fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Revisando objetivos

Apesar de todo final de ano dar vontade de montar uma “lista de desejos para o ano seguinte”, há muito tempo eu me desprendi disso e trabalho com os objetivos de curto, médio e longo prazo. Isso vem do meu uso do GTD (50 mil pés, 40 mil pés etc). Assim, seriam esses períodos:

  • Curto-prazo: de hoje até 2 anos
  • Médio-prazo: de 3 a 5 anos
  • Longo-prazo: para a vida

Frequentemente, também avalio a minha vida de acordo com o método do David Allen, que considero mais completo. Falo mais sobre ele no post como definir prioridades e executar tarefas.

Eu procuro fazer uma revisão macro dos meus projetos mensalmente. Executo tarefas no dia-a-dia, faço uma revisão semanal, mas é muito corrido para analisar com calma o que está sendo feito – o famoso “ver de fora”. Uma vez por mês, consigo mensurar o que realmente foi feito em busca de determinado objetivo e definir os próximos passos.

No começo do ano, falei um pouquinho sobre alguns projetos (não posso escrever todos aqui por motivos de privacidade). Fazendo uma revisão atualmente, posso dizer o seguinte a respeito de cada um deles:

Comprar um carro / Tirar carteira de motorista – Está planejado para dezembro. Preciso primeiro terminar de pagar as mensalidades da pós-graduação (em novembro) para assumir novos gastos. Meu marido já tirou sua carta de motorista e eu pretendo iniciar na auto-escola no próximo verão. Não fiz antes porque há incompatibilidade de horários com as escolas da região.

Falar inglês fluentemente – Melhorei muito meu inglês este ano! Participei de eventos, reuniões de trabalho e recebi visitantes do exterior conversando normalmente – claro que com um tropecinho ou outro ali, mas me virando bem. Estou fazendo um curso de conversação online e, se me dedicasse mais, certamente já estaria em um nível de fluência avançado.

Falar o básico de espanhol – Eu sabia que não teria tempo para me dedicar ao espanhol em 2012, principalmente por causa da pós-graduação. Minha previsão sempre foi iniciar em 2013, mas estou fazendo alguns estudos mais leves a partir deste mês.

Terminar a pós-graduação – Meu TCC está bem adiantado e ele deve ser entregue no final deste mês.

Tirar minha cidadania italiana – Já enviei há meses a papelada e agora estou somente no aguardo.

Emagrecer – Emagreci cerca de 20kg até o momento e isso foi mais do que eu esperava para este ano. Espero conseguir chegar à minha meta em 2013.

Para os últimos três meses de 2012, o negócio é focar. Continuo na dieta, preciso entregar meu TCC, continuo estudando inglês e iniciei os estudos de espanhol. Tudo isso porque eu sabia o que queria fazer a curto, médio e longo prazo (mesmo que os objetivos mudem, o importante é planejar). Conhecendo meus objetivos, fui definindo os passos que precisaria para atingí-los, e assim se passaram meus meses.

Não é ser “certinha”, chata, com vida militar, vida definida e sem surpresas, nada disso. Trata-se de ter metas e trabalhar para alcançá-las. Se não fizermos assim, perdemos muito tempo na vida (ao menos foi a essa conclusão que cheguei nesses anos todos e que funciona para mim).

Você está correndo atrás dos seus objetivos para 2012?