Resenha: Não diga SIM quando quer dizer NÃO

080415-resenha

Recentemente li este livro e quis fazer a resenha para o blog porque tem tudo a ver com o tema (para definir prioridades). Confesso que o livro foi muito além do que eu pensava e se constitui em um verdadeiro aliado para quem tem dificuldades reais em dizer não e já percebeu que isso atrapalha a própria vida.

O dr. Herbert Fensterheim, autor do livro junto com a sua esposa, Jean Baer, dá verdadeiras aulas de psicologia ao longo do livro, o que também pode ser interessante para profissionais da área.

Basicamente, o livro se divide nos seguintes tópicos:

  • A questão da autoafirmação como dificuldade individual
  • Como formar um círculo de relações sociais
  • As dificuldades para dizer não em um relacionamento íntimo
  • Fala inclusive sobre dizer não no sexo!
  • Autoafirmação através do autodomínio, ou empoderamento
  • Um guia para modificação dos hábitos -> este capítulo já valeria o livro inteiro
  • Ausência de reforços resulta em depressão
  • Como emagrecer e permanecer magro -> resoluções muito diferentes do que costumamos ler por aí
  • A autoafirmação no trabalho

O que me chamou a atenção é que o livro não tem dramas e trata todas essas dificuldades com muito foco na parte prática, então é mais ou menos assim: você tem dificuldade em se relacionar no trabalho, faça essas 32 coisas, ou escolha as que estiver mais confortável para fazer em um primeiro momento. É realmente muito bom, tanto que tem muitas edições publicadas. Esta edição é a primeira pela editora Viva Livros (e é uma gracinha! essa capa é linda e o formato menor são apaixonantes), mas o livro originalmente foi publicado em 1975 e, no Skoob, há muitas edições diferentes. Isso quer dizer que o livro vende e, se vende, tem algum valor. Eu reafirmo essa condição!

Os capítulos que mais me chamaram a atenção foram os capítulos sobre relacionamentos íntimos (acho que é muito importante falar sobre esse assunto), o guia para mudar hábitos (incrível, deveria ser utilidade pública), o capítulo sobre emagrecimento e o último, sobre trabalho, que acho que é o maior de todos. Tem muito conteúdo bom. Uma resenha não seria suficiente para abordar todos os temas discutidos pelo livro de forma justa, então recomendo a leitura fortemente.

Se você comprar pelo link abaixo da Amazon, eu ganho uma pequena comissão. ;D

Não Diga Sim Quando Quer Dizer Não

Alguém já leu esse livro? O que achou?