Testando o Google Tarefas

090413-google-tarefas

Gosto de fazer testes com diversas ferramentas de organização para postar minhas impressões aqui no blog. Como já utilizo a agenda do Google, achei que seria interessante fazer um teste com o Google Tasks, ou Google Tarefas, em português.

Trata-se de um serviço online do Google para criação de listas de tarefas. É gratuito e pode ser integrado ao Google Agenda. Ele também pode ser acessado via smartphone e tablet, além da versão web. O serviço não só é integrado à agenda do Google como também ao Gmail, a ferramenta de e-mails gratuita do Google.

O serviço de gerenciamento de tarefas é muito simples, então inevitavelmente trará algumas desvantagens.

Uma das funções que mais me atraem no Toodledo é a possibilidade de estabelecer repetições para as tarefas. Afinal, há tarefas que eu faço diariamente, semanalmente, mensalmente e por aí vai. No Google Tarefas, não é possível configurar isso. Logo, se eu quero repetir uma tarefa, tenho que inserí-la em todas as datas que eu quiser.

Para mim, o ponto forte do Google Tarefas, além da integração com todos os serviços do Google, é justamente a sua simplicidade. É possível criar categorias de listas e sub-tarefas, mas sem segredos. E, se você quiser usar uma única lista, pode ser que você acabe colocando ali somente o que for realmente necessário. Eu, pelo menos, acabava colocando muitas tarefas no Toodledo, porque ele é realmente um “desabafo diário” de tudo o que eu pensei em fazer ou que preciso com uma certa urgência. Ele gerencia completamente todos os meus projetos. O Google Tarefas não. Ele é mais parecido com aquela velha listinha de coisas a fazer que fazemos no papel quando precisamos colocar a cabeça em ordem. Para quem não gosta de sistemas complicados, então, ele pode ser excelente. Para quem busca simplificar o processo, também recomendo.

Estou usando exclusivamente a ferramenta nas últimas duas semanas e tenho notado que perdi menos tempo ao priorizar tarefas. Mesmo que eu tenha que passar os olhos em todas as tarefas diariamente (no Toodledo, eu estou acostumada a definir prioridades para cada tarefa, o que não dá para fazer no Google Tarefas), isso leva muito pouco tempo.

Minhas considerações finais então:

  • Ferramenta simples, boa para quem não está acostumado a ferramentas mais complexas, não tem um método de organização mais “rígido”, busca simplicidade ou/e utiliza muito os serviços do Google. Se você se enquadrar em umas das situações citadas, a ferramenta pode servir para você.
  • Ela não serve para quem busca algo mais bem formulado, com outras funções avançadas (como a questão da repetição). Também não serve para gerenciamento de projetos em equipe.
  • Você pode visualizar as tarefas realizadas, o que eu considero algo bom para revisões e visão geral de um projeto em particular.
  • Também pode adicionar uma extensão do aplicativo no seu Google Chrome, caso você utilize este navegador para acesso à Internet.
  • Para habilitar a função em sua agenda do Google, basta selecionar a opção “Tarefas” no menu das agendas. No Gmail, clique em “Gmail” (no canto superior esquerdo) e selecione “Tarefas”.
  • Você pode transformar um e-mail em uma tarefa. Com o e-mail aberto, clique em “Mais” e selecione “Adicionar às tarefas”.
  • Na janela de tarefas, você pode clicar em “Ações” e conhecer diversas opções relacionadas às suas tarefas. Imprimir a lista toda, por exemplo, ou enviar a lista por e-mail.

E você, já usou o Google Tarefas? O que achou?