32 ideias para ficar sem papel em casa e no trabalho

61
6742
  1. Habilite no seu banco (através do Internet Banking ou no caixa eletrônico) o recebimento dos recibos de débito no seu celular (via SMS) e nunca mais peça a segunda via.
  2. Cancele assinaturas de revistas impressas e deixe somente as assinaturas para ler via celular ou tablet.
  3. Para digitalizar a papelada, você pode usar um scanner, um tablet, um celular ou sua câmera digital.
  4. Digitalize seus folhetos de serviços delivery, coloque no Evernote (sugestão de tag: “Delivery”) e recicle.
  5. Para textos e documentos que precisam ser revisados por outras pessoas, use serviços como o Google Drive ou o Editorially.
  6. Em vez de usar papel para secar as mãos no trabalho, habitue-se a levar sua própria toalhinha.
  7. Baixe livros no Kindle (ou, se não tiver o aparelho, no aplicativo que pode ser usado em computadores, tablets e celulares) e doe os similares que você tem em papel.
  8. Digitalize suas matérias preferidas das revistas e recicle o resto. Coloque no Evernote (sugestão de tag: palavra-chave de acordo com o tema da matéria ou “Clipping” para todas).
  9. Escaneie fotos antigas e doe-as para familiares e amigos.
  10. Quando comprar algum aparelho eletrônico ou eletrodoméstico, digitalize o manual e coloque no Evernote (sugestão de tag: “Manuais”). Depois, recicle.
  11. Em vez de anotar coisas que viu e que ficou com vontade de comprar (livros, roupas), tire uma foto com o celular e envie para o Evernote (sugestão de tag: “Wishlist”).
  12. Digitalize seus cartões de visita e os recicle na sequência. Coloque no Evernote (sugestão de tag: “Cartões de visita”).
  13. Digitalize os desenhos e trabalhos de escola do seu filho e recicle-os. Se tiver apego material, pode deixar o mais recente na geladeira, por exemplo, e reciclar o restante. Coloque no Evernote (sugestão de tag: “Nome da criança” ou “Desenhos – Nome da criança”).
  14. Tire fotos do quadro negro ou das apresentações em salas de aula em vez de tomar notas. Você também pode gravar suas aulas em um arquivo de áudio (com autorização do professor) e colocar no Evernote.
  15. Guarde suas receitas preferidas de forma digitalizada no Evernote, em vez de guardar pastas, fichários, livros e cadernos, que ocupam muito espaço.
  16. Digitalize contas pagas para tê-las sempre que precisar comprovar algum pagamento. Se não quiser jogar fora depois de digitalizar, guarde por cinco anos.
  17. Digitalize documentos antigos.
  18. Digitalize antigos trabalhos da faculdade, assim como provas e anotações e recicle todos os papéis e cadernos.
  19. Digitalize cartas antigas e envie-as de volta aos seus amigos, como recordação.
  20. Digitalize um pouco todos os dias. Recebemos uma quantidade muito grande de papel e, se deixarmos acumular, deixaremos formar uma pilha gigantesca.
  21. Faça suas listas de compras no mercado, farmácia etc no Evernote em vez de levar escritas no papel (e perder ou esquecer).
  22. Digitalize apostilas, notas de aulas, resumos, mapas mentais etc e envie para o Evernote para poder ter acesso ao seu material em qualquer lugar.
  23. Pague suas contas pelo Internet banking e não imprima o comprovante. Salve-o no Evernote. Se algum dia precisar, imprima-o.
  24. Crie uma nota no Evernote com todos os seus contatos e livre-se da agenda telefônica de papel.
  25. Crie notas para pautas de reunião no Evernote e, depois, digitalize suas anotações e arquive junto com a ata.
  26. Digitalize atestados, exames médicos e receitas de medicamentos.
  27. Digitalize seus diários antigos e recicle-os. Tenha o hábito de fazer um diário hoje em dia, com uma nota por dia no Evernote (sugestão de tag: “Diário”). Você pode mesclar diversas notas em uma só, por exemplo, e isso pode ser muito útil caso você tenha enviado fotos ou outros documentos relacionados ao dia em questão. E também pode ser legal compartilhar a nota com amigos ou pessoas que estiveram com você naquele dia e pedem as fotos.
  28. Tire fotos dos folhetos de supermercados em vez de pegá-los. Você pode colocar todos em uma mesma nota no Evernote e comparar os preços.
  29. Digitalize seus exames e outros papéis da época da gravidez e recicle.
  30. Digitalize seus certificados de conclusão de cursos diversos, para ter sempre à mão quando precisar enviar para empregos novos ou matrículas em outras instituições.
  31. Mantenha seu currículo atualizado em uma nota no Evernote e, quando precisar enviar por e-mail, basta compartilhar a nota.
  32. Digitalize a carteira de vacinação e os exames dos seus filhos para tê-los sempre com você quando estiver em uma consulta médica e o pediatra solicitar.

61 comentários

  1. Aaaai essa é dificil.. adoro uma papelaria!! rsrs
    Thais, parabéns pelo seu blog. Conheci seu trabalho em agosto e acesso seu blog todos os dias. Várias dicas já tem mudado minha rotina. P.S: tbm moro em Campinas!!
    Boa terça!!
    Beijoss

  2. Ótimas dicas Thais!
    Para aproveitá-las, ainda aguardo ansiosamente uma psotagem sobre o seu control journal no Evernote. ^_^

    Beijão!

  3. Olá, Thais!
    Sou sua fã, pena que não consigo ter disciplina para me organizar como você. Bem, também comecei a experimentar o Evernote (versão gratuita). Uso o Waze para me guiar quando saio de carro também. Bem, se eu gravar um endereço no meu caderno de contatos de telefone, o Waze já “puxa” e entende o endereço. Peguei o cartão de visitas de uma Dra. que era 1a. vez que eu iria num outro consultório dela. Gravei tanto no Evernote como na agenda de contatos.
    O que aconteceu? Esqueci o celular e já estava atrasada para a consulta: tiver que arranjar um “orelhão” público, ligar a cobrar para a minha sogra que não sabe mexer em smartphone! Ainda bem que eu não joguei o cartão de visitas!
    Entendo o seu objetivo de destralhar. Mas há casos que se não tivermos um plano B, puxa! Passamos por apuros.
    Penso que se eu me organizasse melhor eu nem teria esquecido o celular e estaria dentro do horário. rsrsr.
    Bem, então vamos nos esforçar e curtir todos os momentos de nossas vidas!!!
    Parabéns!
    Lucia

      • Sim, mas nesse caso, a sogra que não sabe mexer no smartphone, poderia ter lido a informação que estava na agenda de papel sem dificuldades…

        • O foco nunca deve ser a tecnologia, mas o nosso comportamento. Se eu esquecer a ferramenta, tanto faz se for o celular ou uma agenda de papel – se eu esqueci, não vou poder ler do mesmo jeito. Portanto, o foco deve ser no hábito que te fará levar sempre a ferramenta com você, e não em qual ferramenta, pois isso cada um deve usar o que for melhor para si.

  4. Já estava louca para comprar um scanner, agora estou mais ainda!!! Comprei semana passada um HD de 1 tera, só falta o scanner que terei mitos problemas de papelada resolvidos!

  5. Adoro seu blog! Acesso sempre, mas essa história de digitalizar tudo não é comigo. Certos documentos tem que ser guardados em papel, pq não tem validade nenhuma dentro de um tablet (cartão de vacinação, receitas, provas de faculdade pra quem ainda está cursando, etc). Outras coisas não dá pra comparar: o papel escrito por nosso amigo, nosso diário e desenhos de escola com uma versão digital. Gosto de digitalizar material de estudo e reportagens de revistas. Uma sugestão que minha faz é ter uma caixa pra cada filho de recordação. Durante toda a infância ela juntou uma só de cada um e tá guardada no guarda roupa. De vez em quando a gente vai olhar as caixinhas enfeitadas feitas na escola, desenhos e cartinhas. Também tenho uma caixa que guardo lembranças importantes. Oq quero guardar ponho na caixa (diários, cartas, lembranças), se olho e penso que não quero guardar pra sempre jogo fora. A gente acha que vai juntar muita coisa mas no fim das contas nem ocupa tanto espaço assim.

    • Luciana, a ideia não é ter somente digitalizado. Alguns documentos precisamos manter ainda em papel, mas esses são muito poucos. A ideia é digitalizar e descartar o que não precisa ser mantido em papel, como receitas, por exemplo. Quanto aos documentos, é de extrema validade tê-los digitalizados, pois sempre precisamos deles para enviar (no caso de uma matrícula escolar ou novo contrato de emprego, entre outros).

      • Me identifiquei com o comentário da Luciana… Amei algumas ideias do post, como a de levar uma toalhinha para o trabalho, entre outras, mas digitalizar o desenho do filho… achei isso meio frio… os diários também… tenho alguns ainda, não consigo me desfazer… e não sou de guardar muitas coisas. Preciso evoluir muito o meu desapego ainda rs

  6. Thaís Bom dia!
    Adoro seu blog. Por sua influência mudei muita coisa na minha vida. Vi que organização eh fundamental na vida pra tudo. Sempre fui muito procrastinadora e ainda preciso melhorar, mas muita coisa mudou e pretendo continuar mudando! Até mesmo a perder peso você me ajudou. Vi que ser organizada ajuda até nisso! Perdi 19 quilos e foi tb devido a essa mudança de comportamento!
    Para esse ano de 2014 já estou planejando várias metas e projetos a serem realizados! Um deles eh me livrar da papelada inútil! Qual eh o scanner que vc comentou que está usando? Ele eh muito caro?
    Beijos Thaís e obrigada por tudo!!!!

      • Não conheço esta ferramenta… é muito diferente da proposta do blog? Sou acadêmica e tenho esse sério problema de ter que imprimir muito artigos para repassar para os outros autores… Se for muito destoante do blog queria saber uma página que tenha algum tutorial… Abs.

        • Editorially é um editor de textos online, semelhante ao Google Drive. Basta criar uma conta, escrever e adicionar outros usuários, se quiser que eles visualizem e editem o documento também.

  7. THAÍS, VOCÊ É UM GÊNIO! É SÉRIO!
    Menina, eu tenho uma papelada DESNECESSÁRIA aqui no meu quarto (tipo, a minha bagunça, sabe?) e to me querendo me livrar dessas coisas e dar uma geral por aqui.
    Eu ainda não tinha pensado na hipótese de digitalizar os mais importantes e os menos importantes ir para o lixo ou doar ou sei lá.
    Vou colocar muita coisa dessa lista em prática, você vai ver! 😀

    Beijinhos.
    http://www.november92.com

  8. Sou bem assim (e quero ser cada vez mais!)
    Além do papel ocupar muito lugar, no Evernote e outras nuvens (iCloud, Google Drive, Dropbox) eu tenho sempre acesso aos “papéis”, que antes estariam só em casa.

    Só um comentário sobre o item 10.: normalmente, já tem disponível no site do fabricante para baixar. Nem precisa digitalizar.
    Eu baixo e scanneio só a nota fiscal e outros comprovantes do compra para deixar junto.

    Bjs

  9. Thais, quando eu crescer quero ser bem parecida com vc!! rsrs Obrigada por dividir conosco tudo isso! Abraço.

  10. Gosto muito do Evernote, adoto quase todos os pontos da lista. Eu gosto da minha wishlist no delicious, mas criei uma no elefantinho para coisinahs que vi quando estava na rua e me interessaram. Criei por sugestão desse post. Mas não entendi a lista de contatos no evernote. se você tem o app, você tem um smartfone com agenda de contatos! Basta separar seus contatos em grupos. Ótimo post!

  11. Thais, com relação a papéis de bancos sei que muitas pessoas tem receio de jogar fora comprovantes de pagamento e faturas, então uma coisa que adotei há algum tempo e me dá a “segurança” do papel é o seguinte: recebo os recibos por SMS e a fatura via email, e os comprovantes também salvo em PDF.. Mas toda vez que o ano vira, solicito uma declaração de quitação relativa ao ano anterior.. é apenas uma folha e vale como comprovante no lugar de todos os papéis mensais. E isto vale para outras contas também, como energia elétrica e água (pelo menos as empresas da minha cidade, CPFL e Sabesp fazem). Poder guardar só um papel no lugar de 12 já ajuda a destralhar né 🙂

  12. Thais, como você tem feito com aquele monte de notinha amarelinha de cartão e cupom fiscal de tudo que compramos? Você tira foto na hora e sobe no Evernote ou você guarda e tira um tempo pra fotografar tudo que guardou? Como isso é armazenado no Evernote? No arquivo de referência? Ou tem um lugar especial para notas de compras e controle de despesas?

    Obrigada!

      • Nesse caso, seriam apenas arquivos soltos??? Digo, não fazem parte de um projeto? Porque sempre quando vou criar uma nota, sigo o fluxograma (se é uma tarefa ou um projeto) e taggeio de acordo com o que for.

    • Oi Taís,

      Uma dica que uso: só peço a segunda via quando eu realmente vou precisar. A segunda via da maquininha de débito/crédito sempre peço pra cancelar. Quando sair (muitos operadores funcionam no automático e a segunda vai sair), vai pro primeiro lixo possível.
      Nota/cupom fiscal que precisa ser guardado, normalmente preciso do físico mesmo. Tiro uma foto e subo no Evernote, mas mantenho o físico arquivado pelo tempo necessário (faço um aviso na própria nota quando posso jogar o físico fora).
      Essas atitudes ajudaram com os papéiszinhos em casa. Só falta botar o marido no esquema, pq sempre tem papel amarelo dele na bancada de casa, rs.
      :*

  13. Muito legais as dicas (:
    A única coisa que não faria seria doar fotos, pois acho muito bacana ver as fotos “palpáveis” de vez em quando hehe

  14. Adorei as dicas! Quem sabe eu consigo reduzir o volume da papelada de casa antes do ano acabar? Obrigado por compartilhar essas idéias tão úteis. Beijos

  15. Só acrescento a eterna necessidade de organização do que é digital e back up, pois mídias falham, HDs quebram, programas e formatos são descontinuados, principalmente os proprietários (que pertencem a uma empresa e não são de domínio público). Digital não é material, mas ocupa espaço, gera gastos e tempo. Hollywood hoje faz back up de todos as suas produções – 100% rodadas já em formato digital – em filmes cinematográficos, à moda antiga, pois concluiu que sai mais barato – e seguro – guardar assim. Precisa ter muito cuidado pra não perder de uma hora pra outra toda a sua memória e informações importantes…

  16. Oi Thais!
    Puxa, estou virando “a louca” do Evernote, querendo digitalizar o máximo de coisas. Detesto papelada e o mecanismo de busca do Evernote ajuda demais.

    Faço doutorado e, por mais que os artigos científicos que eu precise ler ou os esquemas experimentais possam ser feitos no computador, simplesmente parece que minha mente funciona melhor quando escrevo com papel e caneta. Por isso, eu continuo escrevendo e esquematizando as coisas no papel, mas depois tiro a foto e jogo o papel fora.

    Não é o ideal do ponto de vista de redução de resíduos sólidos, mas é ótimo para não acumular papelada.

  17. Oi Thais, nāo sei o que eu estou fazendo de errado. Já tentei usar o evernote mas nāo me dei bem. É obrigatório ter um computador ou laptop? Pois uso apenas o ipad e o meu celular. Da mesma forma nāo me dou bem com o dropbox, pois nao consigo configurar ambos direito.

  18. Botando esse post inteiro no Evernote dhjá!
    Várias ideias bacanas que ainda não faço.
    Papéis não me incomodam em casa, tenho poucos, mas a ideia de poder acessá-los quando quiser é fantástica.
    :**

  19. Só discordo de dois itens: fotos ( a gente nunca olha elas on line) e acho maravilhoso numa reuniao de familia sentar tdo mundo e relembrar alguns momentos…nao tem preco. E quanto aos livros…p quem AMA ler como eu sabe o verdadeiro valor q eles tem…digital nao e a mesma coisa….tenho prazer em folhea-los, empresto p algumas pessoas e tb atraes das paginas incentivo meus filhos a lerem, figuras sao muito importante p criancas e hj em dia elas ja tem coisas virtuais demais em suas vidas…livro é imprescindível p o conhecimento…

    • Eu, pelo contrário, só olho elas online. =) Em casa, as que eu gosto ficam em porta-retratos e o restante, em álbuns que ficam guardados.

      A reunião de família vendo fotos ainda pode acontecer, mas os álbuns estarão na casa de outra pessoa, não na sua. Essa é a ideia.

      Quanto a livros, sou bibliófila e tenho mais de 500 em casa, mas somente os que eu amo. Mas nem todo mundo é assim. Muitas pessoas mantêm livros pelo simples hábito de manter.

  20. Nunca se esqueça de manter a bateria de celulares, micros e afins carregada para ter acesso aos documentos digitalizados no momento em que mais precisamos deles!!!!

  21. Estou fazendo uma limpeza aqui em casa e estou começando a usar o Evernote hoje… Ainda não sei se gosto, mas acho que isso irá me ajudar muito. Esse post veio a calhar, haha.
    Estou deixando ele aberto e lendo conforme precise de algum detalhe e tenha esquecido. Muito obrigada!

    Beijos.

  22. Olá Thais..

    Estou de mudança e tem muita tralha, papéis de 5 anos de faculdade + 2 de pós e uma loucura fora mil comprovantes de pagamentos. Sem saber o que fazer com tudo isso já que não tenho mais espaço pra eles. O post resolveu quase tudo. Obrigada pelas dicas, não tem como não ficar apaixonada pelo evernote agora|!

  23. Thais, muito prazer em poder fazer parte deste grupo, a muitos anos estou a procura de uma ferramenta que estaria a auxiliar de forma rápida e eficiente a organizar meus documentos.
    Encontrei o GTD e o Evernot, o qual recentemente comprei uma assinatura Premuim de um Ano, tudo isso graças aos teus ensinamentos neste blog. Minha dificuldade conforme o tema abordado “Digitalização”, como digitalizar documentos de forma rápida, sem perder tempo, hoje estou usando uma impressora HP C4480, coloco o documento em sua bandeja, solicito a impressão tudo é armazenado em uma pasta unica. Depois abro o Evernot, peço uma nova nota, arrasto arquivo digitalizado um por um, processando, desta forma é possível o problema e o tempo e o esforço mental para esta atividade. Digitalizar ao meu ver tem que ser semelhante ao colocar o documento em uma gaveta, sem muitos esforços e rápido.

    Muito obrigado por tudo que tem compartilhado, você esta conseguindo ajudar milhares de pessoas tenho certeza.
    Um forte abraço e muitos sucessos.

  24. Bom dia, Thais!

    Estou querendo eliminar a papelada em casa e adoro o Evernote. Estou escaneando várias matérias de revistas e matérias e trabalhos de faculdade para ver minha casa mais “limpa”. Acontece que recebi um email da própria Evernote dizendo:

    “Houve uma quantidade extraordinária de atividade em sua conta do Evernote.
    A melhor forma de utilizar o Evernote é para impulsionar a sua produtividade (tomar notas, capturar conteúdo da web e colaborar com os colegas de trabalho).

    A utilização do serviço para atividades não compatíveis como fazer o backup de discos rígidos ou como uma ferramenta de arquivamento poderá impactar negativamente a sua experiência com o Evernote. Em casos extremos, poderá até resultar numa interrupção temporária do serviço.”

    Gosto do Evernote por fazer buscas de palavras como tags e palavras dentro dos arquivos.

    Já aconteceu isso com você? Qual a melhor saída?

    Por receio de ser bloqueada ou perder o material escaneado pensei até em usar o Google Drive, mas ele não faz busca de palavras em imagens, mesmo depois de transformá-los em PDF, depois de ter feito testes.

    • Nunca aconteceu isso comigo, seria legal entrar em contato com o suporte deles.

      Eu não teria receio de perder nada lá não, mas é importante você ter segurança nos serviços. 🙂

      Obrigada por compartilhar.

  25. Tenho pavor de papéis. Tudo é digitalizado. Quanto às fotos doei pra minha mãe e digitalizei as demais, em reuniões familiares coloco na entrada usb da TV e ficamos felizes e destralhados.
    É uma alegria ter pouco papel pra na hora de uma urgência procurar um documento específico.
    As pessoas não entendem bem ainda. Ganho no mínimo 3 agendas por ano….

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui