Reveja sua lista de despensa e modifique o que for necessário

9
2871
Imagem: Make Bake Celebrate
Imagem: Make Bake Celebrate

Ter uma lista de despensa é legal porque nos ajuda a não precisar pensar nisso sempre que precisamos ir ao supermercado. Eu já fiz alguns posts sobre organização da despensa antes que podem ajudar. Veja quais são:

Por fim, ter uma lista para a despensa facilita e muito. O ideal é que você tenha uma lista com todas as necessidades da sua família (nomes dos produtos e quantidades) e reabasteça a despensa sempre que necessário. Não tem muito segredo além disso. Aqui em casa, prefiro fazer compras semanalmente, pois acho que assim controlamos melhor as validades. Isso também porque não temos muito espaço, então não podemos comprar em grandes quantidades. Mais uma vez, não existe um modo certo de fazer as coisas, mas aquele jeito que funciona para cada um.

Onde guardar essa lista?

No seu control journal! É sem dúvida o melhor lugar para guardar sua lista de despensa.

Você também pode fazer como na foto acima e deixá-la na própria despensa, seja pendurada na porta, seja em um caderno ou pastinha dentro da estante. O importante é que seja prático de consultar, atualizar e levar ao mercado.

Você também pode deixar a lista no seu celular, mas isso só funciona se você for a única pessoa a fazer compras na sua casa.

Revisão sempre

É importante fazer uma revisão frequente dessa lista para ver se você não está colocando coisas a mais (e gastando mais) ou se as quantidades estão insuficientes. Faça ajustes. A dinâmica de cada família muda com o passar do tempo, assim como a lista sofre variações ao longo do ano, dependendo do clima. É importante sempre prestar atenção.

O objetivo de se fazer a lista de despensa é justamente não precisar quebrar a cabeça quando for ao supermercado, mas a missão final dela é justamente fazer com que sua família não passe necessidades. Logo, a revisão é fundamental. Recomendo uma revisão semanal para verificar o que precisa ser comprado e uma revisão mensal das necessidades, especialmente porque você pode precisar comprar itens para festinhas e outros que não estejam incluídos na lista normal.

Boas compras.

9 comentários

  1. Estou precisando me adaptar a essa ideia de compra semanal, aqui em casa somos só dois, mas morro de “preguiça” de ir ao supermercado, aí acabo fazendo uma compra mensal. mas como vc disse, as vezes as coisas acabam vencendo ou estragando. aff

  2. Providencial este post! Depois de um longo tempo agora possuo uma pequena despensa em casa e já estava me martirizando com relação a melhor forma de utiliza-la… Muito obrigada!!!!

  3. oi Thais, sou a Larissa, tenho 24 anos e moro eu e minha filha de 5 anos, conheci seu blog através do blog “morando sozinha” e me apaixonei, são ótimas as suas dicas, gostaria que vc fizesse um poste sobre jardim e horta em casa, pois tenho um terreiro na minha casa, muito bom, onde tem muita terra, sempre quero colocar em pratica o jardim de um lado e a horta do outro, mais nunca sei por onde começar, a casa é de aluguel, ainda não comprei a minha..rsrs, então não posso investir muito, mais como a casa é muito boua e eu pago um aluguel muito em conta, gostaria de cuidar desse terreiro, será que vc teria algumas dicas?? vo aguardar sua respota…bjss e Parabéns pelo seu trabalho!!

  4. E como convencer o marido q vc tem uma despensa e não um estoque??? VIVO tentando comprar o essencial, que não vá faltar no fim do mês, mas q tbm não sobrecarregue a despensa a ponto de estragar certas coisas, mas não adianta… sempre voltamos do supermercado com produtos de estoque, como se mês que vem (ou na próxima semana) fosse acontecer algo q nos impediria de sair de casa pra qquer coisa e precisássemos ter alimento de sobra… afe…

    • Telma, já pensou em dividir sua compra mensal em compras semanais? Assim cria mais segurança para você e seu marido, pois, ao estar sempre acompanhando o consumo para fazer a lista da semana, sabem que sempre vão ter o suficiente até a próxima compra. Se adquirirem um pouco mais que o necessário na despensa, podem passar duas semanas sem fazer compras ou apenas adquirir os itens de reposição. (Sugestão minha, ok? Passei por este processo :P)

  5. Esse post é bem antigo, mas mesmo assim gostaria de deixar uma dica bacana que vi em algum site que agora não me recordo o nome, que é substituir a lista de compras do supermercado por fotos da despensa, isso só funciona se deixarmos os produtos enfileirados deixando-os visíveis como numa prateleira de supermercado, e antes de ir às compras é só tirar uma foto do mesmo, não demora nem 2 minutos! Isso pode ser aplicado à geladeira também, então só faço a lista dos alimentos perecíveis que serão utilizados no cardápio da semana ou algo muito específico que não costumo estocar. Abraço e parabéns pelo blog!

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui