Ferramentas que você pode usar para se organizar

37
4219

Algumas ferramentas para quem gostaria de se organizar mas não sabe por onde começar:

Uma agenda

Providencie uma agenda simples para anotar todos os seus compromissos. Não anote tarefas que você gostaria de fazer, mas aquelas que precisam ser feitas naquele dia, necessariamente.

Um caderno e uma caneta – sempre

Leve sempre com você um caderno de bolso ou bloco de notas e uma caneta, para anotar ideias e coisas que precisa fazer. Mesmo que você não tenha um sistema de organização, o simples fato de anotar e verificar de vez em quando garante que você não vai se esquecer daquilo.

Uma pasta para contas pagas

Tenha uma pasta e coloque lá dentro todas as contas do ano corrente. Não precisa ter uma ordem, apenas coloque lá dentro. Assim, caso você precise de algum comprovante, sabe onde encontrar. Mesmo que tenha que procurar em uma pilha de contas, já é mais fácil que sair procurando pela casa inteira.

Uma pasta para contas a pagar

Da mesma forma que você centralizou suas contas pagas em uma pasta, tenha uma pastinha menor para colocar as contas que ainda não foram pagas. Assim, a chance de você esquecer de pagar uma conta é menor. Se possível, deixe a pasta em sua bolsa ou mochila, para pagar assim que tiver a oportunidade (pela Internet ou no banco).

Com essas quatro ferramentas, você já começa a colocar sua vida em ordem.

Veja algumas técnicas simples para continuar se organizando:

  • Adquira o hábito de anotar tudo o que precisará lembrar depois. Quando for em uma reunião, por exemplo, e alguém lhe pedir alguma coisa, anote. Não confie na sua memória.
  • Agende compromissos com 15 minutos de antecedência na sua agenda. Chegue sempre antes. Não deixe as coisas para a última hora.
  • Aprenda a dizer “não” mais vezes.
  • Feche todas as abas do navegador na Internet quando estiver trabalhando em algo que precisa se concentrar.
  • Delegue o que outra pessoa pode fazer por você.

Tenha em mente que não é uma ferramenta específica que fará você se organizar, mas ter disciplina e boa-vontade. Não é da noite para o dia que você vai conseguir, porque isso é uma mudança de hábitos. Mas você precisa se esforçar, ser constante, porque somente assim o hábito será incorporado na sua vida. Boa sorte e me conte como você está se saindo. =)

37 comentários

  1. Bom dias Thais,

    Excelente post…
    Me identifiquei bastante com seu post, acho que posso me considerar uma pessoa “organizada” neste sentido.
    Confesso que desde que descobri seu blog, muita coisa em minha organização diária melhorou. “Fiquei mais leve”.
    A cada post seu muito aproveitamento, em todos os sentidos/áreas. Sem contar, a descoberta maravilhosa do evernote. Para mim, concurseira, foi a descoberta do ano!
    Obrigada por todos os dias se fazer presente com esses post maravilhosos…amo…
    Abraços….

  2. Oi Thais, adorei o post e sempre estou por aqui. Suas dicas mudam muito na hora de eu me organizar…

    Queria saber se acontece com você também: pessoas me acham chata e mandona as vezes por ser organizada (ou tentar ser). É rum isso… acontece comigo na faculdade, na hora de organizar as pendências de algum projeto e delegar o que será feito para cada um.

    Bjs

  3. Oi Thais! Gostaria de agradecer à você pelas dicas incríveis que tenho visto no seu blog. Me ajuda muito no dia-a-dia, estou conseguindo me organizar melhor. Parabéns pelo trabalho! Já sou leitora assídua dos seus posts! rs Beijos!

  4. Dica anotada Thais. O caderninho eu sempre carrego comigo, para os afazeres do dia, mas confesso, que por incrível que pareça, às vezes vou ao Banco com várias coisas pra fazer e se não abro o caderninho, sempre esqueço alguma tarefa e tenho que voltar, pode uma coisa dessas?? Mas lendo seus posts tenho melhorado. Obrigada sempre!!

  5. Eu estou bem no caminho já há algum tempo, mas ainda preciso confiar menos na minha memória e também me programar com horários, estou sempre em cima da hora, sempre… E de uns tempos pra cá isso tem me incomodado muito. Já melhorei, mas ainda sofro muito por não saber dizer não… Mas estou consciente disso, oq ue já é meio caminho andado, e uma hora eu chego lá!

    Beijos

  6. Ótima dica. Eu uso a agenda do celular porque acho mais prático e já que carrego ele pra todo canto não tenho problema em esquecer de algum compromisso.

    Deixo sempre um caderninho na bolsa pra que eu possa anotar as ideias e inspirações que tenho! 🙂

    E por fim, tenho uma pastinha das contas e dos exames médicos tambem, pois faço exames com muita frequencia devido ao meu hipotireoidismo!

  7. Thaís e sua incrível paciência em ensinar a mesma coisas vezes infinita… rs. Obrigada. Beijo. Ótimo feriadão.

  8. Adorei, Thais! São coisas simples, ao alcance de qualquer mortal – e na verdade é só disso que a gente precisa!

  9. super dicas! Eu ando com o caderninho tem alguns meses e estou me esforçando para escrever tudo que tem de ser lembrado nele. Só a agenda que não consigo usar – nem de papel, nem digital. O que tem dado certo é anotar compromissos no famoso quadro negro. rs bjbjbjbjjbbjjbjbj

  10. Já faço praticamente tudo o que está escrito acima. rs Aprendi aqui, inclusive!

    Especialmente a parte de fechar as abas do navegador. Se preciso estudar ou postar no blog, sempre fecho email, Facebook, tudo que possa me distrair. Depois de post pronto e agendado, aí eu vou cuidar das redes sociais.

    Abraço! 😀

  11. Olá Thais, lendo o meu livrinho – Palavras de Sabedoria (Dalai-Lama) lembrei-me de todos nós que procuramos organização:

    ” Comprometer-se com atividades virtuosas é um pouco como criar uma criança pequena.
    No começo, precisamos ser prudentes e habilidosos em nossas tentativas para transformar nossos hábitos e temperamentos. Também temos de ser realistas a respeito daquilo que esperamos conseguir. Levou muito tempo para ficarmos do jeito que somos e não se mudam hábitos do dia para a noite.
    É bom olhar para cima à medida que se progride, mas é um engano julgar nosso comportamento utilizando o ideal como padrão. Por isso, é muito mais eficaz, em vez de alternar breves rompantes de esforço heróico com períodos de relaxamento, trabalhar com constância, como um rio fluindo em direção a um objetivo de transformação”.

    Adorei o seu texto Thais. Obrigada.

  12. Tenho duas ferramentas básicas que me ajudam nesta empreitada : evernote e google calendar
    Depois que implementei estas duas ferramentas em minha vida muita coisa já melhorou. Já consegui me achar nesse mar de tarefas que é nossa vida. Peco muito ainda é no planejamento, algumas coisas na execução pois me embolo toda nos dias que tenho que fazer, e acabo postergando, e na assiduidade de minha revisão … Enfim, ainda tenho muito o que caminhar pois como a Thais bem disse, não é uma ferramenta que vai tornar você mais organizado e sim seus hábitos que vão mudando ao longo da vida. Espero em breve conseguir melhorar mais e mais e chegar perto do nível da Thais. bj grande a todos! Karla

  13. Seu blog p mim é como uma terapia. Acompanho, procuro me disciplinar e qdo começo a desandar fico uns dias sem acessar o blog (acho q me sinto culpada as vezes, como una viciada q nao resistiu e caiu em tentaçao). Baixei o evernote, li o livro q vc indicou, comecei a utilizar a ferramenta q até me ajudou muito…mas desanimei um pouco, as vezes acho q nunca viu conseguir chegar la….hj voltei aqui evparece q vc escreveu p mim, tipo, vamos começar tdo de novo, vc consegue…vou tentar mais uma vez, eu preciso muito, muito mesmo tornar minha vida mais organizada, isto muitas vezes me incomoda muitooo, obrigada mais uma vez!

  14. Oi Thais. Visito sempre seu blog e gosto muito. Uma vez aprendi uma frase sobre reuniões que faço sempre o possível pra por em prática: “If you’re early, you’re on time / if you’re on time, you’re late” . Bjs

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui