Como organizar: Telefones, e-mails e endereços

18
6962

071014-telefones

Hoje em dia, é comum mantermos todos os nossos contatos em nossos celulares. Afinal, é prático e dedutivo, além de estarem sempre com a gente. Porém, em algum momento, já passamos por situações como ter o celular roubado e pedir o telefone para todos os amigos novamente ou ter que anotar os endereços em outro lugar, porque acha muito difícil digitar no celular.

Como acontece com outros assuntos relacionados a organização, é importante a gente encontrar uma ferramenta que tenha a ver com a gente. Não importa se será uma agenda de telefones de papel ou um iPhone de última geração. Não se sinta culpada(o) por preferir modelos mais tradicionais, pois o importante é utilizar algo que seja funcional, não ideal.

Celular / Smartphone

A vantagem do celular é estar sempre conosco e facilitar no momento da discagem. Hoje, é a maneira mais comum de armazenar contatos. No Android, você pode associar seus contatos à sua conta do Google, assim, centralizar seus contatos lá. A vantagem é poder editar através do computador e inserir dados adicionais (como endereços). Os usuários do iPhone podem fazer a mesma coisa, conectando à sua conta Apple. Quem utiliza Microsoft Outlook também consegue gerenciar através do Exchange, no celular. Se você se dá bem com essa alternativa, ela certamente é a ideal, por facilitar bastante o seu dia a dia.

Programa ou arquivo de computador

Tenho uma amiga que tem uma planilha com todos os seus contatos e não troca esse formato por nada. Já vi essa mesma lista em um documento do Word. Outras pessoas usam o Google Drive ou o Evernote, que tem um aplicativo relacionado chamado Hello (que linka seus cartões de visita digitalizados com a conta da pessoa no Linkedin). A vantagem de usar um arquivo ou programa é a acessibilidade, então garanta que ele esteja na nuvem, e não local. Outra vantagem é a customização – dá para montar listas de contatos bem bonitinhas no Word e, se precisar, imprimir e guardar em um fichário ou deixar no mural.

Caderno

A turma do papel certamente vai preferir a sua boa e velha caderneta de telefones e endereços para manusear essas informações. Se for o seu caso, tenha uma única, em casa, e uma para contatos “móveis” ou de trabalho, que você pode levar sempre com você. A vantagem de usar papel neste caso é não ficar nunca sem acesso às informações só porque acabou a bateria, além de manter os dados no caso de um roubo de celular.

Como dicas finais, seja qual for a ferramenta escolhida, ficam:

1 – Procure utilizar somente UM formato específico, para não se perder procurando as informações e inserindo dados em mais de um sistema diferente.

2 – Pegue um dia e organize todos os seus contatos, migrando o que estiver em outras plataformas. Se precisar do endereço de alguém, contate essas pessoas, pedindo. Quando elas responderem, migre para o seu sistema.

3 – Leve seus contatos sempre com você.

Como você costuma organizar os seus contatos telefônicos, de e-mail e endereços? Compartilhe nos comentários!

18 comentários

  1. Olá Thais, estou acompanhando seu blog tem um tempo e tem me inspirado bastante a tomar uma atitude sobre organização, por isso só tenho a agradecer o trabalho que você tem feito durante esse tempo todo.
    Meu método de organizar os contatos é utilizando os contatos do google e sincronizando com as agendas do google dos meus dispositivos! Acho muito prático e vejo que não preciso ter que passar a limpo sempre que trocar de aparelho ou perder!

  2. Atualmente, uso o celular centralizando todas as informações de contato, porém contatos mais próximos, como familiares, tenho endereço e nome completo em um caderno em casa (digitalizado também no Evernote).

  3. Thais, tenho a impressão que o texto não deixa claro que no caso dos smartphones ao sincronizar os contatos eles estão “na nuvem” e portanto salvos. Sem estresse na hora de trocar de aparelho.

    Bjos

  4. Quando usava Windows eu tinha uma planilha, uma vez por mês imprimia ou quando eram poucas as alterações, fazia na mão mesmo e alterava no computador e cel. Ao migrar para Apple, com IPhone e iOS ficou mais fácil, as alterações são feitas no iCloud e baixadas rapidamente, sem dizer que dá para imprimir, facilitando por não ter que passar horas copiando para uma agenda nova e mantendo os contatos sempre limpinhos… Desde que comecei a usar computador minha preocupacao sempre foi arrumar uma maneira de manter minha agenda de contatos impressa. Detestava ver a sujeira que ficava de tanto apagar, escrever com caneta…. nem pensar. E cá pra nós, tem gente que troca de número e e-mail como se troca de roupas….

  5. Oi Thaís, tenho usado o evernote, com a tag “Contatos”. Coloco o nome e a função, por exemplo “João Eletricista”.
    Assim fica fácil quando preciso buscar o próprio nome da pessoa ou quando preciso buscar ” a função”.
    Os contatos que ligo frequentemente acabo transferindo para o celular, para facilitar.
    Tem funcionado bem pra mim!

  6. Oi Thais, apenas para constar, quem usa iPhone tb pode sincronizar seus contatos com a conta do gmail. Faço isso a muito tempo, mantendo todos os contatos em um único local, sem perigo de perde-los e posso te-los em qualquer lugar e dispositivo, inclusive costumo gerenciar pelo gmail, no computador e isso eh replicado para todos os outros dipositivos, tablets android e iPhone. Depois de organizado é muito útil e simples!

  7. Pois é, já tive muitas dificuldades até q eu descobri que o Android sincronizada os contatos com meu email Google.
    Meu maior problema era q antigamente eu fazia uma agenda de contatos no Word, imprimia e colava na minha agenda anual, funcionava porque além dos telefones e emails eu também colocava informações importantes como por exemplo números de documentos, contas de banco (somente para pessoas que já tive que fazer depósitos), enfim esse tipo de coisa, que na maioria das agendas eletrônicas não permitem colocar.
    No Google eu adicionei essas informações no local de “Notas” e já me salvou várias vezes na minha vida, a última vez foi no domingo de eleição, fui p casa da minha mãe pois era aniversário do meu Vô, e eu esqueci meu título de eleitor, mas no meu smartphone eu já tinha colocado no campo de notas do meu contato, tudo número zona e seção. #ficaadica

  8. Ola Thais.
    O meu grande problema em ter apenas no Telemóvel era quando mudava de cartão de memoria ou de telemóvel e perdia info. Entretanto comecei a passar a minha agenda em papel de contactos p o google mas eram mais contactos antigos.. ha 2 meses quando precisei de mudar de telemóvel, pesquisei um pouco e enviei todos os meus contactos do tlm antigo p o google, dp cliquei em “localizar duplicados” e tirei umas horas p limpar informação e no fim c o novo tlm importei apenas a lista do google – adoro! Estão lá tb os aniversários (inclusive de casamento ou dos filhos) q estão visíveis no meu GCalendario e ainda uso o espaço de notas p informações das pessoas mais próximas, como o q mais e menos gostam de comida – uma boa ajuda p os jantares q fazemos cá em casa 🙂
    Para contactos de empresas, restaurantes, etc uso o evernote.

  9. Thais, a muito tinha pedido esta dica! Muito obrigada, gostei bastante! Também criei uma tag Contatos no Evernote, como a Isabella Vieira, mas achei pouco prática para a agenda de trabalho, que costumo ter vários contatos/ramais para um mesmo setor. Se tiver outra sugestão para usar no Evernote agradeço, pois gostaria de centralizar as informações lá.
    Bjs e sucesso.

    • Pode valer a pena colocar tudo na mesma nota, ou fazer uma nota por setor. Como a busca do Evernote é excelente, se você digitar o nome da pessoa e o setor, a nota aparecerá.

  10. Oi, Thais.
    Eu uso iPhone e também dá para linkar com a conta do gmail. Se eu altero um contato no gmail, muda no meu celular automaticamente. Se eu acrescento um número no celular, também aparece lá no gmail. É ótimo! Não troco por nada!

  11. Olá Thais,
    Eu gosto de ter todos os contactos no meu telemóvel (celular), porque é prático, mas sempre vou atualizando a minha agenda telefónica em papel, para os manter seguros e claro porque adoro a minha velhinha agenda telefónica.

  12. Olá Thais, eu organizo meus contatos no iphone/ipad/agenda inserindo uma letra antes do nome, assim:
    A (espaço) nomes e telefones mais importantes (meus filhos, p.ex)
    F (espaço) idem de membros da Família
    M (espaço) idem de aMigos (quando os P se tornam amigos migram para cá)
    P (espaço) idem de pessoas que conheci na internet ou outro local, conhecidos, p.ex
    S (espaço) idem de prestadores de Serviço (faxineira, pintor, pedreiro, etc. – aqui cabe um
    Exemplo: S Chaveiro João)
    + (espaço) idem de médicos, dentistas, laboratórios, etc.
    O (espaço) Outros

    Assim, se preciso buscar um telefone acho rapidamente, não preciso tentar lembrar o nome de uma pessoa e correr a lista toda.

      • Olá, como dicas são sempre bem vindas….. vai a minha!!! Eu utilizo esta mesma “regrinha” para organizar pastas dos meus e-mails, como muitas vezes a ordem alfabética não corresponde com ordem de importância, eu organizo em grupos por números antes do nome da pasta, então 00 – Escola, 00 – Inglês, 01- Faculdade, 02 – Família e assim por diante!!!
        Ah, Thais, tenho devorado seus textos/dicas!!! Bjs!

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui