Pular para o conteúdo

9 atividades de organização para você fazer em um final de semana tedioso

Sabe quando a gente não vai viajar, não vai sair nem tem nada previsto para o final de semana além de ficar em casa? Veja algumas ideias de organização que você pode implementar e colocar um pouquinho de ordem na vida:

[list]1. Confira sua agenda até o final do ano. Verifique compromissos, festas, aniversários, feriados. Tenha ideias e programe-se, veja o que vai precisar fazer, providenciar, comprar, vender, doar. Você também pode verificar a agenda de lugares que você gosta para conferir a programação. Eu sempre olho os sites de barzinhos de rock, SESC, Café Cultural na CPFL, Livraria Cultura, entre outros.

2. Organize as suas contas. Digitalize comprovantes (e jogue no Evernote <3), organize as contas do mês, as do ano inteiro, verifique aumentos ou reduções de gastos, confira sua poupança, seus investimentos, as suas próximas contas (especialmente as de final e começo de ano) e monte um planejamento.

3. Limpe os seus CDs e DVDs. Dê uma olhada nos títulos que você tem e analise se realmente ainda gostaria de ficar com todos eles. Passe um pano úmido nas capinhas para tirar a poeira e organize da forma que quiser – em ordem alfabética ou por gênero, por exemplo.

4. Reflita sobre seus objetivos de vida. Pense no que gostaria de fazer ainda este ano, ano que vem e nos próximos anos. Tem algum objetivo que você realmente gostaria de alcançar mas sequer iniciou um planejamento? Talvez seja a hora de começar a transformar o sonho em realidade.

5. Organize suas fotos no computador. A gente mantém tanta foto no computador e nunca organiza, não é verdade? Faça uma seleção, delete as fotos em que não aparece ninguém, que estão borradas, que tem 25 repetições etc. Organize em pastas que façam sentido para você (eu organizo por ano, mês e categorias). Faça backup (em um HD externo, CD ou mesmo na nuvem, em serviços como o Flickr, Picasa, Dropbox e Evernote).

6. Atualize seus perfis em redes sociais. Sempre é bom manter atualizado, especialmente se você estiver procurando emprego. Networking é tudo! Atualize a sua foto, insira informações relevantes sobre a sua profissão, projetos que se envolveu, eventos e cursos que participou, contate antigos colegas de trabalho.

7. Destralhe um pouco a casa. Pegue uma sacola de plástico e percorra a casa recolhendo itens que você pode jogar fora, como papéis de delivery, folhetos de lojas e embalagens vazias.

8. Organize os seus projetos. Faça uma revisão dos seus projetos atuais em nível profissional e nível pessoal.

9. Digitalize matérias de revistas que você gostou. Não guarde a revista inteira – digitalize as matérias que gostou e que gostaria de guardar e digitalize o restante. Jogue no Evernote! [/list]

É mais fácil aproveitar o tempo quando temos ideias simples e que facilitam a nossa vida, não é? Aproveite seu final de semana para executar alguma(s) delas e se organize!

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

28 comentários em “9 atividades de organização para você fazer em um final de semana tedioso”

  1. Bom dia Thais,

    Excelente post!!!
    Ficou a dúvida, qual a melhor forma de digitalizar “papéis” para o evernote?
    Abraços e desde já agradeço!

  2. fim de semana que passou eu tive esse momento de ócio com filha dormindo, casa limpa mas, sinceramente, sentei no sofá, peguei o pote de doces que tinha sobrado do Halloween e mandei ver… fiquei vendo tv no sofá com o maridão…. ee vidão! vai saber quando vou ter essa calmaria de novo no meio da (quase eterna) tempestade que tem sido nossa vida… heheh beijos

  3. E começar a mexer no Evernote! Aliás, Thais, vc não usa mais nenhum programa de controle de tarefas, como o Gtask, ou vc consegue integrar isso ao Evernote tb ?

  4. Thais separei DVDs para doação mas ainda não consegui ninguém ou nenhuma organização que receba doação. Tem alguma sugestão?

  5. Taís, vc sabe me dizer como colocar alarme no evernote? é só na versão paga? uso no toodledo ou no celular,mas sempre coloco alarme de aviso das tarefas…

    bjs

  6. Como sempre as dicas que a Thais da no blog sao maravilhosas! Esse fds sera destinado a organizacao e destralhamento! Thais vc respondeu um email que mandei pra vc falando como conheci seu trabalho! Fiquei tao feliz! Obrigada pela atencao!
    Bjs!!!

    1. Oi Fernanda,

      Existem muitos sites falando sobre o Evernote. Aqui mesmo no blog há diversos posts na categoria “Evernote”. Espero que ajude.

      Na lateral do blog há um campo para preencher com seu e-mail e receber as atualizações.

      Obrigada!

  7. Oi, Thais!
    Parabéns pelo blog! Adoro, visito sempre, e admiro a sua energia!
    Gostaria de saber com que tipo de equipamento você digitaliza, como é o processo. Estou interessada em fazer também.
    Obrigada!

  8. Oi Thais! sou mega fã e leitora assídua, mas nunca havia comentado =/
    Como voc6e uso o evernote para fazer meu GTD funcionar, dropbox e me voltando para a via minimalista, no que se trata de arrumação de casa.
    Você viu que a atualização do MAC possibilita tagera todo e qualuqer arquivo do seu computador?! Achei isso mega util para achar os arquivos que preciso deixar no dropbox.
    Beijos e continuarei por aqui 😉

  9. Acho o número 4, “Reflita sobre seus objetivos de vida”, tão importante que dedico um dia inteiro a ele a cada 3 meses! É ótimo não só pra saber onde se quer chegar, mas também pra saber quais próximos passos você tem que tomar pra chegar lá!

  10. Thais, comecei a digitalizar minhas contas nesse final de semana, mas algumas pessoas me disseram que não é recomendado fazer isso pois, se o pagamento não for contabilizado e vierem me cobrar, eu só posso provar que paguei mesmo entregando o comprovante de pagamento original. Você saberia me dizer se está informação procede? Ou eu realmente posso me livrar da papelada e qualquer coisa, imprimo de novo?

    1. Renan, eu mantenho as contas em papel. O objetivo de tê-las digitalizadas é um backup ou referência caso precise dos dados e não esteja com a conta em mãos. Algumas pessoas recomendam jogar fora depois de digitalizar, e eu faço isso com quase todos os papéis, mas as contas eu também prefiro guardar, por precaução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *