Fim do primeiro semestre chegando já me dá vontade de revisar o planejamento do ano e planejar o semestre seguinte. Basicamente, é uma revisão maior do que planejei para o ano mesmo e um reajuste conforme necessário, porque coisas entraram e coisas saÃram da minha vida.

Meus estudos atualmente estão sendo guiados pelos cursos que eu estou fazendo. Não tem muito como ser diferente, com o Doutorado em andamento. No segundo semestre, serão 2 disciplinas oficiais + 2 disciplinas como ouvinte, e as leituras das aulas + trabalhos já são o suficiente para ocupar todo o meu tempo de estudos. Além disso, há as leituras para a tese e a produção para os 2 grupos de pesquisa que faço parte – o capÃtulo de um livro e a apresentação em um Seminário.
Ainda estou fazendo o curso online de Francês com a Avec Elisa, 2 cursos de marketing digital, 1 curso de tráfego, o curso da Priscila sobre pesquisa acadêmica (que complementa a disciplina de metodologia do Doutorado) e o Programa de Formação de Professores (PFP) do Centro Budista. Não há como ter estudos autônomos além desses, mas tenho conseguido cumprir a minha meta de um livro de finanças por mês (apesar de as resenhas estarem atrasadas! mas eu já li e vão entrar logo). Outros estudos relacionados que tenho feito são os estudos sobre comunicação não violenta, terapia da compaixão, ayurveda, entre outros, mas de forma leve e espontânea e não sistemática.
O modelo do ciclo de estudos funciona bem para estudos autodidatas. No caso dos cursos, as aulas e prazos para leituras costumam orientar o que devo estudar. Desse modo, o que tenho feito é distribuir os afazeres ao longo das minhas listas, de acordo com o meu nÃvel de energia (textos que prefiro ler de manhã, outros à noite), com todo o restante das minhas atividades. Tenho pensado sobre a tentativa de atribuir um contexto para dia da semana novamente, para os estudos, para ver se funciona. Vou testar. A ordenação pensada é a seguinte:
- Domingo: Budismo (até porque a aula do curso é na segunda)
- Segunda: Doutorado (tese, disciplinas, grupos de pesquisa)
- Terça: Francês
- Quarta: Doutorado (tese, disciplinas, grupos de pesquisa)
- Quinta: Livre (qualquer tema à escolha)
- Sexta: Marketing Digital
- Sábado: Doutorado (tese, disciplinas, grupos de pesquisa)
Nenhum plano sobrevive ao campo de batalha, então pretendo colocar para rodar acima desde já e, no segundo semestre, ir reajustando conforme a necessidade.
Urgente, preciso me encontrar em algum modo de organização p conseguir conciliar estudos, trabalho, casa e filhos. Qual sua dica?
Bom dia. Não existe dica. Existe implementar um processo pessoal de organização. Comece implementando um pouco hoje e siga assim por diante. Busque por “como começar” aqui no blog que tem bastante coisa. Temos também uma série no YouTube para quem estiver começando a se organizar. Seja bem-vinda! 🙂
Thais, você já ouviu falar do site/aplicativo LingQ pra estudo de lÃngua estrangeira? É excelente para pessoas que aprendem lÃnguas pela leitura. Eu uso com matérias da minha área de interesse: polÃtica internacional. A assinatura é salgada, mas eu fiz um mês de teste e depois assinei a versão anual. Recomendo demais!
Já sim, mas não testei ainda. Obrigada pela sugestão.
Eu adoro você e tudo que tem feito por mim. Sou grata.♥ï¸ðŸ¥°ðŸ™
Estou adorando o módulo Estudos. Como sou professora de Biologia, sempre tenho muita coisa para estudar. Mais vejo que a chave é a organização. Adorei a Universidade pessoal é já estou aplicando na minha vida. O ciclo de estudo é muito bom. Obrigada
Oiii! Como você coloca esse template de caderno? É no Notion? Obrigada
Que template..?
ai, não sei se é template. é, essas linhas horizontais azuis e vertical vermelha de caderno que vc colocou seus estudos da semana. Queria saber como faz 🙂
É diagramação do blog.