Como organizar o método FLY Lady no Todoist

19
7397

Método FLY Lady é um método para manter a casa limpa e arrumada. Você pode encontrar diversos posts aqui no blog sobre isso ou acessar o site oficial do método.

Todoist é uma ferramenta para gerenciamento de tarefas. Você também pode encontrar diversos posts aqui no blog sobre ela.

Neste post, gostaria de indicar como utilizar o Todoist para implementar o método FLY Lady.

Zonas da semana

A FLY Lady define cômodos da casa para cada semana ao longo do mês, o que ela chama de “zona da semana”. Não é zona de bagunça, mas zona de áreas.

Cada uma dessas zonas tem uma lista detalhada de limpeza, que basicamente é uma lista com tudo aquilo que você precisa limpar dentro de cada cômodo – uma limpeza completa mesmo. Apesar de ela fornecer um modelo, a ideia é que você monte as suas, de acordo com o que precisa fazer em cada cômodo da sua casa.

No Todoist, minha recomendação é que você crie um “projeto” chamado “Listas de limpeza detalhada” e, dentro dele, crie “sub-projetos” para cada zona. Por exemplo: “Quarto principal”, “Sala”, “Cozinha” etc.

Captura de tela 2016-01-05 17.56.48

Essas listas são checklists de referência, que você verificará toda semana, na sua revisão semanal, de acordo com a zona da semana, para definir próximas ações de acordo com a necessidade.

Captura de tela 2016-01-05 17.57.50

Por exemplo, ao fazer sua revisão semanal, você percebe que não precisa lavar o vaso, pois já fez isso ontem por livre e espontânea vontade. Logo, não precisa definir uma próxima ação para isso. Porém, pode definir para os outros itens. Avalie cada um deles de acordo com a necessidade da sua casa.

Listas de próximas ações

Crie no Todoist um “projeto” chamado “Próximas ações” e “sub-projetos” para os contextos (locais ou situações) em que precisa estar para realizar essas ações.

Captura de tela 2016-01-05 18.00.45

Na revisão semanal, ao analisar suas listas de referência, insira as próximas ações de acordo com a sua necessidade. Sua lista de próximas ações deve conter apenas aquilo que você pretende executar ao longo da semana.

Captura de tela 2016-01-05 18.01.46

Missões da semana

A FLY Lady propôe que, a cada dia, você realize uma missão de até 15 minutos de duração relacionada à zona da semana. Trata-se geralmente de alguma atividade que esquecemos de fazer. Ela publica semanalmente em seu site essas missões.

Crie uma próxima ação com recorrência semanal para se lembrar de coletar essas missões.

Captura de tela 2016-01-05 18.03.51

Se você digitar “todo domingo” no campo da data, ele já cria a recorrência automaticamente. Domingo é quando ela posta as missões. Você também pode fazer isso na segunda, mas corre o risco de perder o tempo que dedicaria a efetivamente executar a missão da segunda, se demorar a coletá-la.

Copie cada missão como uma próxima ação dentro do contexto apropriado e com o prazo para o dia que ela recomenda fazer a missão.

Captura de tela 2016-01-05 18.06.30

É claro que você pode traduzir, se quiser.

Você colocará o prazo que ela sugere mas, por ser uma próxima ação, significa que você pode executar antes se quiser, bastando estar no contexto apropriado. Isso significa que, se você quiser reservar um dia da semana para cuidar daquele cômodo, basta acessar sua lista por contextos e trabalhar nas ações que estão ali, independente de serem missões ou da lista detalhada de limpeza.

Hábitos diários

A FLY Lady sugere alguns hábitos para você se lembrar todos os dias.

Crie um “projeto” chamado “Lembretes diários” para inserir esses hábitos.

Captura de tela 2016-01-05 18.10.01

Todos os lembretes podem ser encontrados aqui.

Você pode deixar essa lista como uma checklist de verificação diária ou inserir data, recorrência e alarme para ser avisada no horário que quiser. Particularmente, detesto notificações e excesso de informações na minha vida, mas pode ser que você prefira até estabelecer o hábito de verificar sempre.

Ao abrir seu Todoist, basta clicar na guia “Hoje” e você verá, diariamente, tudo o que precisa fazer, incluindo as rotinas da FLY Lady.

Espero que este post tenha ajudado. Caso surjam dúvidas sobre outras informações do método, postem nos comentários, que vamos complementando o post. Obrigada!

19 comentários

  1. É um modelo para qualquer outro programa que queiramos seguir. O trecho “Sua lista de próximas ações deve conter apenas aquilo que você pretende executar ao longo da semana” me deu um insight que ajudará a simplificar minha lista. Excelente artigo!

  2. Olá, Thais

    Adorei o post. Estou no momento procurando ideias para “destralhar” e organizar minha vida. Já tinha lido alguma coisa sobre o Sistema Fly Lady mas não me interessei muito. Vendo sua rotina no Todoist me deu vontade de me aprofundar no assunto. Terminei de ler A mágica da arrumação da Marie Kondo, que achei muito interessante em diversos aspectos, mas a acho um pouco radical demais. Vou ler mais sobre o flylady e tentar implementar aqui em casa. Obrigada por compartilhar o assunto conosco.

  3. Olá Thais! Feliz 2016! =)
    Thais, você acha que é essencial ter a ferramenta Todoist, ou ela pode ser substituída pelo Evernote ?
    Já me adaptei ao Evernote e confesso que quando tenho muitas ferramentas, fico perdida.
    A combinação Agenda + Evernote está boa ?

    Abraços, e até mais !

  4. Thais

    Muito legal você voltar a falar do FlyLady no blog, pq é um método que ajuda tanto.

    Embora eu tenha quem me ajude em casa, é bem legal para acompanhar o trabalho dessa pessoa, pq todos precisam de gerenciamento.

    Até tenho procurado um post, algo como: Fly Lady para quem tem empregada doméstica.

    E outro: como usar os princípios da Fly Lady no trabalho, coisas como quarta é o dia antiprocrastinação.

    Um excelente ano para você.

    Bjs

    Karol

    • É que eu já falei muuuuito, então não sinto necessidade de falar tanto hoje em dia. Tem bastante coisa no arquivo do blog.

      Para aplicar com empregada, basta aplicar as listas e tarefas para orientá-la. Acho que é mais simples.

      Essa coisa de usar FLY Lady no trabalho para todo o resto é bem legal, já testei!

      Boas ideias!

      Bjs!

  5. Estava esperando por post sobre a FLY LADY. E agora, um post FLY LADY + Todoist ! Tudo de bom. Adorei, já capturei o artigo para o Evernote.

  6. eu estou tentando ainda entender esse método fly lady. Não sei, acho confuso.
    estou relendo alguns posts antigos seus, vamos ver se ajuda 🙂

    obrigada pro compartilhar.

  7. Estou com dificuldade de usar o TodoIst vc tem algum tutorial para recomendar. Quero aproveitar a oportunidade para te agradecer, ler seu blog e seu livro está mudando minha vida.

  8. Agora ficou melhor ainda! Uso e gosto do evernote faz tempo mas, comigo dá mt conflito de sincronização. O Todoist foi uma ótima dica para a flylady entre outras. Valeu mesmo Thaís, um forte abraço.

  9. Nossa…conheci o “Fly Lady” a uns dez anos… pelo “orkut” RS, ainda tenho , numa pasta AZ as rotinas anotadas, gosto do método, só não sigo a risca , mas vale a pena marcar 15 minutos no timer e começar a separar a bagunça diária!!

  10. Bom dia Thais!! Amo seu Blog e este post realmente fez a diferença sobre como eu encaro o Todoist! Na primeira vez que olhei, o sei layout limpo me pareceu bem sem recursos, mas com as suas dicas eu consegui organizar não apenas o FlyLady mas também minha reforma da cozinha, manutenção do carro, rotina no trabalho, etc! Agora estou apaixonada pelo Todoist e já convenci até meu marido de usar a plataforma para podermos compartilhar as tarefas em comum. Muito obrigada!
    Se tiver um minutinho, gostaria de tirar uma dúvida:
    O que posso fazer para dar baixa uma tarefa que não foi cumprida? E quando esta tarefa for recorrente? Por exemplo, tenho reuniões todas as terças-feiras as 19:30, mas supondo que eu não compareça a uma delas, como fazer para ela não ficar mais na minha lista como atrasada (já que não tem como recuperar)?

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui