Tarefas domésticas que crianças pequenas podem fazer

31
5328

Algumas tarefas domésticas que podem ser feitas por crianças a partir de 3 ou 4 anos:

  1. Arrumar seus bichinhos e brinquedos no lugar.
  2. Passar espanador de pó.
  3. Ajudar os pais a pendurarem a roupa no varal, entregando pregadores.
  4. Colocar a roupa suja no cesto apropriado para isso.
  5. Regar as plantas.
  6. Tirar o pó com um pano.
  7. Esfregar o vidro do box com uma esponja e sabão não-tóxico.
  8. Colocar comida para os bichinhos de estimação.
  9. Colocar rolos de papel higiênico nos banheiros.

Tarefas que podem ser feitas por crianças maiores:

  1. Arrumar sua própria cama.
  2. Pôr e tirar a mesa.
  3. Passar aspirador de pó.
  4. Limpar a pia do banheiro.
  5. Todos os itens da lista das crianças menores.

E na sua casa, as crianças participam das tarefas domésticas? Eu gosto dessa ideia para criar filhos mais participativos em casa, especialmente meninos.

31 comentários

  1. Amei Thaís. Tenho um filho de 3 anos e 2 meses e já faz todas estas tarefas que você colocou, e inclusive eu tenho uma máquina de lavar de carga frontal, e ele que coloca a roupa suja dentro da máquina, eu coloco o sabão, alvejante e amaciante, e ele já aperta os botões do programa de lavagem que utilizamos. Acho muito importante ensinar estes hábitos desde pequenos, e principalmente com meninos. Afinal vivemos todos juntos, e juntos somos responsáveis pela casa.

  2. Olá Thais, aqui em casa minha Senhorinha ajuda desde mais cedo. Hoje está com 6 anos e 10 meses e realiza todos os dias tarefas que não deixamos mais ficar sem fazer. Muitos pensam que é demais, maldade, mas é assim que a criança desenvolve (penso eu) seu senso de ajuda e se torna mais participativa em casa e pra vida.

    Arruma sua cama,
    coloca suas roupas no cesto para roupas sujas
    arruma sua mochila pós tarefa (tem crianças que nem isso fazem)
    toma banho sozinha
    após o desenho coloca o controle no lugar e arruma as almofadas
    guarda seus brinquedos
    ajuda a arrumar a mesa para refeições e aí vai.

    Considero tarefas simples mas importantíssimas… Claro que não é toda vez com boa vontade, mas não deixamos de insistir e repreendemos quando ela não quer fazer. Mostramos que ela faz parte da família e precisa ajudar como todos..

    Acho que já ajuda não é?

    Beijos grandes e bom sábado pra vocês..

  3. Sigo o blog a um tempo, tenho aprendido muito por aqui e sempre que posso indico o blog a alguma amiga.

    Amei o post de hoje, em especial pq sempre acreditei que é necessário dar algumas ” responsabilidades” aos pequenos desde de cedo e deixa-los mais integrados a dinâmica familiar mas nem fazia ideia de por onde começar.

    Obrigada Thaís!!

  4. Aqui em casa eles participam mesmo quando não querem muito, ensino que é obrigação deles cuidar e manter limpo o lugar onde vivem, que o fato de ser criança ou ser menino não exclui a responsabilidade deles. Dá trabalho, ainda mais quando o restante da família é contra e acredita que a mãe tem que ser faxineira e o pai pagar as contas, mas eu não desisto! As mães de menino parece que tem trabalho dobrado em algumas situações, é nossa responsabilidade faze los entender as nossas igualdades e diferenças sempre com respeito.

    Beijão

  5. Tenho dois filhos homens, 3 e 5 anos, e sempre procuro envolver os meninos nas tarefas domésticas….Ajudar a guardar as compras do supermercado, guardar brinquedos, roupas e sapatos, jogar o lixo no cesto….Acho que mães de meninos tem que colocar os pequenos para ajudar….As noras agradecem…rs….Um abraço

  6. Ótimo post… Não tenho filhos, mas uma tia minha fez isso com o filho dela desde cedo.

    Sempre lavou o proprio prato e talheres após as refeições, sempre arrumou sua cama e seu quarto, lavava seu tênis do colégio, essas coisas. Ele se tornou um adolescente muito independente e prestativo. e um adulto mais independente ainda.

  7. Desde bem pequena eu fazia as coisas, hoje com 20 anos faço a maior parte das tarefas domésticas. Com meus 13 anos ia no mercado, tirava pó, lavava a louça, com 14/15 anos já lavava banheiro, quintal, passava pano na cozinha, lavava roupa, fazia comida, enfim… tudo o que pode se fazer em casa.

  8. Acho EXTREMAMENTE importante ensinar as crianças a ajudar nos afazeres domésticos. Desde pequena eu ajudei minha mãe e isso não me prejudicou em nada na vida. Se todos colaboram na casa, não pesa pra ninguém. Lá em casa, até hoje, é tudo divido!

  9. Siiim! Tenho filho de 2,5 anos e ele já faz quase tudo ali da primeira lista! Acho muito importante essa divisão de tarefas, e muito saudável tb!

  10. Thais,

    Quando li o post fiz um ok mentalmente em todas as tarefas. Tenho 2 filhos, uma menina de 11 anos e um menino de 6. E a colaboração em casa é mútua. Como eu sempre digo pra eles, se mantermos a casa organizada temos mais tempo pra passear, brincar.

  11. Aqui em casa, minha irmã de 8 anos costuma:
    – guardar os brinquedos
    – colocar comida e agua para os pets
    – lavar louça (coisas simples como copos e pratos)
    – tirar a mesa
    – ajudar a guardar a roupa passada
    – recolocar os tapetes depois que varremos a casa
    – recolher e dobrar roupas pequenas, como lingeries, toalhas, guardanapos…
    – tirar pó dos móveis
    E apesar de as vezes ela ser preguiçosa e reclamar de algumas tarefas, tem vezes que acaba fazendo sem ngm pedir e isso é legal, pq ela já está criando o hábito de ajudar!

    Eu tenho 23 anos, mas lembro de ajudar minha mãe nas tarefas desde os 6 anos, aos 9 eu até já cozinhava coisas simples (arroz, ovo frito, bolo…), mas não consigo imaginar minha irmã se virando bem assim, eu ficava sozinha em casa, pois meus pais trabalhavam fora, então acabava sendo uma distração para mim, era como brincar de casinha… já minha irmã aos 8 anos nunca ficou sozinha em casa e hoje com todos trabalhando bastante ela acaba passando a maioria do tempo na escola e na casa da babá… enfim… mas aos poucos as coisas vão acontecendo rsrsr!

  12. Acho que temos que começar a ensinar cedo, a minha filha mais velha de 10 anos lava a louça e tira os lixos e a menor de 5 anos estou ensinando a colocar a roupa suja e sapatos no devido lugar, guardar os brinquedos e objetos que ela mesma deixa fora do lugar.

  13. O meu pequeno tem 3 aninhos e ele adora ajudar! É uma fofura! rsrsrs
    Ele coloca as roupas sujas no cesto, ajuda a preparar o Nescau dele, abrindo e fechando a tampa do Nescau e colocando com a ajuda de uma colher o produto no copo (eu só coloco o leite e mexo com a colher).
    Ele também limpa com um pano o que ele derramar no chão ou mesa, guarda os brinquedos e DVDs no lugar. Ele sempre quer ajudar, mas como é pequeno muita coisa ele nem consegue, como varrer a casa, e guardar as roupas passadas nas gavetas e guarda-roupas.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui