Como ficar sem papéis em casa: cozinha

Estou em uma fase de digitalização total de toda a papelada que continuava presente na minha vida e planejei uma série de posts sobre como você pode fazer isso também. Hoje eu li um post em um blog gringo sobre como montar um centro de controle na cozinha de casa, e tinha tanto papel que fiquei me perguntando como nós acumulamos tralhas sem nem questionar se há alternativas. Por isso, este post tem dicas de como diminuir a papelada na cozinha.

Receitas

Eu adoro livros e cadernos de receitas, ainda mais pelo valor sentimental. Você tem um caderno de receitas da sua mãe, vó, tataravó com grande valor sentimental? Mantenha! Porém, se não fizer assim tanta questão, você pode digitalizar as páginas e enviar para o Evernote (www.evernote.com), por exemplo, ou salvar no Dropbox (www.dropbox.com). A ideia é poder acessar essas e outras receitas do tablet, do celular ou do notebook – ou seja, quando você estiver na cozinha. Não adianta nada salvar as receitas em um CD se você nunca vai estar com o CD por perto. por isso, eu recomendo o Evernote ou o Dropbox, ou outro serviço semelhante, como o Google Drive.

Eu digitalizei todas as minha revistinhas de receitas, receitas recortadas de revistas e até mesmo de alguns livros e me desfiz de tudo. Liberei muito espaço na cozinha, pois eu tinha uma pasta com tudo isso, além de livros menores. Deixo tudo no Evernote, aí fica fácil de acessar pelo celular ou pelo tablet quando estou na cozinha ou no mercado, fazendo compras.

Lista de mantimentos

Eu costumava manter uma prancheta pequena com papel e caneta para anotar o que tinha na despensa e o que precisava comprar. Hoje, tenho uma nota com inventário da despensa no Evernote (tag: Control journal), assim como uma nota com checklist de compras para o mercado (tags: Rotina semanal, @mercado).

Diminuir a papelada em casa é fácil. Aos poucos, a tecnologia vai nos ajudando a destralhar e a ter tudo de forma mais prática no dia a dia. Você já implementa algumas dessas ideias? Conte nos comentários!