Como limpar e desentupir o ralo

9
4577

Este texto foi originalmente publicado no site E-Cycle, parceiro do blog. Para conferir o texto original, clique aqui.

Imagem; E-Cycle
Imagem; E-Cycle

Vira e mexe e o ralo entope. Na cozinha, devido a pequenos pedaços de alimentos, gordura e óleo. No banheiro, o problema são cabelos, pelos e restos de sabonete. As soluções comumente encontradas no mercado passam por produtos químicos potentes que, apesar de resolverem o problema, contribuem muito para a poluição, principalmente se a sua cidade não tiver programa de tratamento de esgoto.

Uma solução ecoeficiente e rápida é fazer uma receita que é tiro e queda na prevenção ao entupimento de ralos. Vamos a ela:

Ingredientes

-1/2 copo de bicarbonato de sódio;
-3,5 litros de água;
-1 xícara de vinagre branco;
-1/2 limão espremido.

Modo de preparo

Primeiro jogue meio copo de bicarbonato de sódio pelo ralo. Depois, misture uma xícara de vinagre branco com o meio limão espremido. Despeje a mistura pelo ralo depois do bicarbonato de sódio. Espere por mais cinco minutos e coloque os 3,5 litros de água quente no ralo. A água vai lavar a mistura, deixando seu ralo limpo.

Funcionamento

bicarbonato de sódio é um químico alcalino que vai quebrar as partículas de gordura que existem na tubulação do ralo. O vinagre é um ácido que vai fazer fazer com que o bicarbonato de sódio espume, facilitando a ação do químico em toda a tubulação. Faça uso periodicamente desta receita na prevenção de entupimentos. Ela garantirá que não haja um acúmulo de resíduos em sua tubulação e que uma condição irreversível ocorra.

A importância de se limpar o ralo com frequência e de substituir produtos químicos por outros mais ecológicos se reflete no Brasil, por exemplo, na questão dos rios da cidade de São Paulo. Há 40 anos se debate uma solução para tal problema e, até hoje, houve apenas uma pequena melhora. Muita dessa poluição provém de resíduos residenciais, como inseticidas, detergentes, soda cáustica, entre outros. Veja mais aqui.

Visite o site do E-Cycle para mais sugestões bacanas como essa.

9 comentários

  1. Por indicação de outro post eu fui conhecer o site E-Cycle, e fiquei horas navegando por lá, dicas excelentes.

    Quanto a limpeza do ralo, eu faço somente com vinagre e água quente, sempre deu certo, a dica do bicarbonato vou testar, o limão não sei se precisa porque é tão ácido e alcalino quanto o vinagre, mas vou tentar com o limão também para ver se aumenta a eficiência.

    A limpeza do ralo dessa forma é muito importante, antigamente a gente usava soda cáustica em casa, mas trabalhei em uma empresa que presta pequenos serviços de manutenção doméstica, e descobri que soda cáustica no ralo com o tempo misturado a gordura forma-se pedras de sabão, e isso pode causar sérios entupimentos na tubulação da casa, que pra resolver é bem complicado. E isso faz todo sentido, pois minha mãe faz as vezes sabão caseiro e o que ela usa? soda cáustica e óleo usado, ou seja…

  2. Já fiz isso em casa, já usei tambem na máquina de lavar roupas só o vinagre e água quente. Funciona bem mesmo, fica tudo limpinho.

  3. Thais,
    Amo seu blog. É minha leitura obrigatoria diária.
    Eesse post é muito interessante e tem sido muito recomendado o uso de bicarbonato na limpeza da casa. Mas há algum lugar onde se possa comprar o bicarbonato em maior quantidade, sem ser os potinhos de farmácias ou drogaria?
    Obrigada e parabéns pelo seu trabalho em prol das desorganizadas, como eu! rsrsrs
    bjs
    Wania Ayres

  4. Sou meio obcecada por limpeza de ralo (cada doido com sua mania…rs).
    Costumo usar preventivamente tanto o Diabo Verde quanto o bicarbonato,
    seguidos de água quente.
    Hoje testei sua dica.
    O lado ruim é o cheiro de vinagre que fica na cozinha :-/
    O lado bom é que funciona 🙂
    Realmente a reação entre os ingredientes fez soltar umas
    sujeiras que não estavam saindo antes e que eu não alcanço com a escovinha.

    Em conclusão o resultado pra mim é Aprovada!

  5. Olha pra desentupir a pia você pode fazer o seguinte se o problema for local e não lá dentro da parede. É só tirar o cano embaixo da pia e desentupi-lo manualmente.

  6. Realmente como disse o Antonio muitas vezes ocorre do problema ser local e não precisa contratar uma desentupidora, basta tirar o cano e desentupir.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui