Categoria(s) do post: Diário da Thais, Estudos, Universidade Pessoal

Fim do primeiro semestre chegando já me dá vontade de revisar o planejamento do ano e planejar o semestre seguinte. Basicamente, é uma revisão maior do que planejei para o ano mesmo e um reajuste conforme necessário, porque coisas entraram e coisas saíram da minha vida.

Meus estudos atualmente estão sendo guiados pelos cursos que eu estou fazendo. Não tem muito como ser diferente, com o Doutorado em andamento. No segundo semestre, serão 2 disciplinas oficiais + 2 disciplinas como ouvinte, e as leituras das aulas + trabalhos já são o suficiente para ocupar todo o meu tempo de estudos. Além disso, há as leituras para a tese e a produção para os 2 grupos de pesquisa que faço parte – o capítulo de um livro e a apresentação em um Seminário.

Ainda estou fazendo o curso online de Francês com a Avec Elisa, 2 cursos de marketing digital, 1 curso de tráfego, o curso da Priscila sobre pesquisa acadêmica (que complementa a disciplina de metodologia do Doutorado) e o Programa de Formação de Professores (PFP) do Centro Budista. Não há como ter estudos autônomos além desses, mas tenho conseguido cumprir a minha meta de um livro de finanças por mês (apesar de as resenhas estarem atrasadas! mas eu já li e vão entrar logo). Outros estudos relacionados que tenho feito são os estudos sobre comunicação não violenta, terapia da compaixão, ayurveda, entre outros, mas de forma leve e espontânea e não sistemática.

O modelo do ciclo de estudos funciona bem para estudos autodidatas. No caso dos cursos, as aulas e prazos para leituras costumam orientar o que devo estudar. Desse modo, o que tenho feito é distribuir os afazeres ao longo das minhas listas, de acordo com o meu nível de energia (textos que prefiro ler de manhã, outros à noite), com todo o restante das minhas atividades. Tenho pensado sobre a tentativa de atribuir um contexto para dia da semana novamente, para os estudos, para ver se funciona. Vou testar. A ordenação pensada é a seguinte:

  • Domingo: Budismo (até porque a aula do curso é na segunda)
  • Segunda: Doutorado (tese, disciplinas, grupos de pesquisa)
  • Terça: Francês
  • Quarta: Doutorado (tese, disciplinas, grupos de pesquisa)
  • Quinta: Livre (qualquer tema à escolha)
  • Sexta: Marketing Digital
  • Sábado: Doutorado (tese, disciplinas, grupos de pesquisa)

Nenhum plano sobrevive ao campo de batalha, então pretendo colocar para rodar acima desde já e, no segundo semestre, ir reajustando conforme a necessidade.

Deixe seu comentário

10 comentários

  1. Jane Alves comentou:

    Urgente, preciso me encontrar em algum modo de organização p conseguir conciliar estudos, trabalho, casa e filhos. Qual sua dica?

    1. Bom dia. Não existe dica. Existe implementar um processo pessoal de organização. Comece implementando um pouco hoje e siga assim por diante. Busque por “como começar” aqui no blog que tem bastante coisa. Temos também uma série no YouTube para quem estiver começando a se organizar. Seja bem-vinda! 🙂

  2. Leonardo comentou:

    Thais, você já ouviu falar do site/aplicativo LingQ pra estudo de língua estrangeira? É excelente para pessoas que aprendem línguas pela leitura. Eu uso com matérias da minha área de interesse: política internacional. A assinatura é salgada, mas eu fiz um mês de teste e depois assinei a versão anual. Recomendo demais!

  3. Flávia Cristina Gonçalves comentou:

    Eu adoro você e tudo que tem feito por mim. Sou grata.♥️🥰🙏

  4. ADRIANA Corrêia comentou:

    Estou adorando o módulo Estudos. Como sou professora de Biologia, sempre tenho muita coisa para estudar. Mais vejo que a chave é a organização. Adorei a Universidade pessoal é já estou aplicando na minha vida. O ciclo de estudo é muito bom. Obrigada

    1. Laísa comentou:

      Oiii! Como você coloca esse template de caderno? É no Notion? Obrigada

        1. Laísa comentou:

          ai, não sei se é template. é, essas linhas horizontais azuis e vertical vermelha de caderno que vc colocou seus estudos da semana. Queria saber como faz 🙂