fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Produtividade X Organização

Gosto muito de pensar que os editoriais mensais que escrevo fecham um ciclo e iniciam um novo. Acredito que, no caso deste, isso seja mais verdade do que nunca. Talvez por esse motivo eu tenha demorado uns dias a mais para publicá-lo, porque só consegui tirar o texto da minha cabeça neste momento.

Este mês, o blog completa oito anos de idade. Em outubro de 2006, a Thais, esta que vos fala, criou um blog com url do blogspot e começou a escrever publicamente sobre organização pela primeira vez.

Muitos acontecimentos recentes têm me feito questionar sobre a essência do blog e os motivos pelos quais ele existe. A opinião dos leitores contou enormemente nessa reflexão que eu fiz e ainda não terminei de fazer, porque não se trata de uma mudança, mas de um direcionamento.

Tenho percebido, até mesmo pelas mudanças recentes na minha vida, que o blog acabou pendendo muito mais para o lado do assunto produtividade, em vez de ser um blog sobre organização. Eu me perdi com isso, os leitores se perderam, e ninguém saiu ganhando muito. Nenhuma experiência se perde, mas ela serve para ensinar alguma coisa. E o que eu aprendi é que produtividade não é a mesma coisa que organização. Logo, eu não deveria deixar de escrever sobre organização no meu blog criado sobre este assunto, para falar sobre produtividade. Pareceu confuso?

Organização é uma palavra originada do Grego “organon” que significa instrumento, utensílio, órgão ou aquilo com que se trabalha. De um modo geral, organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos. Produtividade é o resultado daquilo que é produtivo, ou seja, do que se produz, do que é rentável. É a relação entre os meios, recursos utilizados e a produção final. É o resultado da capacidade de produzir, de gerar um produto, fruto do trabalho, associado à técnica e ao capital empregado. Produtividade é a expressão da eficiência de qualquer negócio.*

[quote class=”azul”]Para mim, organização é encontrar soluções para problemas que podemos ter com relação a planejamento, nossas ideias e o ambiente físico que nos rodeia, como a nossa casa e nosso espaço de trabalho. Também precisamos organizar a nossa agenda, os nossos e-mails, as nossas anotações, as nossas contas, compras, comida, roupa de cama, livros, rotinas, a fim de encontrar qualidade de vida e ter tranquilidade no nosso dia a dia. A organização em si não é (nem deve ser) um fim, mas um meio de atingirmos esse equilíbrio entre todas as nossas áreas de responsabilidade. Da mesma maneira, mas por caminhos diferentes, produtividade é o “como” – como gerenciar o nosso tempo, a nossa vida, o nosso dia, a nossa semana, para fazer tudo o que a gente precisa fazer com eficiência, efetividade e eficácia. Organização e produtividade têm tudo a ver, mas não são a mesma coisa.[/quote]

No entanto, eu não quero deixar de escrever sobre produtividade, GTD, Evernote, projetos, tarefas e otimização do tempo de forma geral, para que a gente produza melhor na vida, seja em que ramo for. Por isso, estou preparando um novo canal onde poderei fazer isso para quem quiser acompanhar livremente o que escrevo sobre produtividade, e deixarei o blog (e a marca) Vida Organizada também livre para escrever sobre organização. Esse canal, um novo blog, ainda não está pronto (está em planejamento), mas avisarei quando estiver no ar. Eu quis avisar antes para vocês porque gosto de ter esse relacionamento transparente com os leitores, para que vocês saibam o que esperar.

Esse “click” aqui no botãozinho macrotemático do blog foi tão intenso que se refletiu inclusive nas categorias, que estavam imaculadas desde a reestruturação do blog, há dois anos, e que giravam em torno de determinados assuntos: produtividade, casa, família, finanças, bem-estar e lazer. Agora, o assunto principal do blog voltará a ser dicas de organização e, como categorias, temos:

[list]Organize-se! РTudo o que voc̻ precisa saber para come̤ar a se organizar.
Sua casa РDicas de organiza̤̣o para tudo o que envolve a vida dom̩stica: c̫modos, armazenamento, animais, carro, mudan̤as e mais.
Soluções de organização – Aplicativos, agenda, sistema FLY Lady, GTD, produtos organizadores e tudo o mais que for uma solução de organização estará aqui.
Rotinas – Muito do sucesso da organização vem da implementação de rotinas para todas aquelas áreas que citei anteriormente (casa, família, finanças etc). Veja nesta categoria todos os assuntos relacionados e como se organizar com relação a eles.
Equilíbrio pessoal – De nada adianta a gente organizar as nossas coisas se, por dentro, não estivermos bem. Por isso, esta é uma categoria para falarmos sobre saúde, comportamento, desenvolvimento pessoal etc.
Sobre mim – A ideia é que, aos poucos, tudo o que for mais pessoal sobre mim acabe indo para o meu outro blog, o Thais Godinho.com, justamente para não ficar tomando espaço por aqui. No entanto, se tiver a ver com organização, estará nesta categoria.
Se̵̤es fixas РAinda ṇo sei se manterei este nome, mas a ideia ̩ agrupar aqui todas as categorias fixas do blog, como os editoriais, as linkagens de domingo e outras.
Etc – Existem muitas categorias extras que ficam aqui para consulta do leitor.[/list]

Gostaria de pedir um pouco de paciência a todos durante esse processo de mudança. Apesar de já ter migrado os posts para as novas categorias, quero analisar um por um para categorizá-los da melhor forma possível (são mais de 1.500 textos), o que levará algum tempo. Muitos posts também deverão migrar para o blog novo, quando ele estiver no ar – mas avisarei todos vocês quando isso acontecer.

Espero que gostem das novidades e que curtam essa nova fase do Vida Organizada que vem por aí e se inicia hoje. Tenho certeza que agora tudo ficará mais coerente e focado tanto aqui quanto em outros canais que estão por vir.

Obrigada por tudo, pessoal.

* Fonte: Significados.com.br