Categoria(s) do post: Casa, íreas da Vida
Imagem: Apartment Therapy
Imagem: Apartment Therapy

Separar a despensa por setores e categorias é a melhor maneira de organizá-la. Segue uma sugestão de categorias para que você possa fazer isso:

[list]Bebidas – Geralmente ficam na parte de baixo da despensa, por serem garrafas pesadas. ígua, sucos, refrigerantes, vinhos, cervejas, entre outras. Se você gosta muito de vinho, pode querer ter uma pequena adega somente para eles. Algumas cozinhas têm compartimentos para guardar garrafas na horizontal.

Mantimentos de mercearia – í“leos, azeites, mostardas, ketchups, maioneses. Molhos, patês, azeitonas, latinhas de atum e sardinha. Temperos diversos. Manteiga.

Mantimentos secos – Massas, arroz, feijão, farinhas, lentilha, legumes enlatados, sopas de pacote, macarrão instantí¢neo, amendoins, frutas secas, açúcar, sal.

Doces – Chocolates, biscoitos, creme de leite, leite condensado, gelatinas, adoçantes, geléias.

Alimentos em conserva – Carnes, legumes, frutas.

Comidas de bebê – Papinhas, leites, Sustagen.

Alimentos para o café-da-manhã – Cereais, leite.

Frutas

Legumes[/list]

Uma boa maneira de planejar a setorização da despensa é lembrar das seções do supermercado. í‰ interessante setorizar da mesma forma porque isso fico no seu inconsciente e acaba ficando mais fácil encontrar os alimentos.

Veja outros posts sobre a arrumação da despensa aqui.

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe seu comentário

7 comentários

  1. Este post é muito interessante porque aplico isso cá em casa.

    Esta foi a primeira mudança que fiz na minha despensa:
    http://aproveitaravidaja.blogspot.pt/2011/01/revolucao-na-dispensa.html

    Esta foi a seguinte que vai muito de encontro ao que escreveu e só posso dizer que resulta na perfeição. Nunca mais voltei a ter a despensa desarrumada ou desorganizada.
    http://aproveitaravidaja.blogspot.pt/2012/06/revolucao-na-dispensa-iii.html

    Em breve farei outro post para mostrar como está agora.

    Vale bem a pena o esforço para arrumar/organizar tudo como deve ser.

    Bjs,
    Anabela

  2. Juliana comentou:

    Thais, bati o olho na imagem que você colocou para ilustrar o post e falei: que lindo! Mas depois fiquei pensando, que ao guardar as coisas em potes assim fica bonito, fica bem acondicionado, mas se não for consumir meio rápido acaba se perdendo o controle da data de validade. Por aqui a única coisa que vai pra pote é arroz, feijão, macarrão e café, o resto, embora não muito prático, fica nos próprios pacotes. Como você organiza as suas coisas?

    Beijão

    1. Aqui fazemos compras por semana, enṭo sabemos que a validade ̩ curta Рcompramos o que usamos mesmo. Com itens de longa dura̤̣o, eu anoto com etiquetas a validade, caso eu jogue fora a embalagem.

  3. Julia Michels comentou:

    Thais, li o coment da Juliana (acima) e lembrei de um episódio do programa Santa Ajuda, da Micaela Goes, passa no GNT, e ao organizar uma despensa por potes, ela recortou a validade dos pacotes e inseriu junto nos potes, de forma que ficasse visível “de fora”. Espero ter ajudado.
    Adoro o blog.acompanho

  4. Simplesmente amei as dicas, com certeza vou por em prática aqui em casa.

  5. Heleonora comentou:

    Amei as dicas sempre acompanho seu site e aproveito as dicas, bjs obrigada.