Pular para o conteúdo

37 anos

Hoje é o meu aniversário. Completo 37 anos de vida. 37 é quase 40. A vida passa.

Dentro da minha “timeline de 100 anos” (otimista), eu estou quase na metade. Nessa mesma timeline, eu me considero na fase de “construção”, ou seja: estou em um período da minha vida em que já descobri bastante coisas sobre mim, sobre o que gosto e não gosto de fazer, e agora estou construindo todas essas coisas com mais certeza do que eu quero para mim. É tempo de trabalhar, efetivamente construir esse estilo de vida que, na próxima fase, vou apenas consolidar.

Parece que passou rápido esse um ano desde que eu escrevi o texto sobre os 36. Mas, olhando em perspectiva, o que aconteceu nesse último ano mudou a minha vida completamente. Foram dois os grandes marcos: primeiro, sem dúvida alguma, a morte da minha avó. Segundo, nossa mudança para o meu bairro de nascença aqui em São Paulo, que fizemos para ficar mais perto da minha avó na velhice dela e também para que pudéssemos viver em um lugar que tenha mais a ver com o nosso próprio estilo de vida.

Nas últimas semanas, estive muito envolvida com uma nova certificação que estou tirando, que é a do GTD Nível 3: Foco & Direção. Para quem está chegando por aqui agora, GTD é o método de produtividade que uso desde 2006 e que me tornou a apaixonada por organização que resolveu criar este blog.

Um dos exercícios que eu fiz durante o dia do curso me fez ter uma percepção profunda sobre o meu papel no mundo e como eu me sinto de verdade após a morte da minha avó. Estou contando tudo isso para exemplificar como me sinto aos 37 anos.

Eu cresci com a minha avó e, durante a adolescência, fui morar com ela. Ela foi como uma mãe para mim. Durante toda a minha vida, sempre que eu me sentia com alguma dificuldade, eu me voltava a ela. E ela estava sempre ali. Era o meu “porto seguro”, por assim dizer. Quando algo acontecia, eu sempre pensava “preciso conversar com a minha avó”. E aí ela morreu. O que é completamente esperado, porque é isso o que acontece com nós, humanos.

E toda essa “crise existencial” que eu sofri depois da morte dela começou a fazer sentido para mim no momento em que eu percebi que agora a mãe da família era eu. Essa foi a minha percepção lá no dia do curso. Um momento de epifania.

Que, não só para o nosso filho, mas para a família inteira, eu agora tinha me tornado a matriarca. Preciso cuidar da minha família, da minha mãe, das minhas sobrinhas, de todas as pessoas. Eu sou essa pessoa que precisa ter esse cuidado quando todos os outros estiverem desamparados – como a minha avó fez a vida inteira.

Eu me senti tão emocionada quando percebi isso fazendo alguns exercícios no dia do curso que meus olhos se encheram de lágrimas. Eu comecei a me sentir melhor imediatamente, com relação à tudo, ao mesmo tempo que entendi de cara qual é a minha responsabilidade. Essa real percepção mudou completamente a minha relação com tudo e com todos desde aquele momento, e tudo tem mudado desde então.

Quem me acompanha pelo blog pode achar que é “notícia velha” uma pessoa que goste de organização se tornar a matriarca da família. Mas para mim não era. Eu era a filha. Agora sou a mãe. Antes eu não era porque o lugar não estava vago. Simples assim.

Como eu me sinto chegando aos 37 anos? Nem um pouco com o sentimento de “estou ficando velha”, mas sim com o sentimento de que virei realmente adulta. Chega de medinhos sem cabimento e inseguranças a respeito de um futuro que é certo. Existem coisas que precisam ser feitas, e eu sou a pessoa que deve fazê-las ou, pelo menos, coordená-las.

Tudo isso combina com a entrada de um ano 9, na numerologia pessoal, que significa que é um ano em que eu vou analisar com muito amor e carinho tudo aquilo que quero manter e aquilo que não quero manter em minha vida. E essa percepção vai me ajudar a levar para o ano 1, o ano que vem, toda essa nova fase que vem se desenhando.

É incrível como até as outras pessoas se relacionam comigo de forma diferente depois dessa minha “mudança de mindset”. De fato, quando a gente muda, a gente muda o nosso mundo.

Acho que esse é o maior aprendizado que posso trazer neste post aqui para vocês.

Sigamos.

Autor

68 comentários em “37 anos”

  1. Feliz aniversário, Thais! Eu acredito em Deus, e desejo fortemente que ele te abençoe com muita saúde, alegria, sucesso e felicidade, pra você e sua família! Você é um ser de luz e fez e faz a caminhada de todos nós melhor. Parabéns pelo dia!

  2. Feliz Ano Novo, Thais! Você entrou em minha casa, em meu ambiente de trabalho, em meus relacionamentos e ajudou a tornar tudo isso mais funcional. Ainda estou longe de ser uma pessoa organizada, mas sem tudo que aprendi lendo seu blogue (e os livros) todos esses anos, estaria ainda menos desenvolvida!

    Acredito que pessoas ao seu redor não devem ter ficado nada surpresas com a sua conclusão de que é a matriarca. Particularmente, eu não fiquei.

    Você tem dentro de si tudo o que uma família precisa para ser bem guiada!

    Beijos e abraços! Tomara que ainda lance seu livro em Floripa!

  3. Bom dia, meu amor! Se for possível amar uma pessoa apenas por suas palavras, com certeza amo você, seu trabalho e tudo o que você faz por nós, seus seguidores e leitores. Querendo ou não, você já é matriarca até de quem não conhece, quantos de nós já se pegaram pensando “o que a Thais faria?”, ou então vieram aqui desabafar e pedir sua ajuda… pra mim, que te conheço desde os 16 (que foi quando fui morar só), você foi uma espécie de conselheira, amiga, e seu blog era meu refúgio pra entender melhor a vida e tudo o que eu estava passando. Você é verdadeira inspiração, que ajudou na minha formação pra vida adulta e que continua sendo uma referência incrível do que quero ser na vida, como pessoa, como familiar, como futura educadora. Suas ideias transformam vidas e acho que ainda transformarão muitas.
    Como te disse no Twitter e no YouTube, eu com certeza quero viver em um mundo onde suas ideias do mestrado mudaram o nosso mercado de trabalho; onde tudo seja mais humano, e as individualidades respeitadas.
    Se vim de uma origem muito humilde e quase sem referências, você tomou esse lugar com maestria, e talvez sem ter se dado conta disso.
    Por isso hoje, te desejo mais do que nunca tudo o que há de bom nesse mundo. Que você e sua família sejam abençoados, que não te falte força pra encarar esse mundo, que não te falte amor pra adoçar a luta. E que se um dia você precisar, estou aqui por você <3
    Feliz aniversário!

  4. Parabéns, Thais! Muitas felicidades. Que a vida te presenteie da forma mais bonita que possa existir, pois diariamente tu nos passa conteúdos e uma energia muito bacana, e eu sou muito grata por tudo isso.

    Saúde e sorte! Abraços!

  5. Eu já tinha visto outras pessoas comentarem “nossa, você postou certinho o que eu estava pensando num momento incrível”, mas parece que agora eu sou essa pessoa.

    Eu tive pensamentos semelhantes neste ano e faz muito sentido. Não sou mãe, tenho 21 anos, mas ainda acho que de alguma maneira a passagem para a maturidade (haha) envolve isso: não se ver mais como filho.

    Se for pai/mãe então… sinal de que o ciclo deu uma voltinha mesmo. Mas como não sou, vou dar ênfase a outros aspectos… como ser autônomo em sentido amplo mesmo. Não se “esconder” atrás de familiares, circunstâncias, coisas do passado, etc. Notar que há mil coisas que influenciaram e influenciam sua vida, mas que no fim, se você for adulto, é *você* que vai responder por ela. E fugir disso só torna tudo mais complicado para você e provavelmente para os outros que estão perto.

    eu sei que é bem óbvio, mas… enfim, essa obviedade caiu forte nos meus ombros neste ano. Senti o peso de não ser alguém que depende de alguém, mas também alguém de quem os outros dependem. Você não é mais filho, ninguém necessariamente vai “cuidar” de você, mas é você que pode ter essa obrigação agora, já que está mais forte e crescido.

    Muito bonito e emocionante o texto.

  6. Thais, Parabéns!!!!!
    Felicidade, saúde, harmonia, tudo, tudo de bom para você. Desejo muitas realizações, conquistas, pois não se trata apenas de você “merecer”. Você vem construindo sua vida e, nesse caminho, tem ajudado muita gente a se construir também. Sempre falo que minha vida se transformou depois que conheci o Vida Organizada. Sou outra pessoa, graças a seu exemplo e incentivo.
    Parabéns, menina!

  7. Oi Thais!
    Também passei por esse processo. Em 2006 quando o meu avô faleceu (eu tinha 21), minha mãe ficou doente e eu passei a ser mãe da minha mãe e do meu irmão durante um longo período. Em 2016, participei de um treinamento de imersão de inteligência emocional e lá entendi bem esse meu papel de mãe de todos. Tirou o peso da responsabilidade e sobre carga e me trouxe a gratidão por ser reconhecida como um porto seguro. Fico feliz com a sua descoberta e muito grata por você compartilhar conosco. E Feliz Aniversário, que seu novo ano seja repleto de conquistas! Te admiro!

  8. Parabéns Thais! Você é uma pessoa maravilhosa, que tem me ensinado MUITO com seus posts há anos! Muito obrigada por me inspirar a sempre buscar ser uma pessoa melhor, mais leve e coerente comigo mesma. De verdade, te considero minha “guru”.

    Te desejo muita saúde, amor, felicidade e realizações! Que seu dia seja maravilhoso! <3

  9. Parabéns Thais, vc me inspira demais comecei este processo de me descobrir no mundo, de me organizar e definir meus objetivos e linha do tempo( 90 anos) minha vovó materna completou 91 ( minha maior inspiração) em 2013, quando tive minha primogênita, hoje aos 36 e com um bebê de três meses, vejo o quanto mudei e melhorei e vc me ajudou demais a querer o melhor pra mim e minha família. Obrigada pela sua história e por querer dividi-la conosco!

  10. Feliz aniversário, Thais!
    Muita paz para você nesse momento de virada de filha para mãe. Claro que você sabe que já tem todas as ferramentas e sabedoria para usá-las. Desejo então que você tenha leveza no processo.
    Você é uma mulher incrível. Obrigada por compartilhar e ensinar tanto.

  11. Parabéns Thaís, não apenas pelo seu aniversário, mas também por essa nova fase que se inicia, essa nova percepção que se fez presente, pelas novas realizações que estão a caminho e por que não, por toda essa maturidade, que somente com os anos, descobrimos que ganhamos e nos faz tão bem!!!
    Lendo seu texto também pude perceber “algumas fichas caindo”, por exemplo, o meu lugar no mundo!!! E acredite, sempre recorro ao seu site, tanto quando estou “perdida” ou quando quero me desenvolver ainda mais. Agradeço muito por compartilhar esses momentos conosco! E apesar de ser seu aniversário, pode ter certeza que fomos nós que ganhamos esses presentes!! Bjssss e curta seu novo ano!!!!

  12. Meus parabéns, Thais, querida!!!
    Não paro de me surpreender com sua maturidade e lucidez. Desejo que, com as bençãos e alegrias de sua nova idade, venham também força e equilíbrio para assumir esse papel tão importante na sua família – e que tudo isso conviva de forma harmoniosa com a sua missão no mundo e, é claro, com o indispensável cuidado de si mesma.
    Vida longa à Thais e ao VO!!!

  13. Parabéns!!!! Que toda sua vida possa ser assim, realmente VIVIDA em toda sua plenitude e propósito!
    Você é um exemplo para mim.
    (E amei sua caneca.)

    Abraço!

    1. Oi Julia, tudo bem?
      Não sei se você tem acompanhado aqui no blog, na newsletter e em outros canais, mas o motivo pelo qual não estou postando vídeos é que meu computador “morreu” e não estou conseguindo editar. É por isso, e não por falta de vontade, que não estou postando. Abraço.

  14. Querida Thaís; Te sigo todos os dias desde que conheci seu blog. Sempre busquei pelo autoconhecimento e em suas reflexões encontrei isso. Te desejo toda a felicidade do mundo sempre. Se você está feliz (pode parecer estranho o que vou dizer): eu fico muito feliz. Um dos meus projetos de um dia/talvez é te conhecer (risos)…. Grande abraço;

  15. Parabéns, Thais!! Desejo muitas felicidades… E realmente concordo com você, quando mudamos, de fato, tudo ao nosso redor se modifica também…Tenho constatado isso, desde quando decidi alterar meus próprios pensamentos e ações na busca de me entender… Interessante como me identifiquei com este post, pois eu me vi, nos últimos 2 meses, envolvida em alguns acontecimentos que mexeram comigo: finalizei minha graduação, que veio logo depois do meu aniversário. Tudo isso acontecendo num processo de grande questionamento sobre meu próprio ser e missão aqui. Desde o início do ano tenho me proposto a me conhecer de fato e entender meus papéis de filha, mãe (tenho 2), esposa, funcionária… enfim, obrigada por compartilhar conosco e sigo, seguindo você. Bjs.

  16. Parabéns Thais!!! Me emocionei com seu post! Senti um equilíbrio de razão e emoção nas suas palavras…busco isso pra mim e você vem sendo uma das inspirações. Gratidão pela sua existência e tudo de bom nessa nova fase (como você disse, já há um futuro certo). Um abraço! =)

  17. Feliz Aniversário Thais, sou grata por muitos ensinamentos e reflexões que seu blog me transmitiu.
    Muita paz, saúde, felicidades e tudo de melhor. Um beijo.

  18. Parabéns para Thais !!! Saiba que vc é uma amiga que mora em meu coração! Aprendo muito contigo, com sua forma de ver o mundo, com sua determinação e coragem. Sempre, sempre serei sua fã, uma pessoa a quem vc inspira diariamente, a que vc mostra vários caminhos e soluções. Sou uma pessoa muito melhor depois que sigo aprendendo contigo!
    Muito sucesso, muita luz e alegrias para você e sua família, hoje e sempre!

  19. Feliz Aniversário Thais!
    Que Deus derrame bênçãos sem medida sobre você!
    Admiro seu desprendimento em compartilhar informações importantes para melhorarmos nossa qualidade de vida.
    Admiro seu posicionamento de “mulher normal”, sem aquele padrão de super poderes que as blogueiras insistem em sustentar.
    Obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento e sua vida.
    Me inspiro em você!
    Abraços!
    Gisele Jardim

  20. Feliz aniversário, Thais !! Te desejo muitas felicidades e saúde. Te acompanho à muitos anos e muito do meu crescimento pessoal , eu devo à você. Muito sucesso em sua vida. Parabéns !! Bjs

  21. Parabéns Thaís…para mim voc~e é um grande exemplo…te acompanho desde 2012 e tenho aprendido muito com você..que seu caminho seja de muita felicidade…vida longa com saúde…você é muito especial…

  22. Meus parabéns, Thaís! O seu texto sucinto e claro só demonstra a clareza desse entendimento para você. Acolha com merecimento essa fase e a sensação de ter passado pelo pior. É primavera! A vida volta a florescer.

  23. Patricia Carla de Macêdo Chagas

    Feliz Ano Novo e Nova Primavera, Thaís!!
    Tudo de bom no seu caminho! Faz aniversário no mesmo dia de meu irmão e logo no início da primavera!
    Obrigada por contribuir tanto no crescimento de outras pessoas. Te acompanho há alguns anos e espero continuar por muito mais tempo.
    Felicidades!
    Um abraço,
    Patrícia

  24. Que coincidência, Tais, eu completo 37 anos amanhã! E entendo perfeitamente essa sensação de se tornar adulta, e isso não significa que tudo está pronto, ou aprendido, mas sim, como vc disse, que as rédeas são nossas e somos nós que as controlamos agora. Melhor dizendo, agora nos damos conta disso e o medo já não é o grande vilão.
    Moro em Portugal, também estou fazendo mestrado e tenho te acompanhado no youtube, o que tem me ajudado de forma impressionante. Obrigada pelo maravilhoso trabalho, feliz aniversário e muito sucesso!

  25. Feliz aniversário! Saúde e felicidades mil!

    Amei a reflexão sobre agora ser a mãe.
    Foi bem assim que me senti após um tempo do falecimento da minha mãe. Minha relação com ela era semelhante a que você descreveu com a sua avó.
    Que possamos ser aos nossos filhos esse porto seguro que nossas mães/vós foram para nós.

    Um abraço apertado!… Mesmo sem nos conhecermos pessoalmente.

  26. Thais, parabéns!!! Além de te desejar tudo do melhor sempre, gostaria de te agradecer por nos inspirar tanto, nos orientar e ajudar tanto! Saiba que você tem uma influência muito grande em nossas vidas e sou extremamente grato por isso! Um excelente dia para você e que tudo de tão bom que você proporciona nas nossas vidas voltem em dobro para você! Um grande abraco!

  27. Kátia Regina Gomes Ferreira

    Que seu venha sendo sensacional, Thais! O que admiro é a sua coragem de reavaliação contínua. Um espírito de fato em evolução. Seria repetitivo dizer o quão rico é acompanhá -la por aqui ou nas demais ferramentas. Obrigada por expressar-se tão bem com a palavra escrita. Algo tão raro nos dias atuais. Parabéns! Saúde, paz de espírito e muitos beijos e abraços hoje e todos os dias de sua existência. Você é a prova viva e palpável de que objetivos/projetos planejados e executados são alcançados SIM! OBRIGADA!

  28. Thais que seu mais novo ano de vida seja repleto de realizações pessoais e profissionais, com muita saúde e muito amor!! Gratidão pelos conhecimentos e sentimentos compartilhados no blog que tanto nos inspiram : ) Tudo de bom!!

  29. Thaís, muitas felicidades e que seu ano novo seja de muitas conquistas e superações!
    Amei esse relato. A força e a leveza que você passou ao contar sobre essa nova fase são muito inspiradoras! E há também força e beleza na fraqueza e nos momentos de autoconhecimento e introspecção. Acho que assim a mudança fica mais concreta, pelo tempo que tem que ficar. E é lindo ver vc compartilhar isso com tanta originalidade! Adoro seu trabalho, um beijo.

  30. Olá Thais bom dia! Parabéns pra vc nesta data querida (ontem), muitas felicidades e muitos anos de vida bem vividos! Uma grande amiga minha, Cora Cordélia, também fazia niver no mesmo dia que você. Ela já está no plano espiritual e espero que você possa susbstitui-la, para mim, no plano físico. Muita Paz, Saúde e Amor!!!

  31. Hoje é meu aniversário e completo 27 anos, pela primeira vez me senti triste nessa data, e então de cara leio seu artigo lindo, assim como tantos outros que me fazem refletir sobre essa existência, me acalmei. Obrigada por sua vida, Thaís (temos o mesmo nome e somos do mesmo signo, que alegria rsrs), obrigada por tudo mesmo. Feliz primavera, feliz aniversário. <3

  32. Faço 37 daqui a alguns dias tbem… e lendo seu texto e pensando como a vida é algo interessante… como meus 37 anos tem um significado pra mim tão diferente qto o seu pra vc… como minhas vivências foram diferentes… mas, ao mesmo tempo, estamos aí… mulheres (nesse mundo de hoje), librianas, com 37 anos, fortes e independentes…com as próprias questões (todos têm, até as de 80), mas superando a cada dia o q vier tentanto atrapalhar…
    Feliz aniversário,Thais!

  33. Thais, vou chover no molhado como muitos acima, mas não posso deixar de dizer como seu trabalho é impactante. Impactou minha vida de maneira significativa. Digo que o livro “Vida organizada” mudou minha perspectiva sobre muitas coisas e me fez adotar metodos e mecanismos para a minha vida que fazem toda a diferença para mim e para todos ao meu redor! Você é pura inspiração, dona de um coração maravilhoso e peço ao Deus que acredito que te abençoe em abundância em seu novo ano! Obrigada!! Muita gratidão por tudo o que você faz!! Feliz aniversário!!! 🙂

  34. Thais, Thais…também fui criada mais por minha avó do que por minha mãe. Eu s chamava de mãe até os 6 anos e chamava minha mãe pelo nome. Hoje, 27/9, são 27 anos que ela se foi e está sempre viva dentro de mim, consagrando o meu feminino. Parabéns por esse momento lindo! Bjs 😘

  35. Sabe que tive esse insight no momento em que peguei minha filha nos braços pela primeira vez quando cheguei da maternidade? Consciência de que o foco não eram mais meus pais, mas a minha própria família sendo constituída naquele momento, juntamente com meu esposo.. Que bom que podemos passar por essas experiências.. Agora que meu pai se foi, tb senti, junto com meus irmãos, responsáveis e zelosos com minha mãe.. É o ciclo da vida..

  36. Olá Thais! Mesmo atrasado…gostaria de dar os parabéns à vc! Parabéns pela sua autenticidade, pela sua simplicidade, pela sua inteligência e pela oportunidade que vc nos dá diariamente de refletir sobre nossa vida. Sinto uma admiração imensa por vc, infelizmente ainda não tive o prazer de te conhecer pessoalmente (sei que esse momento ainda vai chegar!😊), mas como nossa timeline está mais ou menos igual…ainda temos muito tempo para isso acontecer! A oportunidade vai chegar! Um forte abraço, Ludmila.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *