Pular para o conteúdo

O que é um projeto?

O que é um projeto?

A definição de projeto dentro do Método Vida Organizada é: o recorte para o ano de cada área da sua vida, levando em conta qualquer planejamento maior (de curto, médio e longo prazo).

Por exemplo. Se você tem como objetivo comprar um terreno para construir a sua casa, e isso é um objetivo de curto prazo, você deve se perguntar: o que posso fazer este ano com relação a isso? Pode ser pesquisar os preços de terreno na região que você quer, guardar dinheiro para a compra, entre outros. A resposta será o seu projeto, e pode ser mais de um relacionado a um mesmo objetivo.

Para o Método GTD, criado por David Allen, projeto é todo resultado desejado que demanda múltiplos passos para ser concluído, também dentro do horizonte de até 1 ano, pois deve ser revisto na sua Revisão Semanal.

No Guia PMBOK, a definição oficial de projeto é: um esforço temporário que tem como finalidade um resultado único e possui recursos delimitados.

O fato é que depende da sua abordagem e do método que você utiliza. Para o Método Vida Organizada, a definição está logo acima. 😉

Podemos ter projetos simples, complexos, pessoais, profissionais, de todos os tipos.

Não existe um número certo de quantos projetos podemos ter em andamento. Você pode ter 10 projetos que sejam imensos, assim como pode ter 80 projetos que sejam menores e mais rápidos.

O importante é que você identifique diariamente os novos projetos que aparecem e revise-os regularmente para garantir o andamento adequado de todos eles. Você nunca executa um projeto, mas sim as ações dele, então por isso as revisões e planejamentos são tão importantes. A partir delas, você define o que entra com relação ao projeto na sua agenda ou na sua lista de afazeres. O planejamento semanal pode te ajudar nisso.

Bom dia. <3

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

7 comentários em “O que é um projeto?”

  1. Bem legal as definições, Thais! Obrigada por compartilhar!
    No meu planejamento tenho usado a definição do Davi Allen, principalmente porque atualmente 90% dos meus projetos são referentes a estudos, que uma hora vão ser encerrados.

  2. Thaís, eu estava segunda feira desta semana procurando nos meus cadernos essa definição, pois a tempos atrás você já abordou esse tema aqui no blog e eu anotei…. Porém não encontrei!
    Imagine minha surpresa e reação em ver esse tema hoje aqui… Chocada com essa sincronicidade.
    rsrsrrsrs.

    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *