fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

GTD™ em Portugal: agora em março

Sei que esta semana estamos falando bastante sobre GTDâ„¢ aqui no blog, mas existem alguns assuntos que precisam ser publicados. <3

Há algum tempo eu escrevi aqui no blog sobre a possibilidade de levar o GTD™ oficialmente para Portugal.

Vou explicar rapidamente como funciona: o método GTD™, que é uma propriedade intelectual, não pode ser ensinado por qualquer pessoa. Existem regras rigorosas de direitos autorais. Como era impossível que o David Allen (autor do método) estivesse em todos os lugares do mundo garantindo que o GTD™ estivesse sendo ensinado com integridade, ele criou o modelo de franquias. A regra então é que cada país tenha a sua franquia e cada franquia tem o direito de exclusividade do uso da marca naquele país e também fique responsável pelo ensino do método, ver quem está vendendo serviços usando a marca sem autorização etc.

Aqui no Brasil, a franquia é a Call Daniel. Eu trabalho como consultora deles. Sou a única Master Trainer brasileira, em um acordo feito com o Daniel (ele bancou as minhas certificações e, em troca, eu trabalho para ele). Isso significa que apenas a Call Daniel pode ensinar sobre GTD™, realizar cursos (gratuitos ou pagos), prestar serviços relacionados, e eu apenas posso realizar tais cursos pois tenho esse vínculo com a franquia.

Em alguns países, ainda não existe a franquia, pois para abrir a franquia é todo um processo e, como todo processo, leva tempo. Também tem o investimento financeiro (a franquia deve pagar uma taxa inicial em milhares de dólares para o uso da marca e, depois, anualmente).

É o caso de Portugal. Por volta de 2016 eu comecei a sondar a possibilidade de abrir a franquia lá. Porém, para abrir a franquia, é necessário cumprir alguns requisitos (empresa aberta, estabelecida etc). Eu tenho todos os requisitos profissionais necessários, mas não tenho o principal, que é pessoal: morar lá. Chegamos a considerar a possibilidade de mudança (especialmente depois do cenário político no Brasil nos últimos anos), mas concordamos em família que não era o que a gente queria neste momento. Além do que, não bastava morar lá, e sim já estar morando há pelo menos dois anos e ter a empresa aberta e estabelecida nesse tempo também.

Durante os últimos dois anos, estávamos negociando a possibilidade de gerir a franquia à distância – eu estabelecer uma equipe em Portugal e viajar para lá de tempos em tempos, mas a empresa que gerencia todas as franquias já passou por essa experiência antes em outros países e, para não ter problemas, eles preferem não fazer mais dessa forma. Foram meses e anos de conversas e negociações até chegarmos a essa decisão final.

Hoje já existe uma empresa em processo de abertura da franquia, que provavelmente deverá ser anunciada nos próximos meses.

O fato é que, enquanto não há franquia, nós aqui do Brasil podemos fazer cursos em Portugal, pela facilidade com o idioma. Por isso, no final deste mês chegarei em terras portuguesas para a realização de um curso de GTD™. O que me motivou foi o fato de ter muitos leitores portugueses que me acompanham e que gostariam de fazer o curso comigo. Essa será uma oportunidade única então, pois após a abertura da franquia os cursos serão ministrados por outras pessoas.

Caso você tenha interesse em fazer esse curso (que acontecerá no dia 2 de março, um sábado, em Lisboa), entre em contato com a Silvia (silvia@vidaorganizada.com), que trabalha comigo e está gerenciando as inscrições. Como você pode imaginar, as vagas são limitadas e, portanto, acabarão muito rapidamente.

Vou aproveitar também a minha estada em Portugal para trocar ideias com a empresa que abrirá a franquia e ver como, de alguma maneira, posso ajudar. No mais, pretendo descansar, aproveitar a viagem, comer bem, visitar a casa do Fernando Pessoa e outros passeios que são importantes para mim. Por favor, deixe indicações de passeios e experiências nos comentários se você as tiver!

Também pretendo abrir a minha agenda para atendimento de consultoria de organização, caso você tenha interesse. Entre em contato com a Silvia também porque estamos conversando com algumas pessoas interessadas, e vai depender muito da disponibilidade de agenda, claro.

Estou muito feliz e me sentindo muito adulta por fazer esse tipo de investimento de tempo, dinheiro e energia neste momento. Tenho um compromisso de vida com o legado do David e a disseminação do método GTD™ em português, e fico feliz por conseguir proporcionar essa oportunidade para quem mora em Portugal e espera há tempos por esse curso.

Vejo você lá? 😉