Casa, Limpeza, Áreas da Vida

Limpeza da casa: um cômodo por dia

Estou testando um novo modelo de limpeza do apartamento aqui e tem dado certo, por isso fiquei empolgada para comentar com vocês!

Não existem métodos certos ou errados, melhores ou piores, mas sim aqueles que combinam mais com o seu estilo de cuidados com a casa. Eu vivo mudando, pois adoro testar. Desta vez, estou testando o método de limpar um cômodo da casa por vez e tem dado bastante certo. Estamos fazendo assim:

[list]Dia 1 – Entrada
Dia 2 – Cozinha
Dia 3 – Área de serviço
Dia 4 – Sala
Dia 5 – Varanda
Dia 6 – Banheiro 1
Dia 7 – Escritório
Dia 8 – Quarto do filhote
Dia 9 – Banheiro 2
Dia 10 – Nosso quarto
[/list]

Aí vocês me perguntam: “mas Thais, porque Dia 1, Dia 2 e não Segunda, Terça, Quarta etc?”. Muito simples. Porque, se eu colocar que na terça eu vou limpar a cozinha, e precisar sair na terça, significa que eu ficarei sem limpar a cozinha até terça que vem? Não. Então é melhor montar um ciclo de limpeza ao longo da semana de modo que eu possa começar quando puder. Não tem um dia da semana certo, mas uma sequência. Eu sei que, se hoje eu limpar a entrada, amanhã vou limpar a cozinha, depois a área de serviço e por aí vai. Quando eu limpar o nosso quarto, sei que no dia seguinte vou recomeçar todo o ciclo, limpando a entrada.

Para fazer o mesmo na sua casa, selecione um cômodo para cada dia e distribua como achar melhor. Se em determinado dia você não puder, por quaisquer motivos, limpar a casa, é só transferir para o dia seguinte. Se você não pode nunca limpar a casa e descobrir que está transferindo para o dia seguinte muitas vezes, talvez limpar uma vez por semana funcione melhor para você.

E o que fazer em cada dia?

A mesma limpeza que você faria se pegasse um dia da semana para limpar tudo. Ou seja, aquela limpeza mais geral, do que ficou acumulado durante a semana, como passar um pano úmido no chão, limpar a geladeira, o microondas, tirar o pó, guardar o que estiver fora do lugar.

Eu penso assim quando começo: se eu fosse fotografar esse cômodo para uma revista ou se uma visita chegasse agora, como eu gostaria que ele estivesse? Então tiro tudo de dentro do cômodo que possa atrapalhar a limpeza, limpo, e depois volto somente com o que tiver lugar. O que não tiver lugar será guardado em outro espaço mais adequado ou doado. Não sei porque temos essa mania de deixar em um cômodo o que pertence a outro! Já falei sobre isso aqui e reforço: a maneira mais fácil de arrumar a casa é sempre levar algo com você quando você deixar um cômodo. Não custa nada e é prático. Você vai ver como esse pequeno hábito vai facilitar a sua vida.

Essa história de limpar um cômodo por dia tem dado bem certo aqui em casa. O melhor de tudo é ter o final de semana livre – eu não preciso perder um dia inteiro limpando a casa e ficando exausta depois. Também não fico cansada ao limpar quando chego do trabalho porque em cerca de 1h limpo os cômodos menos complexos (entrada, varanda, quartos, escritório, área de serviço) e levo cerca de 2h para limpar os mais problemáticos (cozinha e banheiros). Isso significa que eu gasto mais tempo somente em dois dias de dez, o que é um ganho considerável.

Vantagens

Esse ciclo também garante que a casa esteja sempre limpa e, quando o cômodo estiver ficando sujinho, já será hora de limpá-lo novamente. É um intervalo de 10 dias para cada cômodo, no nosso caso. Casas menores levam bem menos tempo. Se você tiver uma casa com um quarto, um banheiro, uma cozinha, uma sala e uma garagem, vai levar somente cinco dias para recomeçar o ciclo. Para casas maiores, pode ser uma boa colocar dois cômodos por dia, mas aí considere o seu cansaço e sua disponibilidade. Se você tiver empregada, talvez este não seja o melhor método a ser aplicado, mas sim a checklist de limpeza diária, semanal etc.

Gostei bastante de implementar essa ideia aqui porque dá aquela sensação de dever cumprido e casa limpinha todos os dias, sem ficar cansada por ter passado o dia inteiro limpando. Também não é um tempo enorme perdido todos os dias, mas um tempo mínimo que passo limpando a casa.

Checklist de limpeza diária

Lembrando que, para quem mora sozinho(a), há também outras tarefas de todos os cômodos que devem ser feitas diariamente, como lavar a louça, trocar as lixeiras etc. Então faça sua lista diária só com o essencial. Quem mora com outras pessoas pode dividir essas tarefas. Aqui em casa, eu fiquei com a limpeza maior (que eu adoro fazer) e meu marido fica com a checklist diária, “mantendo” a casa ok.

Precisa manter essa checklist diária em qualquer caso, qualquer método de limpeza. Essa checklist de limpeza diária é o básico que você precisa para ter sua casa funcionando. Não há segredo e cada casa tem a sua, mas basicamente é composta por tarefas como lavar a louça, arrumar a cama, trocar as lixeiras, varrer o chão da cozinha, guardar os pratos do escorredor, coisas assim. Monte a sua de acordo com o que você acha essencial fazer diariamente. Ela não se mistura com as outras limpezas que você fizer, seja que método for.

Alguém já fez essa experiência de limpar um cômodo por dia? O que achou?

Você também pode gostar...

Posts mais acessados

73 Comments

  1. Eu acho

  2. Eu acho que este método nao funcionaria para mim. Nao me agrada a ideia de sair de um comodo super limpo e entrar em outro nem tao limpo assim. Além do mais, acho que levamos poeira de um comodo para outro nos sapatos, por exemplo, sujando muito mais rápido aquele único comodo que acabamos de limpar, se o resto ainda estiver sujo.
    Claro que é super cansativo limpar a casa toda uma vez por semana, mas ainda nao encontrei outro método que seja aceitável para mim, entao continuo dedicando uma manha no fim de semana (sabádo ou domingo, de acordo com minha disposicao) para isto. Por sorte, meu marido me ajuda. Eu aspiro o chao da casa toda, ele passa o pano molhado e tira o pó dos móveis. Eu limpo os espelhos e a cozinha detalhadamente. E assim vamos vivendo. 😉 Nos finais de semana também lavo e passo roupa, rego as plantas e troco a roupa de cama e banho. O que tem me ajudado bastante sao as checklist. Sabendo o que tenho que fazer, posso distribuir as tarefas ao longo do final de semana. Como tenho as sextas livres, entao tenho 3 dias para executar minhas tarefas semanais. 😉

    1. já fiz essa experiencia para não acontecer de um cômodo sujar o outro é preciso fazer aquela dica que ela deu de manter todo dia organizado,eu vinha com um paninho úmido no corredor passando pela casa sutilmente e não acumula mesmo,é bem legal pode tentar..

  3. amei a ideia! acho que resolve meu problema da culpa. vou experimentar!!

  4. Eu realmente estava precisando ler isto, não aguento mais perder uma manhã ou tarde do fim de semana pra limpar a casa.

    Irei coloca-lo em prática imediatamente.

    Parabéns pelo post

  5. Amei a ideia e fiquei animadíssima para experimentar. Vou começar hoje!

  6. Muito boa a ideia! Thais, gostaria de dar uma sugestão de post que iria me ajudar muito. Me formo no final do ano e hoje é meu ultimo dia de estágio. Não sou uma pessoa muito organizada, mas me esforço muito. O meu pedido é o seguinte: como se organizar para procurar um novo emprego. Se puder me ajudar ficarei muito agradecida! Beijos

    1. Oi Paula, tem um post no blog sobre esse assunto. Espero que ajude!

      1. Obrigada!! 🙂

  7. Vania Lacerda says:

    Acho a idéia ótima. Aqui em casa já faço mais ou menos assim: o geral tem que ser feito sempre. Para limpezas mais detalhadas, vão-se revezando os comodos. E algumas coisas vão no “olhômetro”: limpam-se os lustres quando parecem sujos…

  8. Su Figueiredo says:

    Para mim não funciona porque detesto ter de montar o aspirador e prefiro fazer tudo no mesmo dia doi que ter de fazer isso todos os dias, para além disso, com 4 pessoas em casa o lixo das outras divisões acabaria por ser arrastado para as que já foram limpas. Mas também por uma questão de tempo tenho um dia livre que dedico a essa tarefa e faço tudo de uma vez.
    Tem a ver com a disponibilidade e se temos alguém com quem partilhar as tarefas.
    beijocas

    1. Oi Su, mas as outras três pessoas na sua casa também não fazem as tarefas?

  9. Não sei se funcionaria para mim… tb não me agrada a idéia de um comodo estar limpo e o outro não. Ate porque tenho cachorra em casa, ficaria levando pelos de um comodo pro outro… mas vou tentar, não custa. Tb não gosto de me matar no sabado pra limpar tudo e ficar mega cansada…

  10. Adorei!!! Mais uma dica esta questao do dia, pois estava dividindo pela semana e quando nao dava ja viu ne, aqui em casa tenho testado tudo, esse realmente foi o melhor, tbm a divisao entre todos me descansou um pouco, mas falta um pouco de comprometimento de todos. A geral para casa funcionar bem ficou com meu filhote de 13 anos e eu supervisionando, paga 50.00 para manter o basico, a casa fica sempre com cara de arrumada e ele ta aprendendo pelo menos a nao baguncar porque sabe que da trabalho. Muito obrigada por tudo sou sua fa e da Fly Ro qdo crescer quero ser igual a vcs… Um super bj

    1. Letícia says:

      Nossa adorei esta idéia sua de pagar 50,00 para seu filhote ajeitar a casa rsrs, o meu tem 12 anos e não quer fazer nada, tenho três homens em casa, vc imagina a loucura que é? Meu esposo, meu filho mais velho de 12 anos e meu mais novo de 4, ufa, são muito bagunceiros meu Deus!!!!

  11. Janaina Marcelino says:

    Eu já utilizo esse sistema de dividir a limpeza durante todos os dias há mais ou menos um ano. No começo dividia os comodo durante os cinco dias da semana, hoje limpo segunda, quarta, sexta e aos sábados. Mais ou menos 1h20 por cada dia. Dai se por exemplo numa quarta feira preciso sair, tento fazer o que faria na terça ou quinta feira. Mas percebo que dessa maneira a casa se mantem muito mais organizada. Porque em todos esses dias dou uma varridinha básica e já aproveiro para arrumar oque tiver fora do lugar.
    Tenho um pouco de dificuldade o que foge um pouco da limpeza semanal, tentei criar cronogramas mensais, trimestrais e semestrais mas não consegui colocar em prática ainda.
    Tudo isso veio pelo seu blog e também pelo Fly Lady que adaptei ao meu estilo / casa.

  12. Bem melhor assim, porque é menos cansativo do que limpar tudo num dia só. Beijos

  13. Eu também faço mais ou menos assim. Mas nessa época do ano, com tanta poeira, tenho que passar pano úmido mais vezes. No geral fica assim:
    dia 1 – pano úmido nas janelas e no chão da casa toda
    dia 2 – quartos
    dia 3 – banheiros
    dia 4 salas e garagem
    dia 5 – cozinha e quintal

    Procuro deixar um pano úmido no chão, na entrada dos cômodos que limpei para não trazer pó dos outros cômodos. Procuramos tirar os sapatos quando entramos em casa, mas nem sempre lembramos : ) Essas coisas ajudam a manter o chão menos sujinho.

  14. Thaís, eu vivo um dilema… rs

    Eu operei a coluna há um ano e meio, ao todo foram três intervenções. Eu sempre fui muito organizada, minha mãe e eu limpávamos a casa num tapa. Mas agora com essa coluna assim eu fico limitada, pois não tive alta ainda.

    O que eu posso fazer para ajudar e não ficar tão pesado pra ela, eu faço, como lavar louça, arrumar camas, mas me abaixar…. Passar um aspirador na casa, um pano no chão, eu já travo.

    Quando a gente está doente ou limitada desse jeito, qual é o melhor modo de se organizar com as coisas da casa? Tirar tapetes e cortinas que juntem muito pó? Limpar aos poucos ao invés de fazer um dia específico de faxina?

    Abraço!

    1. Amiga, talvez outras pessoas possam te dar dicas até melhores, mas eu vou te contar como foi quando a minha filha nasceu, quem sabe alguma coisa se aproveita. Eu fiquei um bom tempo sem conseguir me abaixar e nem carregar peso, então tive de aceitar ajuda das outras pessoas, sempre que elas podiam ajudar. Nos começo tive uma pessoa que fazia faxina 1 vez por semana, depois tive de me virar sozinha. E percebi que tinha de abrir mão do que eu considerava “ideal”. Eu não conseguia arrumar a cama, pois o colchão é muito pesado, então pedi pra dobrarem as pontas do edredon em volta do colchão e prender bem, então dormia em cima do edredon pois assim desarrumava menos. Deixava várias sacolinhas dentro da lixeira, assim só tinha de tirar a que estava cheia e já tinha outra ali pronta no lugar. Passar roupa, só as que o meu marido usava para trabalhar e as da bebê, o resto eu dobrava e já guardava. E colocava uma bacia na sala e ia jogando tudo o que pertencia a outros cômodos, então quando o marido chegava à noite ele carregava a bacia para o quarto e eu organizava no dia seguinte. E ele não entrava com sapato usado na rua, para não sujar o chão. Deixava um vidro de álcool e um paninho na pia do banheiro, e um vidro de desinfetante ao lado do vaso pra facilitar a limpeza. Enfim, eu ia devagar e pedia ajuda sempre que algo pudesse me machucar. Se você não priorizar a saúde acima de tudo pode acabar gerando mais complicações. Seu caso parece bem sério, será que não consegue uma pessoa para fazer a faxina pesada pelo menos a cada 15 dias? Procure se cuidar, fique bem e boa sorte!

  15. Oi Thais, como vc diz que divide as tarefas domésticas, fiquei curiosa pra saber: vc e seu marido limpam o mesmo cômodo ao mesmo tempo? Ou se revezam?
    Pensei em bolar um esquema aqui em casa também, mas, como ela é grande (seriam 11-12 cômodos) ainda não defini como ficaria melhor… e sem contar que tanto eu como meu marido nos sentimos incomodados se só um de nós está limpando e o outro está vendo tv, por ex…

    1. Depende muito. Às vezes fazemos juntos, às vezes ele limpa sozinho, às vezes eu limpo sozinha… às vezes ele limpa um pouco durante o dia e eu termino à noite etc. Não existe regra nesse caso.

  16. Tenho seguido mais ou menos esse “método” de um cômodo por dia e o checklist diário também, tem dado super certo aqui em casa, chego do trabalho brinco com as crianças, dou jantar, banho e coloco pra dormir, aí já são nove e pouquinho. Recolho a roupa do varal, coloco a roupa suja na máquina, sabão, amaciante e deixo pro marido ligar a máquina no outro dia. Lavo a louça, preparo o almoço do outro dia (tenho que me organizar pra congelar a comida, vai me sobrar bem mais tempo todos os dias), limpo o fogão e limpo algum cômodo e recolho o lixo. O marido também ajuda mas como fizemos mudança faz pouco tempo e ele ralou pra caramba estou dando um tempo pra ele.
    Tem os dias que faço uma hidratação de 15 minutos nos cabelos e rosto e outros dias que faço unha, etc. (o problema é que nesses dias vou dormir as 00:30, agora encontrei um creme que promete hidratar em um minuto vamos ver se funciona, falta um pouco de organização pra poder ir dormir mais cedo…
    Mas até que enfim estou mantendo minha casa organizada e limpa e tendo tempo pra me cuidar, mesmo com dois filhos, um de 2 anos e meio e uma de 10 meses e chegando em casa às 19:00 horas. Estou muito feliz! Obrigada Thais!! 😀 Rimou…

    1. Vania Lacerda says:

      Keliane, parabéns pela disposição! Vc faz muita coisa mesmo, pouca gente daria conta…

  17. Desculpa Thais, as aspas eram pra estar no “mais ou menos” e acabei colocando no “método”, desculpa.

  18. Eu concordo com a Elis. Para mim esse método não funciona pois a sujeira dos outros comodos acaba sendo levanda (com os pés) para o comodo limpo. Ainda mais com criança pequena e marido que parece que tem pregos nos pés e sai carregando tudo (inclusive os tapetes)… O método de fazer tudo em um dia só até que funcionava aqui em casa qndo o marido tinha mais disponibilidade para dividir as tarefas comigo e qndo não tinhamos filho. Mas agora praticamente sozinha e com um menino lindo de 1 ano e meio, que eu quero apertar o tempo todo, como eu faço?…. Atualmente o que tem funcionado é o seguinte: o dia da faxina seria sábado, então na 6º feira a noite, depois que o filhote dorme (e a vantagem é que ele dorme cedo), eu adianto o máximo de tarefas possiveis… no meui caso por exemplo: coloco roupas na máquina, tiro o pó dos moveis (menos do quarto), troco as roupas de cama/banho, adianto o almoço do dia seguinte, limpo o fogão, lavo e guardo a louça, tiro o lixo, lavo o quintal…. enfim tento fazer o máximo que der, para que no dia seguinte, só tenha que limpar o chão e outras coisinhas…
    Assim tem funcionado pra mim, mesmo que as vezes eu vá dormir de madrugada, fico mais tranquila em saber que no dia seguinte terá menos coisas pra fazer e mais tempo para meu filho. Adoro sue site! Att. Kelly Ortiz

    1. Olha, é melhor limpar um pouco do q não limpar nada. Com criança passar um pano na casa toda as vezes é essencial. E caprichar mais onde o bebê brinca. E depois caprichar mais cada cômodo em separado. É ótimo quando temos alguém que nos ajuda, mas qdo não tiver tente não entrar em parafuso. É importante ter um ambiente calmo c criança em casa. Boa sorte!

  19. Esmerina Evangelista da Silva. says:

    No meu Apartamento mora Eu e meu Filho adolescente de quase quinze anos. E como trabalho viajando(em ônibus ou vans) às vezes chego em casa muito cansada e procuro dar aquele tapa na bagunça(checklist) sempre para manter um mínimo de organização; ai no fim de semana sempre me sinto escrava da casa, preciso lavar o chão por completo, pois prefiro assim, já que tenho móveis que dar-se para fazer uso de água sem problemas, tirar o pó dos móveis, lavar e passar roupas, limpar mais detalhadamente o banheiro(lavando-se) todas as cerâmicas(paredes e piso) única coisa que o meu filho faz com gosto, lavar o banheiro por completo, e até que Ele o faz muito bem, pois supervisiono pra vê se está a contento. Depois vem a abençoada cozinha, que me tira todas as minhas forças ainda restantes, vou optar por essa MARAVILHOSA dica, da limpeza em partes, pois fico o fim de semana inteiro dentro de casa, se for realmente pra se fazer faxina geral e lavar roupas. E penso que ninguém merece tamanho castigo… Obrigada pelas dicas muito uteis, adoro esse Blog e Vc Taís. Beijo.

  20. Evelise Filippi says:

    Oi Thais.Sempre gostei de arrumaçoes e limpeza, mas nunca fui muito regrada.Além de tempo, já perdi até dinheiro por ser desorganizada(ex.Não anotei o dia da auto escola e faltei, tive que pagar igual, faltei a consultas medicas por confiar de mais na minha memoria, etc…).
    Mas quando fiquei gravida do meu segundo filho, fiquei afastada do meu emprego e foi ai que conheci teu site, nossa foi a solução de 99% dos meus problemas.Atualmente não estou trabalhando,então cuido da casa, da minha familia e de mim.Parece facil, né?Mas não.Lembra?tenho um bebe!!!!Em tempo integral.Então faço as coisas conforme dá, mas sempre seguindo o meu “esqueminha” que fica colado na geladeira.Determinei que nao faço nada a mais que não esteja ali escrito, e isso minha amiga chamo de aumento de qualidade de vida.Passava finais de semanas limpando e quando chegava na quarta passava só brigando pois estava tudo de pernas pro ar de novo, hoje tenho outras prioridades…Separei assim:

    Essencial:
    EU:Oração,higiene,café,arrumar-se.
    Lixo:Trocar o sacolinha de todas as lixeiras, sem excessao.
    Bagunça:Colocar as coisas no lugar
    Roupas:Lava-las(trocar roupas de cama,mesa e banho)
    LOuça:Lavar e guardar
    Piso:Aspirar e passar bruxa
    Roupas:Recolhe-las, dobra-las e guarda-las.Só passo quando preciso da roupa e se a roupa precisa ser passada.

    Detalhada:

    Quarto casal
    Quarto filhos
    Pátio e area de serviço
    sala
    banheiro
    cozinha
    e no domingo se eu tiver vontade faço o cardápio da semana, pão, feijão e organizo as contas e documentos nas pastas

    Check-up:

    Quinta:Eu,vou a manicure, arrumo meus cabelos,cuido da depilaçao, pois vai que tenho que sair na sexta ou no final de semana, já estou em dia.E meu humor agradece!!!
    Sexta:Meu filho de 8 anos, vejo os cadernos dele, corto as unhas e dou aquele trato nas orelhas…
    Sabado:Meu bebê,corto as unhas e limpo as orelhas…
    Domingo:Maridão,lembro a ele que ele deve se barbear,pois no outro dia vai ser segunda e começa tudo de novo…

    Quando recebo visitas, o pessoal lê o meu “esqueminha” e fica enlouquecido, quer copiar, quer que eu faça um de acordo com os horarios e compromissos, enfim, aqui em casa funciona mesmo!
    E ao lado do esquema tem um calendario enorme que anoto compromissos e seus respectivos horarios.
    Bejão, guria!!!

  21. Eu tentei este método um tempo atrás e não me adaptei pois ficava cansada todos os dias ao invés de 2 ou 3 (considerando uma semana). Então dividi em 3 dias onde nós 2 primeiros eram cômodos menos problemáticos (mais pra manter mesmo) e no 3 era sempre sábado para os cômodos mais trabalhosos… Até eu conseguir uma faxineira q m ajuda 1x semana. Ela faz o pesado e eu só mantenho pelo check list diário.

  22. Rosana Muniz says:

    Adorei a dica. Muito boa. Obrigada por dividi-la conosco. Não acredito que um cômodo sujará o outro porque, como você disse e reforçou, as demais tarefas diárias, se cumpridas, resolvem essa questão. Beijos!

  23. Já tentei e pra mim não dá certo. Tenho meu esquema diário e uma vez por semana faço o chamado faxinão kkkkkkkkkk e tá funcionando.

  24. Thais…vou fazer desse jeito….eu trabalho fora, tenho um filho pequeno e nem sei mais como me organizar….obrigada pela dica. Por favor mande sempre dicas pois vc nos ajuda muito.
    Preciso mandar embora vários papeis que acumulo e tenho dificuldades de mandar embora, como faço/
    bjs
    Rose

  25. Eu às vezes divido as tarefas, não por comodo, mas por tipo. Por exemplo, em um dia tiro todo o pó da casa, no outro limpo os banheiros (menos o chão), no outro a cozinha (sem o chão) e por último limpo todo o chão da casa… eu não gosto também da ideia de sair de um comodo sujo e entrar em um limpo… Vejo isso porque quando faço a limpeza semanal e vou limpando o chão, e se fica alguém andando pra lá e pra cá já fica tudo sujo.
    E eu me senti a mais relaxada porque demoro em média 15 minutos pra limpar cada comodo hahahaha e quando faço a limpeza semanal não demoro mais do que uma manhã pra limpar meu sobrado…

  26. Thais…tenho outras dúvidas… como faz pra incluir no dia da limpeza da cozinha por exemplo: limpar a geladeira??? o fogão??? limpar os vidros??? sempre é tudo de uma só vez ? ou vc tbem limpa cada um de uma vez no dia que vai limpar a cozinha?
    bjs
    Rose

  27. Oi Thaís,
    Seu blog tem me ajudado bastante. Obrigada por tantas dicas!
    Acho que para mim esse método vai funcionar, vou testar a partir de hoje!
    Abraços e muito obrigada!

  28. Gabriela Stark says:

    Oi Thaís! Que engraçado ler isso no seu blog hoje!! Eu tive essa idéia hoje quando vi minha casa totalmente bagunçada e fiquei sem pique para arrumar tudo… Decidi então fazer por partes! Ao que parece esse método vai ser ideal para mim!
    Tenho uma bebê de 4 meses, já voltei a trabalhar e o marido tb trabalha o dia todo e à noite tem faculdade. Ou seja… Se eu descuidar, a casa fica uma zona… E foi o que aconteceu nessas duas semanas que eu voltei a trabalhar. Concordo com as amigas que disseram que é muito ruim sair de um cômodo sujo para um limpo, mas não vejo problemas em passar pelo menos uma vassoura na casa para evitar isso de acontecer. A minha casa tem que varrer todo dia, então já estou acostumada. E é tão rapidinho! 15 minutos e já varri tudo. Então o que coloquei na minha nova lista de arrumação é varrer a casa e arrumar um cômodo por dia.

    Gostaria de agradecer a você por mudar minha vida! Foi através do seu blog que eu consegui entender a organização e colocar em pratica. Eu era extremamente desorganizada e achava que tinha que arrumar tudo de uma vez e que organização era algo enfadonho e que demandava de muito tempo e ia levando minha vida assim. Até encontrar seu blog e descobrir que era o contrario! Ser desorganizada que me demandava muito tempo e dinheiro e que eu não tinha como organizar em um dia tudo o que levei um mês para bagunçar. Obrigada por compartilhar tanta coisa boa! 🙂

  29. Ai Thais,SEM COMENTARIOS… mas ja comentando…=)

    Sacada de mestre esse post!

    Eu ficava me empacando na limpeza da casa porque fazia a distribuicao dos comodos por dia da semana, e ja sei, sem nem testar que isso vai funcionar para mim, comecando amanha mesmo! Ai que alegria…minha casa vai ficar limpinha!!!!

    Outra coisa que voce falou que amei e de pensar eu gostaria que o comodo tivesse se fosse ser fotografado para uma revista ou fosse receber uma visita. Alem de “limpa” minha casa vai ficar linda! Se bem que casa limpa ja fica linda, sem tranqueira entao…ai,ai,meu sonho de consumo.

    Muito bom mesmo Thais. Amei,amei!!!
    Parabens!

  30. Adoro seus modelos de organização, Thais! Obrigado por compartilhar!

  31. Julia Michels says:

    Oi thais. Sobre sua organização nova, tem algumas teorias chinesas sobre energia na casa que diz que devemos começar a limpeza de dentro pra fora, do quarto mais ao fundo até a entrada. Acredito que se você inverter os cômodos começando pelo seu quarto e terminando pela entrada adequaria melhor.
    Beijos

  32. Cheguei em casa ontem e o marido já tinha dado um jeito nas louças, só que esqueceu de ligar a máquina pra lavar as roupas! 😀 :/

  33. Gostei! Tenho tentado implementar o método das rotinas diária, semanal e mensal, mas não consigo fazer um bom controle da semanal e mensal, apenas da rotina diária. Resolvi que em vez de tarefas distribuídas nos dias iria fazer um cômodo por dia, mas se não consigo limpar o cômodo no dia estabelecido o esquema desanda. Acho que esse novo método vai funcionar pra mim, pois tbm trabalho fora, minha casa não é pequena e uma semana tem se mostrado um tempo curto para repetir certas atividades. Tomara que dê certo! 😉

  34. Utilizo esse método faz muito tempo e funciona à perfeição aqui em casa.
    A casa está sempre arrumada e limpa sem ter q me matar um ou dois dias.
    Mesmo quando tenho aqueles dias mais cheios e não posso fazer muito pela casa, ela se mantém em ordem. Claro que se vejo q o quarto está precisando ser varrido eu vou lá e varro (se tiver tempo), mesmo sendo dia de cuidar da sala. O mais importante dos métodos é não engessá-los, eles existem para nos ajudar e não para nos subjugar né?

  35. Vanessa Rosa says:

    Thais, eu e meu marido implementamos há um tempo uma rotina diária de limpeza do chão, que pra nós era o mais crítico de manter em ordem, já que tínhamos faxineira a cada 15 dias. O resto não era muito organizado e a gente fazia como dava. Meu marido mesmo que sugeriu porque era um caos pra gente chegar a um acordo sobre a limpeza da casa…rs Então combinamos limpar um cômodo por dia, sendo um dele e outro meu, e assim conseguimos manter mais ou menos em ordem. Agora que estamos sem faxineira e não estamos querendo outra pessoa, estamos tentando dar conta. Como nós dois costumamos trazer trabalho pra fazer em casa, não dá pra comprometer o fim de semana todo com a limpeza e agora estamos organizando todas as tarefas da casa para distribuí-las durante a semana de forma que não sobre muito para sábado e domingo, até porque também precisamos descansar. Gostei muito dessa ideia da sequência que você postou por isso, acho que vai ser bem útil pra nos adaptarmos. Outra coisa que aprendi lendo o blog foi dividir as atividades por frequência diária, semanal, mensal etc. Muito bom! Bjos!

  36. Também a mim não agrada esse método por alguns motivos além do já citado que é a sensação de sair de um cômodo limpo e entrar em outro por limpar, parece que nada vai ficar limpo nunca.
    Também acho que limpando todos os dias vou ficar mais cansada.
    Divido a limpeza em dois dias, um para limpeza geral e outro para limpar vidros, regar plantas e passar roupas.
    E assim me sobra alguns dias para descansar, o que para mim é sagrado.

  37. Olá Thais,

    Eu realizo a limpeza por cômodo há seis anos e afirmo que dá certo para quem trabalha fora, para que trabalha em casa (meu caso) e para quem se dedica as tarefas domésticas e aos cuidados com família. Hoje por exemplo, eu lavei um banheiro, varri a casa, amanhã pretendo tirar o pó dos moveis da sala, aspirar, limpar o piso… e assim vou seguindo cuidando da casa, da família, trabalhando sem ficar exausta e com dor nas costas RS RS Bjs

  38. Eu fico imaginando minha avó que tinha que lavar no tanque as colchas de puro algodão que eram branquinhas.
    Hoje em dia as coisas são mais fáceis e mesmo assim temos trabalho.

    Esta lista para mim só funcionava quando morava em uma casa grande. Tinha dentro de mim uma Maria Virginiana ao extremo. Mesmo com felinos, caninos, crianças, adolescentes, adultos e idosos zanzando a residência se mantinha um brinco.
    Quando resolvi me mudar para um lugar menor e sem tantas pessoas, aboli a lista. Mandei a Maria Virginiana embora de dentro de mim. Simplesmente não há planejamento. Por enquanto só a limpeza básica e quando noto que um comodo está ficando sujo, tiro um dia de bom humor, ao acaso, para limpa lo.
    Estou tendo dificuldades em ter de volta a Maria Virginiana porque ela se recusa a trabalhar em lugares pequenos já que acha que tem todo o tempo do mundo e que mais tarde ou outro dia ela faz…Quando tiver vontade!
    Só gritando Volta Maria!

  39. Olha eu acho que isso fingir que se está limpando…enganar a culpa eu limpo a minha casa em dois ciclos uma tarde a parte de cima a outra tarde de baixo não dando tempo de uma sujar a outra,louça,quintal principalmente deixo para limpar diariamente,roupas lavo e passo em uma tarde num dia da semana….meus fins de semana são livre não trabalho fora…mais quando trabalhava dora eu tinha faxineira eu não acho justo uma mulher que trabalhe fora dar conta do serviço da casa no final de semana…acho final de semana é para passear e descansar.Quando trabalhava apenas lavava e pendurava roupas,passar e limpar era para faxineira é justo!!!Eu tenho filho quando nasceu deixei de trabalhar para me dedicar ele mesmo com orçamento mais apertado eu acho absurdo as pessoas terem filhos abandona-lós em escolinhas….essa minha opinião casa qual faz da sua vida o que quer

  40. Adorei essa dica, obrigada… bjs.

  41. Thais,

    Nossa essa semana fiz várias mudanças aqui devido ao meu trabalho .
    E as tarefas aqui de casa ,cheguei até fazer uma mudança na sala que estava querendo fazer faz tempo.
    Vc me deu aquele empurrãozinho me senti mais motivada neste aspecto.
    To adorando o seu blog….
    beijinhos
    Cláu

  42. Cristiane says:

    De todas as minhas buscas por dicas de organização de tempo e casa , você reuniu ótimas idéias.Obrigada.

  43. Eu gostei muito, mas o que ninguém questionou e vc também não falou é sobre o “passar roupa”. Meu Deus.

    1. Já falei sobre isso aqui no blog, Eva. Não é rotina de limpeza, né? Por isso não está no post. ;D

  44. Adorei o post e na verdade o site todo!

    Esta me ajudando muito!!

    Depois de uma vida interia sendo desorganizada.. estou decidida em mudar essas maus hábitos.

    Obrigada!

  45. OI,

    Achei a ideia super legal, mas pra quem trabalha fora, estou em casa por enquanto e prefiro limpar de uma vez só.
    Mas vou tentar dividir os cômodos mais dificeis como: Banheiros – dia 01 e cozinha – dia 02
    Pq da pra fazer uma faxina mais detalhada, como limpar dentro dos armários, microondas etc…

  46. Alexandre Freire says:

    E aí Franguilinhas

    É o seguinte:

    Sou separado moro em um apartamento de 2 quartos e faço limpeza “quando está sujo”. Minha faxineira me deixou. Oh que tristeza.

    Este negócio de limpar primeiro, segundo, segunda ou terça é desperdício de tempo, dinheiro e costelas.
    Vou arrumar a cama dou olhada no quarto e me parece que está sujo, abra a porta e olho atrás, se está juntando aquelas bolinhas feito cidade fantasma (sabe?) penso comigo: é tá na hora de limpar… Talvez amanhã. Rsss

    Outro dia quando vou limpar o quarto e na sequência passando pela sala dou uma olhada na mesa e passo o dedo, e se faz aquela marca de pó na profundidade de 2,75 cm, penso comigo: é tá na hora de limpar… Talvez amanhã. Rssss

    É isso. E é assim que rola com o resto da casa com métodos de análise de sujeira diferentes é claro.

    Beijocas

    1. É isso aí, Alexandre. Sou total adepta da filosofia do limpar só quando estiver sujo também. O importante é encontrar a maneira que funciona para você.

  47. Olá Thais !

    Me chamo andréa e adorei todas as dicas que pude ler até agora. Estava super enrolada com a limpeza da minha casa. Gostaria de uma dica: como organizar meu armário de quarto ? Ele tem as portas de correr ( padrão ), porém o espaço interno tem muitas divisões e acabo deixando as roupas dobradas na parte de baixo e pega muita poeira. Como devo fazer? Coloca-las em caixas? Me ajude por favor. Um forte abraço e parabéns pelo espaço!

  48. Thais!! Seu blog tem sido de leitura obrigatória para mim! todos os dias entro e leio sempre alguma coisa!
    Bom, li já há uns 20 dias este post e coloquei em prática este tipo de arrumação da casa! E se adequou perfeitamente na minha rotina e na de meu marido!! Pois trabalho em esquema de plantão, sem direito a sábado, domingo ou feriado, e meu marido em horário administrativo de seg. à sex. Logo, nos dias em que estou de folgo arrumo um cômodo mais trabalhoso que necessita de mais tempo como por exemplo o banheiro de nossa suíte ou a cozinha, nos dias que trabalho a noite arrumo um cômodo mais simples como por exemplo: o hall entre a sala e os quartos ou a varanda, e nos dias que trabalho durante o dia e que chego cansada do plantão apenas “abençoo o lar”!! Aprendi também com um de seus posts a saber delegar tarefas!! Meu marido fica responsável por colocar as coisas no lugar, lavar a louça, tirar o pós, descer com o lixo, aspirar sofá e cadeiras e passar pano durate a semana. Pois eu gosto mesmo é da limpeza mais pesada, de destralhar as coisas, organizá-las, limpar cada cantinho dos armários, passar escovinha entre o rejunte do banheiro etc.
    Obrigada por fazer isso tão bem e de forma muito simples!!
    Você é realmente inspiradora!!!!
    P.S.: Brinco aqui em casa dizendo: Quando crecer quero ser parecida com a Tais do vida organizada!!!

  49. Olha eu já tentei várias vezes e sempre fico achando que o restante da casa está sujo…Então eu faço o checklist diário e uma vez na semana faço a limpeza pesada. Sei que é cansativo mas pra mim funciona assim.

  50. Olá,Thais! Eu também faço assim, faço uma faxina em um comodo e limpo os outros , tiro poeira. Adoro o seu blog.
    beijos
    darleny

  51. Isabel Gandarela says:

    Adorei este post. Muito funcional! Vou testar!

  52. Ana Figueiredo says:

    Eu ainda não defini uma rotina que me atenda, estou tentando encontrá-la. Esse parece método parece muito bom, vou testar.

  53. gosto muito das suas ideias mas tnho uma duvida ,. as janelas vc deixa pra limpar em um dia so as janelas ou todo dia vc limpa uma janela junto com a limpeza do comodo mais psada?e o qu vc faz com as criancas enquanto limpa ?

    1. Limpo somente quando tem necessidade.

      1. Thais de quanto em quanto tempo você lava janela ,digo lavar mesmo jogar água ,porque eu não gosto de limpar ,gosto de lavar uma vês mês ,tacar água

        1. Nunca. Moro em apartamento, é proibido.

  54. Adoro seu trabalho e acompanho seu blog sempre q posso. Eu sempre gostei desse método pra deixar a casa limpa e arrumada. Não me dei bem com a ideia de faxinar tudo em um dia. Um abraço.

  55. Paredes, janelas e roupas (lavar, passar e guardar). Não estou encontrando….não quero deixar tarefa para final de semana…tb acho essencial ter tempo para eu me diverti com amigas, filhos, marido….não é?

  56. Eu faço esse método de limpar um cômodo por dia, e acho que funciona bem porque não cansa e ainda dá para fazer uma limpeza bem feita.

  57. NOSSA ACHEI INTERESSANTE POIS TRABALHO O DIA INTEIRO E SO CHEGO EM CASA A NOITE NOS FINS DE SEMANA PASSO O DIA INTEIRO LIMPANDO,MAS COMO NÃO SOU DE FERRO TEM FINS DE SEMANA Q SAIO AI JA VIU NÉ ACUMULA SUJEIRA DEMAIS AI ACHA TRABALHO VOU ADOTAR PRA VER SE FICA MELHOR!

  58. Olá,Thais! Eu também faço assim, faço uma faxina em um comodo e limpo os outros , tiro poeira. Adoro o seu blog.
    Leio sempre!!

  59. Nossa amei este modelo de limpeza, maravilhoso e funciona mesmo! Obrigado! 🙂

  60. Rebeka Porto says:

    Gostei vou tentar se der certo volto para dizer,aprende muito obrigada Thais!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *