Obsidian

Faça o download do Obsidian clicando aqui

Uma ferramenta perfeita para produção intelectual, registro de ideias e zettelkasten

Estou testando o Obsidian há algumas semanas e tendo resultados muito positivos!

Comecei a usar para ter uma ferramenta em que pudesse gerenciar o meu sistema zettelkasten. Queria usar fichas de papel mas certamente ter isso organizado online facilita demais a vida. Fora que eu já me conheço e sei que, para informações organizadas, ferramentas digitais funcionam melhor. (para planejamentos eu prefiro usar papel)

Já temos uma aula de introdução no MVO e estou produzindo outros conteúdos aqui para o blog e nossos diversos canais, mas atualmente está assim:

Tenho uma pasta que salva os anexos das notas por padrão.

Uma pasta chamada Caixa Bibliográfica, onde crio notas para livros e faço o fichamento deles (imagem acima).

Uma pasta chamada Permanent Notes, onde coloco as notas escritas com as minhas próprias palavras (zettelkasten).

É claro que isso é um trabalho de uma vida e ainda não passei para cá todas as minhas ideias, insights e escritos.

O que tenho feito é trabalhar todos os dias um pouquinho no sistema, de modo que eu consiga estudar e produzir texto também. Tem sido muito bom.

Me perguntaram no Instagram se ele substitui o commonplace book e, para mim, não! Pois eu ainda uso o cpb para registros de modo geral e até Fleeting Notes, que no zettelkasten significa que são as capturas que você faz antes de transformar aquilo em uma nota permanente.

Para mim, o grande diferencial do Obsidian é a visualização das notas linkadas em formato de gráfico (imagem acima) e a praticidade para criar links entre elas. Muito mais prático que no Notion e no Evernote, por exemplo, e ainda com esse modo de visualização que permite visualizar as conexões de uma maneira muito assertiva. Eu consigo ver quando já tenho muitas notas sobre um determinado tema, por exemplo, e pensar: daria um artigo?

Assim que tenho usado atualmente. Como falei, pretendo trazer mais sobre a ferramenta em futuros posts. Se você quiser saber algo em específico, por favor, deixe um comentário. Obrigada.