Pular para o conteúdo

GTD™ em Portugal: agora em março

Sei que esta semana estamos falando bastante sobre GTDâ„¢ aqui no blog, mas existem alguns assuntos que precisam ser publicados. <3

Há algum tempo eu escrevi aqui no blog sobre a possibilidade de levar o GTD™ oficialmente para Portugal.

Vou explicar rapidamente como funciona: o método GTD™, que é uma propriedade intelectual, não pode ser ensinado por qualquer pessoa. Existem regras rigorosas de direitos autorais. Como era impossível que o David Allen (autor do método) estivesse em todos os lugares do mundo garantindo que o GTD™ estivesse sendo ensinado com integridade, ele criou o modelo de franquias. A regra então é que cada país tenha a sua franquia e cada franquia tem o direito de exclusividade do uso da marca naquele país e também fique responsável pelo ensino do método, ver quem está vendendo serviços usando a marca sem autorização etc.

Aqui no Brasil, a franquia é a Call Daniel. Eu trabalho como consultora deles. Sou a única Master Trainer brasileira, em um acordo feito com o Daniel (ele bancou as minhas certificações e, em troca, eu trabalho para ele). Isso significa que apenas a Call Daniel pode ensinar sobre GTD™, realizar cursos (gratuitos ou pagos), prestar serviços relacionados, e eu apenas posso realizar tais cursos pois tenho esse vínculo com a franquia.

Em alguns países, ainda não existe a franquia, pois para abrir a franquia é todo um processo e, como todo processo, leva tempo. Também tem o investimento financeiro (a franquia deve pagar uma taxa inicial em milhares de dólares para o uso da marca e, depois, anualmente).

É o caso de Portugal. Por volta de 2016 eu comecei a sondar a possibilidade de abrir a franquia lá. Porém, para abrir a franquia, é necessário cumprir alguns requisitos (empresa aberta, estabelecida etc). Eu tenho todos os requisitos profissionais necessários, mas não tenho o principal, que é pessoal: morar lá. Chegamos a considerar a possibilidade de mudança (especialmente depois do cenário político no Brasil nos últimos anos), mas concordamos em família que não era o que a gente queria neste momento. Além do que, não bastava morar lá, e sim já estar morando há pelo menos dois anos e ter a empresa aberta e estabelecida nesse tempo também.

Durante os últimos dois anos, estávamos negociando a possibilidade de gerir a franquia à distância – eu estabelecer uma equipe em Portugal e viajar para lá de tempos em tempos, mas a empresa que gerencia todas as franquias já passou por essa experiência antes em outros países e, para não ter problemas, eles preferem não fazer mais dessa forma. Foram meses e anos de conversas e negociações até chegarmos a essa decisão final.

Hoje já existe uma empresa em processo de abertura da franquia, que provavelmente deverá ser anunciada nos próximos meses.

O fato é que, enquanto não há franquia, nós aqui do Brasil podemos fazer cursos em Portugal, pela facilidade com o idioma. Por isso, no final deste mês chegarei em terras portuguesas para a realização de um curso de GTD™. O que me motivou foi o fato de ter muitos leitores portugueses que me acompanham e que gostariam de fazer o curso comigo. Essa será uma oportunidade única então, pois após a abertura da franquia os cursos serão ministrados por outras pessoas.

Caso você tenha interesse em fazer esse curso (que acontecerá no dia 2 de março, um sábado, em Lisboa), entre em contato com a Silvia (silvia@vidaorganizada.com), que trabalha comigo e está gerenciando as inscrições. Como você pode imaginar, as vagas são limitadas e, portanto, acabarão muito rapidamente.

Vou aproveitar também a minha estada em Portugal para trocar ideias com a empresa que abrirá a franquia e ver como, de alguma maneira, posso ajudar. No mais, pretendo descansar, aproveitar a viagem, comer bem, visitar a casa do Fernando Pessoa e outros passeios que são importantes para mim. Por favor, deixe indicações de passeios e experiências nos comentários se você as tiver!

Também pretendo abrir a minha agenda para atendimento de consultoria de organização, caso você tenha interesse. Entre em contato com a Silvia também porque estamos conversando com algumas pessoas interessadas, e vai depender muito da disponibilidade de agenda, claro.

Estou muito feliz e me sentindo muito adulta por fazer esse tipo de investimento de tempo, dinheiro e energia neste momento. Tenho um compromisso de vida com o legado do David e a disseminação do método GTD™ em português, e fico feliz por conseguir proporcionar essa oportunidade para quem mora em Portugal e espera há tempos por esse curso.

Vejo você lá? 😉

Autor

36 comentários em “GTDâ„¢ em Portugal: agora em março”

  1. Thais, que legal ver essa notícia! Acompanho seu trabalho há anos e dá até um orgulho de ver toda essa evolução, as novidades e como sua dedicação ao método tem dado frutos. Parabéns!

  2. Thais!

    No Mercado da Ribeira (ou Time Out Market) tem um restaurante chamado Alexandre Silva. Simples e maravilhoso!!!

    Divirta-se e depois me conta se deu pra ir e o que achou. 😉

    Beijos!

  3. Faça um tour por Lisboa á noite. E seja bem-vinda ao nosso Portugal. Não vou poder inscrever-me mas sigo o seu blog religiosamente e entrei no método GTD há 2 anos, não quero outra coisa. Simplificou a minha vida ao máximo. Sou organizada por natureza mas com o GTD e com o Evernote nada me falha.

  4. Oi Thais,

    Fico muito feliz com sua vinda a Lisboa. Com muita pena minha não vou poder estar no curso, mas acredito que vai ser fantástico. Quanto a sugestões, aqui deixo algumas: o Oceanário de Lisboa vale muito a pena, talvez num dia de semana durante a manhã para apanhar menos confusão de turistas; os miradouros (Penha de França, Graça, Castelo de São Jorge, etc), pois Lisboa é conhecida como cidade das 7 colinas por alguma razão; Sintra e os seus palácios e parques deslumbrantes… E tanto mais. Para restaurantes, pode ver na ‘app’ Zomato, por exemplo, com críticas escritas por clientes e informações sobre preços e ementas e tudo o mais… Se me lembrar de outras ainda deixarei nos comentários. Bj e boa viagem!

  5. Awww!!! Que boa notícia, desejo MUITO poder aproveitar essa oportunidade. Vamos ver.. Thais, se puder, venha conhecer Cascais e Sintra <3 Beijinhos de Portugal

  6. Fico muito feliz por esta notícia. Vivo na Ilha da Madeira. Infelizmente, por motivos de agenda não poderei participar. Espero que volte! Gostava muito de conhecê-la. É uma fonte de inspiração diária.

  7. Que fantástica notícia, contacto feito! Se bem a “conheço” vai adorar Sintra, lugar mágico! Se vier com tempo, não deixe de ir ao Porto, de conhecer as fantásticas paisagens do Douro e o lindo Alentejo. Bem, todo o Portugal, na verdade, é imperdível 💚💛❤️

  8. Parabéns por mais esse desafio, Thais!
    Minha sugestão para sua viagem: coma um pastel de nata com café na Praça do Comércio! Essa é a minha melhor memória de criança, quando estive em Lisboa 😊

  9. Thais, estive em Portugal no ano passado e tenho algumas dicas de passeios. =)

    Prove os pastéis em Belém. Eles valem cada centavo e um pouco de espera na fila.
    Só consegui ir a Cascais e foi um passeio belíssimo. Lembra muito as cidades praianas daqui e tem a famosa Caverna do Diabo. Dá para sair de Lisboa de trem e chegar até lá em meia hora. É um passeio muito tranquilo e agradável.
    Prove a Ginginha, que é uma bebida local. Geralmente, eles servem em copos de chocolate e é muito parecido com um licor. Eu nem bebo, porém gostei muito.
    O LX Factory (https://lxfactory.com/) tem bares, restaurantes e lojas. Lá tem um bar chamado Rio Maravilha, onde você consegue ter uma vista belíssima da cidade e ver o pôr-do-sol – quando viajei já estava mais quente e foi muito bacana.
    No bairro de Chiado tem a Bertrand que é a livraria mais antiga do mundo. Imagino que já deve estar em seu roteiro. <3
    Castelo de São Jorge: É imperdível e proporciona belas vistas da cidade!

    Uma dica que aprendi na pele: pegar um ônibus que nos deixasse no ponto mais alto da cidade para depois conhecer tudo a pé descendo. Nos primeiros dias subimos tantas escadas que mudamos de tática.

    Espero que te ajude, foi uma viagem muito especial e já me deu saudade de relembrá-la.

  10. Que legal Thais, espero que seja muito produtivo e que vc também consiga passear um pouco… como “dicas” tem os lugares clássicos em Lisboa como o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Padrão dos descobrimentos, a Sé de Lisboa… mas também ver qual exposição tá rolando na Cordoaria Nacional, comer um bolinho de bacalhau na Casa do Pastel de Bacalhau na rua Augusta, ir na LX Factory pra passear… enfim tantas coisas! Vc vai amar Lisboa!

    1. Mónica, o pastel / bolinho de bacalhau com queijo na Casa do Pastel de Bacalhau na rua Augusta é uma “invenção” super recente e nada tradicional. Não caia nessa!

  11. Se fosse no Porto, certamente estaria presente, agora Lisboa torna-se muito longe. Já fiz um “curso” de GTD aqui no Porto com uma empresa que talvez seja a que levará a franquia avante, mas com a Thais seria “outro nível”!
    Tenho pena mas continuarei sempre a acompanhar á distancia!

  12. Ah Thais, como leio isso com um sorriso no rosto! Muito bacana Vc vir, te acompanho desde 2009, estou na Irlanda agora e confesso q se tivesse como me programar melhor iria me inscrever. Muito sucesso nesse e em todos os projetos!

  13. Só vi isso hoje, tão triste de não ter participado. Moro em Portugal tem 5 anos, sou consultora jurídica e colaboradora de uma faculdade pública do país.

    Quando houver novas turmas tenho muito interesse em participar, existe algum link onde eu possa me inscrever para receber informações?

    obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *