Algumas dicas para organizar a vida em época de frio

12
2465

O frio requer alguns cuidados especiais de nossa parte, assim como a temporada de alto verão. Veja algumas dicas para se organizar nesse período:

Casa

Se nenhum morador tiver alergia, você pode tornar a casa mais quentinha com o uso de tapetes e cortinas mais grossas. Mesmo os vidros das janelas deixam o frio passar, assim como o piso e as paredes. Vestir a casa pode torná-la um pouco mais quentinha.

Algumas pessoas gostam de usar aquecedores também. Se você tiver lugar para guardar depois, pode ser uma boa. Se você mora em um lugar muito frio, vale a pena considerar uma opção embutida, que não atrapalhe tanto.

Se você gostar de chá, tenha o hábito de diariamente encher uma garrafa térmica com água quente e deixá-la disponível para usar quando quiser. A água não fica quente durante tanto tempo (depende da qualidade da garrafa), mas pode ser uma boa para fazer quando chegar do trabalho, pois ela pode durar até a hora de dormir.

Procure preparar certos alimentos com antecedência e congelar para o restante da semana. Eu sei que algumas pessoas não gostam de comer comida de outros dias mas, se não for o seu caso, esse sistema é muito prático pelo simples fato de você não precisar lavar panelas em dias frios.

Outra opção é instalar uma torneira com água quente na pia da cozinha e até do tanque, se for o caso.

Organize com cuidado a rotina de lavagem de roupas pois, se você não tiver secadora, elas demorarão mais para secar penduradas no varal quando o tempo estiver frio.

Roupas

Nos dias mais frios, use sempre alguma coisa para proteger a sua cabeça – chapéu, boina, touca, boné. Isso porque é através da cabeça que perdemos mais calor do corpo, então é importante protegê-la. Se possível, escolha uma opção que tampe as orelhas. Se estiver realmente frio, você pode usar também protetores auriculares.

Mantenha sua pele coberta o máximo possível. Para o rosto, use cachecóis que podem ser “levantados”, protegendo o rosto enquanto você anda na rua, por exemplo. Você também pode usar cremes hidratantes mais pesados durante a estação, não só no rosto, como em todo o corpo.

Compre roupas térmicas, que são roupas usadas por esportistas que gostam de escalar montanhas, fazer caminhadas ou outros esportes. Essas roupas podem ser encontradas em lojas de artigos esportivos, como a Decathlon. O bom delas é que existem opções que não são volumosas, então pode valer a pena usar por baixo de uma roupa para ir trabalhar, por exemplo, em vez de precisar usar muitas camadas de roupas e ficar praticamente imóvel, sem conseguir se mexer direito. Essas roupas costumam esquentar muito, então você não precisará usar muitas outras.

Abuse de meias-calças, meias e calças de lã, camisetinhas tipo “segunda pele” e até polainas. Vale tudo para não passar frio.

Use botas! As botas cobrem e protegem os pés com muito mais eficiência que os sapatos convencionais. Se puder usar botas de cano longo, melhor.

No geral

Procure ingerir líquidos quentes ao longo do dia, como chás e sopas, para se manter aquecido(a).

Mexa-se mais! Use as escadas, caminhe, faça exercícios. Ficar parado dá mais frio.

Se precisar viajar de carro ou de ônibus, sempre leve um cobertorzinho. Quando eu ia trabalhar de ônibus fretado, eu levava um cobertorzinho infantil dentro da mochila, pois não ocupava muito espaço. Especialmente se você viaja com crianças, é importante levar um para cada pessoa. Mesmo o motorista pode deixar uma mantinha no colo.

Sempre vale a pena reforçar: doe as roupas de frio que você não usa para instituições de caridade. Outra opção é doar um cobertor e roupas de frio para moradores de rua.

Com essas dicas, espero que você consiga se organizar para não passar frio! Se você tiver outras, deixe nos comentários!

12 comentários

  1. Bom dia Thais,

    Que frio!! Moro em SC e aqui o frio ta pegando geral..
    Ai fica a questão: trabalho das 08:00 as 18:00. Quando chego em casa a noite falta coragem coragem para organizar e destralhar a casa..a vontade é de correr para minha cama e fica lá ..e a bagunça fica!
    Como ter coragem para organizar a casa no inverno?

  2. Adorei as dicas! Também tenho os meus truques: nessa época já separo as roupas e sapatos de inverno e deixo tudo mais ao alcance. E separo aqueles itens que só dá pra usar no verão. Economiza tempo na hora de se vestir. E para quem tem alergia (é o meu caso), é recomendável lavar tudo o que ficou guardado por muito tempo, de preferência antes de o inverno começar pra valer. Aqui em casa já começamos a lavar cobertores, edredons, casacos, cachecóis etc desde a semana passada (aproveitamos o sol!). Assim que fizer um solzinho vou lavar mais alguns itens que ficaram faltando. Adoro o inverno!!! Tempo bom de namorar!

  3. Ótimas dicas mesmo. O problema aqui na minha cidade é que nada é estável, essa semana fez um calor, quase 30graus e hoje chove, muita umidade e temperatura agradável não está frio, complicado. Mas ainda assim,sempre destralho um pouco o guarda-roupa nessa época, sempre há o que tirar. BOM DIA!!!

  4. De frio eu entendo! Atualmente aqui é primavera e temos 14°! 🙁

    Casa

    Gracas a Deus aqui todas as casas tem sistemas de aquecimento muito bons, que realmente aquecem. As casas em si já tem um super isolamento, os vidros das janelas e portas sao duplos e entre a parede e o reboco há uma camada de isopor para isolar melhor ainda.
    Nosso piso é de pedra (meu marido é alérgico) mas, como nosso sistema de aquecimento é embaixo do piso, está sempre quente.

    Todas as torneiras da casa tem água quente: pias da cozinha, do banheiro, chuveiro…
    Na cozinha ainda temos uma máquina de lavar louca que também lava com água quente.

    Roupas

    Eu só uso secadora no inverno e para as roupas mais pesadas, como cama, mesa e banho. O resto é pendurado num varal no sótao e seca relativamente rápido, provavelmente pelo fato de dentro de casa nao ser tao frio, mesmo no inverno.

    Eu nunca me acostumei a usar acessórios para cabeca, uso apenas o capuz do casaco, se estiver muito frio.
    Roupas térmicas usei apenas no comeco, agora já nao preciso mais. Uso no dia-a-dia: jeans, meias grossas, botas cano alto, uma camiseta justa embaixo do pulover ou blusa, um casaquinho tipo cardigan, casaco de inverno, cachecol e se tiver muito frio, luvas.

    Corpo
    Para o corpo uso cremes próprios para o inverno, mais ricos em substâncias hidratantes

    Chá
    Eu infelizmente nao consigo adquirir o hábito de tomar chá, ainda hoje prefiro café, embora seja menos saudável. Já tentei várias vezes, comprei uma infinidade de chás, de jogos para chá… os chás perdem a validade e sao jogados fora e os jogos de chá estao empoeirando em algum canto…

    Eu uso bastante escadas porque uso transporte público nos horários de pico, quando as escadas rolantes das estacoes de trem e metrô estao lotadas, entao acabo pegando a escada normal mesmo.

    Durante viagens nao precisamos de cobertores porque aqui os carros, trens e onibus tem sistema de aquecimento, gracas a Deus.

    Eu vivo reclamando do frio aqui, mas ao ler este post percebi que podia ser bem pior!

    Entao concluí que “Eu sou feliz e nao sabia”! 🙂

    Obrigada, Thais!

    • Oláá Elis !!
      Vc entende de frio meesmo! rs Mas tem várias ferramentas que te ajudam bastante. Fiquei curiosa para saber onde mora !! rs

      Beijo

    • Elis, que bom que você tem toda essa estrutura! Morei durante um tempo em uma cidade no sul do Brasil que não tinha estrutura NENHUMA pra frio, por mais paradoxal que isso pareça =/ Muito ruim!

  5. Muito boas as dicas Thaís!
    Eu amo o inverno, mas sinto muito frio, então todas essas receitinhas para espantar a “friaca”, são bem vindas.
    Gosto do frio porque as pessoas tendem a ficar mais em casa e eu sou uma pessoa caseira, que gosta de receber os amigos e a família.
    No frio também achoq ue as pessoas ficam mais chiques, com suas botas e casacos.
    E um chazinho cura muitos males não é mesmo?
    Curti muito essa matéria.

    Beijos

  6. Adoro o frio! (Adoro o verão também, mas isso caberia em outros post…)
    A cena das pessoas no sofá, com uma manta sobre as pernas, tomando chocolate quente, observando o vento nas árvores lá fora… não há representação mais perfeita de LAR!

  7. Oi, Thaís.

    Eu moro em Porto Alegre e detesto frio.
    Mas com o tempo fui aprendendo a conviver com ele.
    As suas dicas são muito boas.
    Eu só teria a acrescentar a sugestão de usar luvas sempre que possível. Em casa, uso luvinhas de trico. E na rua, apelo para as luvas de couro.
    Além disso, uma coisa que aprendi foi que é mais importante usar roupas bem coladinhas no corpo, do que roupas muito grossas. Mais vale as segundas-peles do que aqueles casacões imensos.
    Além dos chás maravilhosos, tem o chocolate quente! E, para compensar o engorde, as sopas de legumes com carne, bem magrinhas e super nutritivas.
    Abraços a todas;

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui