Pular para o conteúdo

Organizando minhas finanças em 2022 no Notion

Eu criei uma página dentro do meu Dashboard Private do Notion para as minhas finanças pessoais.

Eu já aproveito para dizer que, como ainda está em andamento, não pretendo disponibilizar um template para vocês por enquanto. Quando eu terminar de configurar com todas as categorias e tabelas, vou disponibilizar, tá bem? Eu avisarei aqui no blog. Ainda pretendo colocar mais informações – este é apenas um setup inicial para eu começar a alimentar e manter atualizado diária, semanal, mensal e sazonalmente.

Em vencimentos mensais, eu criei uma tabela com as contas e vencimentos, apenas para ter esse controle geral mesmo. Ainda não terminei de passar todas as contas nem todos os vencimentos. Também pretendo colocar o que está em débito automático, o que chega digital ou boleto pelo correio e outras informações de controle desse tipo.

Na sequência, eu criei um database para o controle das despesas e receitas ao longo de todo o ano. Fez sentido para mim que seja um database para que eu consiga criar filtros e visualizações diferentes conforme a necessidade. Por exemplo, se eu quiser ver quanto eu gastei com livros em uma determinada conta bancária, por exemplo, eu consigo criar essa visualização com facilidade. Ele mostra o saldo final abaixo da coluna dos valores. (Talvez seja necessário dizer que estou escondendo dados sensíveis nas imagens por segurança.)

Colunas: item, valor, conta, se é despesa ou receita, tipo, categoria, se tem recorrência, vencimento, quando foi pago, mês e observações.

Na sequência, eu achei interessante inserir informações sobre as minhas contas bancárias e o propósito de ter cada uma delas, o que é sempre um exercício interessante para a gente avaliar se vale a pena manter cada uma. Se tiver um propósito claro definido, sim. (Vale dizer que isso é muito pessoal e que cada pessoa encara isso de um jeito. Não existe certo ou errado. Compartilho como eu estou fazendo aqui no sentido de contribuir mesmo, mas não como pedido de aconselhamento ou coisas do tipo, tá bem? Por favor.)

Colunas: banco, conta, agência, chave pix, finalidade e se tem investimentos nela.

Com o mesmo intuito, na sequência eu criei um toggle para informações sobre os meus cartões de crédito.

Colunas: cartão, bandeira, número, validade, código, limite, função (se é débito, crédito ou os dois), vencimento e melhor data para compras.

E, por fim, controle de investimentos. Me mostra também o saldo final investido, o que é incrível. Sei que uma planilha faz tudo isso, mas no Notion a visualização fica mais agradável e prática, na minha opinião.

Colunas: investimento, ação, quando, conta, valor, risco, rendimento, tipo, vencimento para resgate.

O blog serve para compartilhar experiências pessoais, então este foi o intuito deste post. Espero que ele possa ser útil de alguma maneira. 😉

Lembrando que a organização é um processo pessoal e este post representa apenas o meu momento atual. Obrigada pela compreensão. (Eu escrevo isso porque toda vez que posto sobre finanças rola mansplanning nos comentários, mas tenho certeza que desta vez não vai rolar.)

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

20 comentários em “Organizando minhas finanças em 2022 no Notion”

  1. Ficou bem legal e organizada mesmo, eu usei um pouco o Notion mas vou te dar uma dica de segurança, ele não é criptografado, então eu não deixaria esses dados mais sensíveis como senhas, chave de pix e dados de cartões nele.

  2. Oi Thaís ! Gratidão por compartilhar essas informações.
    Eu estava mesmo pesquisando qual a melhor forma de arrumar minhas finanças e seu post me ajudou a ter algumas ideias. Obrigada.
    Apenas fiquei na dúvida sobre se você atualiza essas informações mensalmente. Tipo, na tabela de investimentos, inclui o valor que foi transferido todo mês ? É possível fazer isso no Notion ?

  3. Oi Thaís. Complementando meu comentário anterior, o que seria o campo “Ação” da tabela investimento ? Está escrito ‘saldo do mês’ em cada um. Isso significa o que ? Ele puxa informações de algum lugar ou é alimentado ?

  4. Interessante optar por Notion para organizar finanças! Ficou organizado, como já esperado. Uso Notion e Todoist para o meu GTD, projetos, rotinas e estudos. Sou um Notion “lover”. Uso MoneyBrilliant app pra financas a 3 anos e sou fascinado pelos gráficos mensais, semanais … e os lançamentos dos gastos diários são feitas automaticamente pois o app é conectado aas contas corrente/consórcios etc
    Obrigado por compartilhar sua metodologia

  5. Muito obrigada por compartilhar com a gente, Thais! Excelente post, adorei as ideias. Estava mesmo cogitando usar o Notion para as finanças de 2022, esse post veio em ótima hora! =)

  6. Obrigada por compartilhar tanto conhecimento!! Acho q essa planilha tb será útil para já deixar organizada as informações do próximo IRPF. Acho q dá p colocar um link com os arquivos digitais de recibos né?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *