fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Detox de redes sociais

Não é só a minha casa e todas as minhas coisas que eu venho destralhando ultimamente. As redes sociais são divertidas e, muitas vezes, úteis. Uso principalmente para trabalhar (há anos trabalho com conteúdo para Internet e usar redes sociais faz parte disso), ver o que outras pessoas do mesmo meio estão fazendo, conferir novidades das marcas e ler algumas notícias. Também servem, obviamente, para acompanhar as notícias de familiares e amigos mais distantes. Tudo isso é muito divertido, porém, para ter uma vida mais simples é importante a gente questionar o uso de tantos canais de comunicação.

Você já se sentiu desanimada(o), com raiva ou desconfortável de alguma maneira acessando uma rede social? Então você sabe que nem tudo são flores. O que acontece é que nós nos habituamos a nos comunicar assim – e sim, eu sei que não tem volta. Mas sempre existirão muitos canais diferentes, mil deles. Como em todo o resto, quem cria o filtro é você. Se sentir sobrecarregado(a) com o excesso de informações ou mesmo sentir ansiedade por novas notificações não era para ser uma coisa comum, mas é, e muito. Talvez você se sinta até menos confiante depois de acessar o Instagram ou o Facebook. Já aconteceu?

Se você se reconhece em alguma passagem acima, este post pode ser útil. Vou trazer algumas dicas para que você consiga aproveitar a parte divertida das redes sociais, mas sem pirar tanto. Ou mesmo reduzir o excesso. Lembre-se: não dá para organizar tralha.

[alert icon=”fa-exclamation-circle”]Atenção: O post é voltado para quem usa redes sociais apenas para fins pessoais. Se você trabalha com Internet, redes sociais, webmarketing etc, obviamente as dicas não se aplicam a você. Porém, talvez você possa implementar algumas delas em seus perfis pessoais nessas mesmas redes e obter alguns benefícios.[/alert]

Primeiro passo: Selecione as redes sociais que você utiliza

Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, YouTube etc. Escreva cada uma delas em um papel.

Segundo passo: Faça as seguintes perguntas

Como eu me sinto quando acesso cada uma dessas redes sociais? Feliz? Confiante? Desanimada(o)? Inspirado(a)? Sozinho(a)? Com inveja? Culpada(o) por não atualizar tanto? Pressionado(a) por não postar conteúdo tão interessante ou não ter tantos likes? Medo de não ter likes? Sobrecarregado(a) com a quantidade de novas notificações?

Terceiro passo: Defina um propósito para cada plataforma

Escreva o motivo pelo qual você usa cada rede social. Por exemplo:

Facebook: Me conectar com a família e amigos da época da escola

Twitter: Desabafar e passar o tempo

Instagram: Me inspirar

YouTube: Aprender sobre determinado assunto

Pinterest: Coletar imagens que tenham a ver com o meu estilo

Faça isso para todas que você listou. A ideia aqui é direcionar como, quando e por que usar cada rede.

Quarto passo: Verifique duplicidades e desnecessariedades

Se você utiliza duas redes sociais para o mesmo fim, questione se deveria estar nas duas ou se apenas uma não é o suficiente.

Se uma rede social faz você se sentir mal, qual o propósito de continuar usando? Este é o momento de analisar o que você escreveu até aqui e avaliar se vale a pena manter uma conta lá ou não.

Quinto passo: O que você perderia se deixasse de usar essa rede social?

Pergunte-se o que você perderia se deixasse de usar cada um dos canais que você listou. Se as perdas não forem significativas, pode valer a pena desativar o serviço.

Dicas finais para o bom uso das redes que você decidiu manter

  • Não é porque todo mundo está usando uma ferramenta nova que você também precisa usar. Fuja dessa ansiedade forçada.
  • Você não é obrigada(o) a responder mensagens e comentários nas suas redes sociais. Esquisito é quem se chateia com isso. Não adianta postar avisos, que ninguém lê. O silêncio acaba dizendo mais. Não se culpe. Simplesmente não dá para responder todo mundo e ter uma vida.
  • Você também não precisa compartilhar tudo sobre a sua vida só porque tudo mundo está fazendo. Poste aquilo que se sentir confortável e que faça sentido de acordo com o propósito que você definiu para aquele canal.
  • Filtre quem acessa seus perfis nas redes sociais. Você precisa mesmo adicionar todo mundo?
  • Estabeleça frequências para acessar as redes sociais ao longo do dia ou até mesmo da semana. Isso significa desligar as notificações de novas mensagens, comentários e seguidores. Olhe nas horas vagas, nos intervalos, quando quiser passar o tempo ou simplesmente quando tiver vontade. Se você tem sentimentos ruins quando acessa uma rede social, tente diminuir o número de acessos aos poucos, limitando-se somente ao propósito do seu uso.
  • Não é porque você escreve algo em uma rede social que pode permitir todo tipo de comentário, especialmente se eles te ofenderem de alguma maneira. Delete, bloqueie o usuário. Sem dramas.

A recomendação geral é manter apenas aqueles canais que fazem sentido para você, que tem um propósito de uso, e diminuir a frequência de acesso de modo que tal acesso não seja o buraco negro do seu dia.

E você, tem alguma dica para lidar melhor com as redes sociais?