Pular para o conteúdo

Deixando um cômodo sempre melhor do que quando eu entrei

Quem trabalha em casa já deve ter ouvido a famosa sugestão: procure separar o trabalho do ambiente doméstico, pois senão você pode passar o dia alternando entre atividades domésticas e atividades profissionais.

Eu já li essa recomendação diversas vezes, e hoje minha interpretação dela é respaldada em uma experiência de mais de cinco anos trabalhando em home-office.

Acho importante sim você ter um espaço da casa dedicado ao seu trabalho, onde você possa deixar sua mesa, sua caixa de entrada, seus documentos e outros artefatos dedicados aos momentos em que você estará trabalhando.

Porém, considero “trabalho” tudo aquilo que empreendemos algum esforço para alcançar determinado resultado. E as atividades domésticas podem ser tanto trabalho quanto as atividades profissionais.

Vejo que uma das principais vantagens de trabalhar em casa é justamente ter mais qualidade de vida e misturar um pouco as coisas, trazendo equilíbrio. Particularmente, eu adoro trabalhar um tempo, parar um pouquinho e fazer algumas atividades domésticas, especialmente manuais, porque isso me ajuda a espairecer e a descansar a mente.

Uma das “técnicas” que eu utilizo é nunca sair de um cômodo da casa sem deixá-lo um pouquinho melhor do que ele estava antes, e faço isso ao longo de um dia de trabalho em casa. Explico.

Suponhamos que, em um dos intervalos, pela manhã, eu vá até a cozinha preparar um café com leite. Enquanto a cafeteira trabalha, eu aproveito para lavar a louça, dar uma geral na pia e na mesa (não temos bancadas, senão passaria um pano também) e até varrer o chão. Tudo isso em poucos minutos e, quando saio com a minha caneca em mãos para voltar para o escritório, a cozinha está melhor do que quando eu entrei no recinto.

Outro exemplo clássico é o do banheiro. Quando paro um tempo no trabalho para ir ao banheiro, aproveito para dar uma geral na cuba da pia, na bancada, arrumo as toalhas, troco a lixeira. Tudo isso leva cerca de segundas mas já faz muita diferença no ambiente.

Outro truque que ajuda muito é a “dança dos cômodos”. Ao sair de um cômodo, eu sempre dou uma olhadinha para ver se posso levar comigo algo que não seja daquele ambiente. Um copo, alguma peça de roupa, um livro. Se sim, levo comigo e deixo no cômodo correspondente, sem precisar arrumar nada naquele momento (quando eu voltar lá, faço isso). Como moro em um sobrado, isso é especialmente útil para evitar o sobe e desce das escadas (apesar de esse ser um excelente exercício).

Enfim, ter essas duas táticas em mente me ajuda a conciliar relativamente bem as atividades domésticas com as atividades profissionais mesmo estando em casa, e isso não me sobrecarrega de maneira alguma. Pelo contrário, sabe? Sinto que equilibrar os diferentes tipos de atividades faz um bem enorme para o meu estado mental que, como já sabemos, é tudo.

Muitas pessoas me perguntam sobre como concilio as atividades domésticas e as atividades profissionais, então este post é um dos exemplos de como eu faço. Espero que ajude.

Autor

20 comentários em “Deixando um cômodo sempre melhor do que quando eu entrei”

  1. Adorei o post de hoje, pois acontece o mesmo comigo e sabia que estava indo contra uma das “regras”. Realmente, fazer pequenas atividades domésticas recarrega as minhas batérias 🙂 Obrigada pela dica.

  2. Não trabalho homeoffice, mas embaixo da minha casa é minha empresa. E a escolha de morar colado no trabalho foi justamente pra ter essa vantagem. (que ás vezes torna-se desvantagem quando tenho momentos estressantes e torno-me perfeccionista).

    Almoçar e fazer meus lanchinhos em casa, subir pra um café e uma prosa com o marido quando está mais tranquilo o expediente formal, conseguir estender uma roupa na companhia da minha cadelinha e sentir o vento no rosto… não tem preço.

  3. A “dança dos cômodos” eu venho fazendo desde que li a dica em algum outro texto seu (ou vi em algum vídeo, não sei ao certo) e adoro. Faz muita diferença, embora não pareça. Deixar o cômodo melhor do que estava quando entrei é uma coisa difícil pra mim. Eu tenho o [péssimo] hábito de ser do tipo “tudo ou nada”. Tento trabalhar isso em mim há anos, mas é um dos aspectos que nunca consegui mudar.

  4. Adoro essa idéia Thais! E aprendi com seu blog, já pratico certinho no carro: sempre tento deixar melhor do que quando entrei e tirar tudo que não deve ficar nele. Moro no décimo segundo andar e isso me ajuda bastante. Em outros momentos também exercito, mas ainda sem tanta disciplina.
    Você me ajudou muito em inúmeras coisas Thais, e ajuda muuuita gente todos os dias!
    Obrigada

  5. Ótimo post Thaís! Essas tarefas domésticas rotineiras como lavar louça/ trocar lençóis vc coloca nas listas do gtd? Ou vc acha desnecessário?

  6. Oi Thaís! Primeiramente parabéns pelo seu trabalho!
    Acompanho o blog desde 2014 e posso dizer que suas dicas mudaram a minha vida.
    Não trabalho em casa, mas estudo (concursanda) e faço exatamente o mesmo. Aproveito os intervalos para realizar alguma atividade doméstica e faz uma diferença enorme, tanto na casa quanto na minha mente. É um verdadeiro descanso e ainda faço algo útil.
    Geralmente aproveito para colocar roupas na máquina, ou estender algo que já esteja lavado, lavar copos, etc.
    Tenho uma necessidade de fazer algo que realmente descanse a mente, pois se eu for para o celular ou internet volto para os estudos com novas informações que dificultam a concentração. Por isso, essas tarefas são bem eficazes.
    Grande abraço, sou sua fã! 🙂

  7. Eu não trabalho em casa, mas essa ideia de deixar o cômodo um pouquinho melhor e a “dança dos cômodos” ajuda muito a mantes as coisas mais organizadas.

    Obrigada pelas dicas diárias!

  8. Dica maravilhosa!
    Acho fascinante o fato de você não ter empregada doméstica e dar conta de tudo de uma maneira tão graciosa ♥
    Obrigada, mais uma vez, Thais!

  9. Amei as dicas! No meu caso, como sou militar e trabalho embarcado em um navio que passa quase o mês inteiro viajando, aproveito para organizar meu armário de acordo com a metodologia da Marie Kongo. Uso duas caixas de sapatos: uma para cuecas, e outra, para as meias. No banheiro deixo uma necessaire simples, com objetos de higiene pessoal. Nas gavetas, deixo livros enfileirados (nas prateleiras, com o balanço do navio, todos caem rs) e sempre que as abro aproveito para deixar pequenos objetos que acesso diariamente, tais como: carregador de celular e fones de ouvido, por exemplo. Minha vida a bordo de um navio requer um pouco de minimalismo e isso me traz uma leveza que nem sei explicar (na verdade, um pouco rs)! Com isso, aproveito para ler mais e, sempre que posso, venho ao seu blog pelo menos 2x na semana. Fico bastante empolgado quando vejo uma postagem nova! Obrigado por compartilhar dicas de organização e produtividade conosco! Essa semana terminei seu livro, o “Trabalho Organizado” e já quero comprar as obras que você cita ao longo dele. Organizar é facilitar, tornar tudo mais prático e, como consequência, levamos uma vida mais feliz! Gratidão por tudo, Thaís.

  10. Depois deste post, coloquei o material de limpeza do banheiro no próprio banheiro (era na área de serviço) e tornou a limpeza bem mais fácil. Arrasou, Thaís! 🙂

  11. Eu rodo a internet buscando várias dicas tentado coisas que deixarão meu dia mais prático, mas as suas sempre são as melhores. Muito obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *