Pular para o conteúdo

Dicas de organização para economizar dinheiro

Quando falamos em organização, logo pensamos na clássica cena da casa arrumada impecavelmente, esquecendo que a organização pode ser aplicada em todas as áreas de nossa vida – inclusive financeira. Veja como a organização pode te ajudar a economizar dinheiro:

1. Decida guardar dinheiro

Pode parecer uma atitude óbvia, mas se você decidir agora guardar dinheiro (a quantia que for), já está se organizando. Definir o objetivo é o primeiro passo para conseguir atingí-lo.

2. Planeje-se para não comprar a prazo

Em vez de comprar um produto para pagar em 10x, junte dinheiro 10 meses antes. Se você fizer as contas do quanto paga de juros embutidos, verá a economia que a organização lhe proporciona.

3. Guarde cupons

Estabeleça algum lugar da casa para guardar cupons com validade e que você realmente pretenda utilizar. Caso contrário, jogue fora. A vantagem de coletar cupons é conseguir bons descontos em itens ou serviços que você realmente pretendia adquirir antes de ter o cupom.

4. Invista em projetos de faça-você-mesmo (DIY)

Cortar os cabelos dos seus filhos, dar banho no cachorro, lavar o carro, pintar a casa, encapar um caderno. Pequenos projetos que farão com que você economize muito no dia-a-dia. Basta se organizar para ter os materiais necessários e o tempo para executá-los.

5. Internet

De pesquisa a compras online, passando por blogs onde se aprende algo ou checklists que você pode imprimir, a internet ajuda e muito na organização e, com isso, a economizar dinheiro (você não compra um livro sobre um determinado assunto, por exemplo, ou uma agenda, se usar uma ferramenta online). Organize seus favoritos e tenha as informações importantes sempre à mão para economizar tempo.

6. Pague suas contas em dia

Se você é uma pessoa organizada, nunca paga as contas depois do vencimento e, por isso, não paga juros e pode até conseguir algum desconto pelo pagamento antecipado.

7. Pague suas contas antes de qualquer coisa

Não pegue seu salário e gaste com algo não planejado. Primeiro pague suas contas e só então decida o que fazer com o seu dinheiro.

De que outras formas você acha que a organização pode te ajudar a economizar dinheiro? Compartilhe nos comentários.

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

9 comentários em “Dicas de organização para economizar dinheiro”

  1. o que agente faz aqui em casa é já fazer uma lista do mes seguinte.
    o que sabemos que vamos pagar no proximo mes nós já anotamos, assim podemos ter controle. e sempre faço uma lista do que temos que comprar, para poder definir prioridades.

  2. Gosto muito do seu blog, sou sua visita diária. Tambem me interesso bastante por organização e poupança.
    Gerir o orçamento da casa faço através de um ficheiro excel assim sabemos sempre o que gastamos e pudemos ir fazendo uma média para calcular quanto se vai pagar, por exemplo de luz no mês seguinte.
    A alimentação, é muito útil fazer um menu mensal e fazer as compras apartir dai.

  3. Olá,

    Uma das formas q encontrei p/economizar no supermercado é ter um pequeno estoque de produtos de limpeza, higiene, etc. (ok, vc já deu esta dica aqui – rs).

    Todo dinheiro extra q entra na minha conta, eu gasto uma parte c/este estoque.

    Resumindo: tem meses q nem preciso fazer a “compra do mês” pq tenho bastante coisa útil (só compro qdo o preço está muito bom!)

    Lembrando q o limite é físico – além de financeiro, claro (não vou enfeitar a parte de cima do armário da cozinha c/pacotes e mais pacotes de papel higiênico só pq estava na promoção – rs)

    Bjos,

    Amanda

  4. Boa noite, sou sua leitora há meses e nunca comentei, mas esse é um tema muito “especial” pra mim. Foi através dele que resolvi começar a me organizar. Como vivia sempre sem dinheiro pra fazer e comprar minhas coisas, decidi e impor limites e organizar meus gastos. E tá dando super certo há 9 meses. Foi um projeto de ano novo, na verdade hehehehe
    Eu faço assim: como meu salário é fixo, anoto na agenda o quanto eu ganho e as despesas fixas. E embaixo disso anoto os gastos variáveis. Assim, dá pra saber no que estou gastando e onde eu posso economizar. Nos gastos fixos tem, inclusive, uma poupança. Ela é um gasto fixo pra mim, como um pagamento. Dessa forma, comecei a organizar minha vida e toconseguindo economizar e atingir metas pessoais.
    Um grande beijo!! Sou sua fã, viu? hehehe

  5. Olá! Descobri seu blog ontem e me apaixonei. Principalmente por esta seção de finanças porque graças à dicas assim eu consegui sair do vermelho e estou até conseguindo poupar uma graninha. Parabéns, adorei esse lugar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *