Depois de tomar todas as medidas descritas neste post, nossa rotina se ajustou perfeitamente e está tudo correndo super bem. Tirar a TV do quarto teve efeito imediato – até eu, que estava sofrendo de insí´nia, voltei a dormir bem. Nossa rotina hoje, então, está assim:
07h00 – acordar e mamar
07h30 – atividade (fica no chão enquanto eu checo meus e-mails e vejo se não tem nada de importante para resolver na primeira hora do dia)
09h30 – 1ª soneca
10h45 – acordar e banho
11h00 – mamar
11h30 – atividade (geralmente faço minhas tarefas de casa, o que inclui almoço)
13h00 – almoço (dele e, depois, o meu, e então lavo a louça e dou uma ajeitada na cozinha)
13h30 – atividade (fica brincando no chão; antes eu saía com ele esse horário, mas agora está MUITO quente, então aproveito para fazer o que falta, tipo lavar roupa)
14h00 – 2ª soneca
16h00 – mamar (se acordar antes disso, saio com ele para passear)
16h30 – atividade (se não saí antes, saio agora)
18h00 – jantar (dele)
18h30 – atividade (brinca com o papai e com a vovó)
19h00 – banho e início do ritual do sono (que inclui mamar)
20h00 – está dormindo
23h00 – mamada dos sonhos (somente se mamou antes das 19h; senão, vai direto sem problemas)
Os detalhes:
– Não costumo dar sucos, pois é pouco valor nutricional para muito espaço ocupado no estí´mago (que poderia ser ocupado por algo mais consistente). Mesmo assim, faço uma vez ou outra, para dar no almoço ou nos intervalos, especialmente no calor.
– ígua, dou o tempo todo.
– Frutas, dou depois do almoço, como sobremesa, e nos intervalos, se ele acorda muito antes da hora de comer.
– Dar muitos lanches faz com que ele não coma direito nas refeições, então evito. Ele já se alimenta de 2 em 2h! Um adulto come de 3 em 3h.
– De manhã, ele não tem fome depois da primeira mamada até a primeira soneca. Mesmo í s 11h, mama super pouco. Antes, eu estava dando almoço já nesse horário, mas ele sentia falta da mamadeira e, além disso, o sono dele estava atrapalhado. Depois que passei a dar essa mamadeira í s 11h, tudo se acertou. Cada bebê é de um jeito – o meu é assim.
– Se ele acorda mais tarde (í s 8h, por exemplo), acerto a rotina a partir da mamada das 11h.
– í€s vezes acontece de ele tirar uma soneca rápida no final da tarde. Eu não o deixo mais com sono. Se ele quer dormir, eu deixo. A única coisa que eu não altero é o horário da alimentação, que precisa ser regrado para ele não ficar perturbado, com cólica, gases ou dormindo mal.