa visualização vale a pena.
  • Campos personalizados: eu simplesmente adoro este Power-Up do Trello e em cada painel personalizo de um jeito. No caso dos projetos em andamento, criei um campo chamado “Início”, onde gosto de colocar a data em que inseri o projeto no sistema. Eu sei que o histórico do card já me mostra, mas dessa maneira que falei fica mais visível. Apenas prefiro!
  • Mover: por último, falo sobre o recurso de mover porque, quando concluo o projeto, em vez de arquivar o card (como eu fazia antes), agora eu o movo para um painel chamado “Concluídos”, onde arquivo tudo o que concluí de projetos. Tem sido bem bacana fazer dessa maneira para acompanhar um registro do que concluí ao longo do ano.

Pois bem, é assim que tenho gerenciado e planejado os meus projetos usando o Trello. Tentei fazer o post mais detalhado possível mas, caso você ainda tenha alguma dúvida, pode deixar nos comentários. Muito obrigada!

Autor

62 comentários em “Como estou usando o Trello para gerenciar os meus projetos dentro do método GTD”

  1. Comecei a utilizar a ferramenta recentemente, no trabalho. E mesmo já conhecendo há bastante tempo, só agora tomei gosto pelo uso. Acho tão bonito e personalizável. Obrigada por compartilhar essa sua “versão”, Thais, com certeza inspira muito àqueles que adoram o GTD e o Trello como eu.

  2. Tô pensando em seriamente em digitalizar os meus textos e ilustrações no Trello. Tentei no Todoist, mas não gostei.
    Mudando de assunto, Thaís existe a possibilidade de você fazer um curso online para professores? Como organizar as aulas, organizar um ticket e referências…

      1. Parabéns Thaís pelo trabalho. Comecei a ler o livro ” A arte de fazer acontecer” estou gostando muito o melhor quando surgem dúvidas…acesso seu blog… novamente parabéns e sucesso.

      2. Oi Thais!

        Vc tem alguma previsão para este curso para professores que o colega acima falou?
        Fiquei muito feliz ao saber dessa possibilidade!
        Obrigada por nos ensinar tanto!

  3. Que post maravilhoso! Adorei as dicas. Agora estou refletindo sobre o que usar. No momento estou fazendo a gerência e planejamento dos projetos no próprio Evernote. Eu gosto daquele espaço das notas já ali para escrever etapas dos projetos, etc. Você não sente falta de um espaço maior para os detalhes dos projetos ou só na descrição já é suficiente?
    Abraços.

  4. Essa postagem parece que veio em tempo certo. Estou começando com o GTD e escolhi como ferramente o trello, pois já o utilizo por bastante tempo e acredito que desta forma seja mais fácil focar na metodologia e não precisar aprender outra ferramenta. Basicamente eu estava com dificuldade em organizar de uma forma clara os projetos, sem que ficassem amontoados e essas dicas foram perfeitas.

  5. Mesmo para uma PHD em GTD,como é o seu caso, não é complicado utilizar esse método com tantos aplicativos simultaneamente, como Trelo, Todoist, Google Calendar, Evernote. Bullet Journal.etc?

      1. Thais, isso significa que por ora você não está mais usando o Evernote? Pergunto porque eu uso o Trello, mas lendo os seus posts comecei a pensar que o Evernote pode ser mais eficaz. Agora, depois de ler este seu post sobre o Trello estou bem em dúvida. Talvez caberia um post sobre prós e contras de uma e de outra ferramenta?

        1. Oi Maria Alice, tudo bem?

          Desde agosto venho postando sobre questões diversas envolvendo o Evernote que me fizeram mudar de ferramenta.

          Mas, de modo geral, é gosto pessoal. Particularmente gosto de mudar de tempos em tempos porque isso me ajuda a revisar as coisas e fazer uma “limpa”.

          Obrigada por comentar!

  6. RODRIGO CRISTIANO DA SILVA

    Thais, ja precisou fazer a revisão dos projetos no Trello esrando offline? Como tem contornado essa situação?
    Sempre gostei muito do Trellomas essa questãome daz repensar.

  7. Obrigado Tais pela explicação, já avisa pensando em usar o Trello pois gosto e acho fácil a opção dele de checklist e agora com a sua resenha minha mente abriu para algumas coisas.
    Gratidão!

  8. Áthila Silva Braga Teodoro

    Ei Thais, adorei o post!
    Sou advogada e isso era o que eu realmente estava precisando para acompanhar o fluxo dos meus processos. Gratidão! Vi em um comentário que vc está utilizando o trello para as listas de próximas ações tbm… poderia compartilhar por favor como tem sido a experiência e como vc tem feito com ações concluídas e a parte prática mesmo da ferramenta? obrigada

    1. Por enquanto não tenho muita certeza se vou manter lá. Gosto bastante do Todoist para ações, e um quadro do Trello cheio me confunde visualmente. Então ainda estou fazendo testes antes de “bater o martelo”, mas certamente postarei aqui quando estiver mais definido.

      As ações concluída eu simplesmente arquivo.

      1. Oi Thaís.
        Já viu um power-up do Trello chamado trellist?
        Vi no canal do Vladimir Campos e serve para escolher apenas a(s) lista(s) que deseja ver no momento. Talvez te ajude com a situação do quadro cheio. Só uma dica.
        Quase nunca comento mas estou sempre por aqui. Seu trabalho tem mudado a minha vida. Gratidão por você existir.
        Forte abraço.

  9. Oi, Thais!
    Ótimo post! Eu adoro o Trello!
    Se me permite perguntar sobre suas ferramentais atuais: você aposentou o Todoist? Migrou de lá para o Trello?
    Atualmente, uso o Google Calendar, o Todoist (para todas as listas possíveis e imagináveis, algumas quilométricas, muitas jamais revisitadas) e o Trello (exclusivamente no trabalho, para controle do workflow). Gostaria muito de ficar só no Trello, que é minha ferramenta preferida, mas não estou sabendo transportar meus conteúdos do Todoist pra lá. É como se essas duas ferramentas me impusessem formas de pensar totalmente diferentes.
    Aproveito para agradecer a você por ter escrito o maravilhoso “Trabalho Organizado”! Eu achei que era sobre trabalho, mas ele é muito mais que isso. É propaganda enganosa, no sentido positivo da expressão. Que livro! 🙂
    Abraço,
    L.

    1. Então. Eu adoro o Todoist, ainda acho a melhor ferramenta hoje para listas, super intuitiva e com ótimos recursos. Mas estou um pouco enjoada da carinha dele. De vez em quando eu gosto de mudar, testar outra ferramenta, e sempre acabo voltando para o Todoist. É legal porque me dá a oportunidade de rever as coisas.

      Obrigada pelo seu comentário e fico feliz que esteja gostando do livro. <3

  10. Adorei a sugestão de organizar os projetos no trello. As minhas listas de próximas ações funcionam bem no todoist mas a parte dos projetos estava muito a desejar. Eu nunca consegui usar bem o evernote, uso só como depósito kkkkk Vou testar no trello os projetos agora!
    Obrigada Thais!

    PS Estou voltando da licença maternidade e nossa senhora a minha caixa de entrada não esvazia! O mundo não para pra gente se atualizar kkk tem que subir no trem andando a 100km/h aiaaiai

  11. Achei bem interessante a forma que voce esta usando o trello, obrigado por compartilhar!
    Só fiquei na dúvida em relação a usar o painel de projetos junto com o de suporte a projeto, não seria “ruim” misturar as duas coisas no mesmo card?
    Pergunto porque lembro que no livro é sitado para manter as listas bem separadas.

    obrigado!

    1. São painéis separados. Não estão juntos. Estão fisicamente separados. Tenho um painel para todos os projetos em andamento, que funciona como se fosse uma lista de projetos. Caso eu precise criar painéis para projetos específicos (no momento só tenho 4), eu crio painéis a parte, em outro time, completamente separados.

      Ter descrito no plano do projeto onde estão esses painéis, ou mesmo anexá-los, é apenas suporte ao projeto. Mas estão fisicamente separados.

  12. Que post bacana!! Tinha muitas dúvidas se estava usando o Trello da melhor forma com o GTD.
    Agora vi que muitas coisas que vc fez estão muito parecidas com as que criei!! Fiquei orgulhosa de mim!!!!

  13. Oi Thais!
    Muito obrigada por compartilhar esse conteúdo. Uso o GTD e o Trello. Sempre tinha dúvidas a respeito da implementação do método no Trello, com suas dicas, meu processo será aprimorado… gratidão!
    Super apoio a sugestão do curso de organização para professores, sou professora universitária e com certeza o faria!
    Um abraço!!

  14. Adorei esse post, já tinha uma lista de próximas ações no todoist mas não tinha os projetos em lugar nenhum. Comecei a colocar no Todoist e fiquei perdidinha. Agora fiz conta no Trello e tá tudo mais “visível”, acho que vai ser uma adaptação melhor. Só fiquei na dúvida das próximas ações, se mantenho no todoist ou não. Essa revisão semanal pareceu ótima pra definir as próximas ações em uma lista por contextos, só tenho dificuldade de lidar com o que vai surgindo.

    🙂

    1. Essa dúvida é bem comum, Helena. Tenta usar aquilo que faz mais sentido para você verificar diariamente para escolher próximas ações. Eu ainda estou fazendo testes entre o Todoist e o Trello para ações. Queria manter tudo no Trello, mas gosto muito do Todoist para isso. Como são momentos diferentes de revisão, usar ferramentas diferentes não tem problema. A não ser que você queira “anexar” as ações aos seus projetos. Tem que ir testando mesmo. O que funciona para um pode não funcionar para outro.

  15. Oi, Thais! Vi que você utiliza o Google Calendar além do Trello. Já experimentou usar a extensão Planyway? Ele integra com o google e cria cards agendados no Trello =) está sendo uma mão na roda, pra mim! As extensões e plugins pro trello são uma delícia!

  16. Oi, Thais! Tudo bem? Muito legal o seu post. Me ajudou bastante. Vem cá, pelo que entendi, você utliza uam checklist para organização do projeto, certo? E as próximas ações, você coloca um card em anexo para cada ação ou como faz? Enfim, fiquei curioso para saber como você controla todas as ações que movem um projeto. Obrigado!

      1. Thaís,
        Você desaconselharia então colocar as próximas ações( não as que devem ficar no calendário, com data definida) no próprio Trelo, em listas diferentes das dos projetos? Isso poderia sobrecarregar ou mesmo poluir visualmente o Trelo, com um número muito grande de ações?

  17. Entendi! É que no Trello é possível anexar um card a outro. Aí pensei que, ao incluir as ações nas listas de contexto ou aguardando, você fazia um link com o card do “pai” projeto, para o caso de querer verificar todas as ações que esse projeto demandou. Sacou?

  18. Adorei o post! Estou reestruturando as ferramentas que uso para GTD e penso exatamente em usar o Trello.
    Minha dúvida foi apenas em como migra as tarefas (próximas ações) do Trello para o Todoist. Tem alguma automação ou é copiando mesmo na revisão semanal?

    1. Na verdade é importante entender que não se trata de copiar, e sim de reavaliar item a item e reescrever o que ainda fizer sentido para você.

      Não, não tem como fazer automaticamente e, se tivesse, não recomendaria. O legal da revisão e transição manual é justamente a oportunidade de você refletir se cada um dos itens ainda é relevante.

  19. Thais, fiquei um pouco confusa sobre a diferença do PROJETOS e PRÓXIMAS AÇÕES. No caso desse projeto, você coloca lá no próximas ações algo relacionado a ele?

    1. Oi Bárbara, tudo bem?

      Uma próxima ação é uma categoria diferente de um resultado desejado, que é o projeto.

      A próxima ação deve estar nas listas de próximas ações, não dentro do projeto.

      Bjo

  20. Olá! 🙂
    Estou vendo seus vídeos de organização para tentar pela 2ª vez me adequar ao GTD. Sou do papel e tentei usá-lo nesses últimos 2 anos mas percebi que minha cabeça é complexa demais para conseguir organizar tudo do jeito que gostaria só com papéis,rs…. Então decidi baixar esse Todoist. Porém agor avi que vc está usando o Trello e fiquei na dúvida de qual experimentar primeiro… Já baixei os 2 e explorei-os um pouco. Achei o Todoist mais simples. To achando que talvez seja melhor para não correr o risco da complexidade me desanimar com o GTD novamente… Vc tem uma opinião sobre isso?

  21. Outra dúvida que fiquei ao experimentar Todoist e Trello, foi que no Trello não consegui achar um lugar onde eu pudesse ver os ítens que foram tagueados com as mesamas etiquetas. E tinha achado isso legal no Todoist pois as etiquetas seriam os contextos de lugares para cada ítem… Como vc faz isso no Trello? Tipo, como mescla as informações de contexto e de qual projeto faz parte, cada ítem no Trello?!

  22. Olá, Thaís!
    Muito bacana este artigo. Estou relendo, depois de experimentar o Trello no ano passado no trabalho. Percebi o quanto posso aprimorar e fiz um exercício de organizar o meu Trello pessoal, a partir das suas sugestões de associação com o método GTD. Gratidão!!

  23. Thais, uma dúvida! Quando você puxa de um projeto uma próxima ação e leva ela lá para outro quadro, você linka esses dois de alguma forma? Como vou saber instantaneamente se aquela proxima ação está dentro do projeto y? Vc tem um label, usa uma descrição específica, etc?

  24. Thais, não sei se você já respondeu exatamente isso, mas acho que vale a pergunta 😛 Li os comentários desse post mas não tive certeza se as outras pessoas estavam falando da mesma coisa.
    Quando você elenca as próximas ações para os seus projetos, você coloca a próxima ação imediata no seu painel de “próximas ações”? e aí quando você conclui ela, voce retorna ao projetos para ver qual é a proxima ação referente a ele ou espera a revisão semanal? eu sempre fico com essa dúvida em como gerenciar meus projetos e como eles se relacionam com as proximas ações. sinto que uso os projetos mt mais como arquivos de referencia rsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *