Maneiras de organizar receitas

13
8521

Antigamente era tudo tão mais simples! Nossas avós tinham (e ainda têm!) um caderno onde anotavam todas as receitas, e bastava! Hoje nós temos tantas opções que ficamos até perdidas(os), não é verdade? Veja então algumas maneiras de organizar as receitas para tê-las sempre a mão quando precisar:

1. Pinterest

O Pinterest é um site onde você pode criar murais de fotos categorizados (confira o Pinterest do Vida Organizada). Uma ótima maneira de agregar receitas é salvá-las ali para visualizar sempre que quiser. Se você desejar, pode criar uma conta inteira somente com receitas e dividir por categorias (doces, salgados, bebidas, festa junina etc).

Veja só exemplos de Pinterest que falam de comida:

2. Pastas no computador

Uma maneira mais tradicional de guardar receitas é criar uma pasta “Receitas” dentro de “Meus documentos” e ir adicionando os arquivos de texto, com fotos e anotações pessoais. Sempre que quiser ou precisar, você pode imprimí-las e usar na cozinha.

3. Fichas

Você pode utilizar aquelas fichas vendidas em lojas de materiais para escritório para armazenar suas receitas. Dá para categorizar e elas ficam todas juntas em uma caixinha ou pasta apropriada. O lado bom dessa alternativa é que é muito prática – basta pegar a fichinha e levar para a cozinha, e depois colocá-la de volta, quando terminar a receita. Além do que, permite colagens e anotações, além de ser fácil descartar alguma delas.

4. Aplicativos no celular ou tablet

Existem hoje diversos aplicativos nos smartphones e tablets que trazem muitas e muitas receitas. Você pode eleger alguns favoritos e acessar sempre. Eu sequer darei nomes porque uma busca na loja do seu celular ou tablet já mostrará uma infinidade de opções e você poderá escolher de acordo com os seus gostos e os gostos da sua família. Só para dar um exemplo, eu gosto bastante do Everyday Food, da Martha Stewart.

5. Caderninhos

Você pode ter um pequeno caderno para cada categoria de receitas. Eu gosto dessa ideia porque você pode pirar nas categorias e ter um caderno só para festinhas em casa, por exemplo, onde anota não só receitas, mas modos de arrumar a mesa, trilha sonora etc. Fica tudo contextualizado.

6. Pastas

Minha avó tem uma pasta onde ela guarda as receitas tiradas de revistinhas. Se você preferir as receitas impressas, pode utilizar as pastas para organizá-las. As melhores são as pastas com folhas de plástico, pois assim você não suja as folhas enquanto estiver cozinhando. Você também pode dividir as receitas por categorias.

7. O bom e velho caderno geral de receitas

E é claro que você sempre pode ficar com a opção mais tradicional de todas, que é o bom e velho caderno de receitas. Basta eleger um caderno que você considere lindo e apropriado e ir anotando suas receitas favoritas. Quando acabar o espaço, você providencia outro e dá continuidade.

Você utiliza alguma das opções acima para guardar suas receitas? Como você faz?

13 comentários

  1. Ah, eu ainda uso o caderno de receitas! O mesmo há quase 15 anos, desde adolescente! E deixei umas 10 folhas livres , em branco, antes de começá-lo, para conseguir fazer um índice! Cada vez que vou procurar uma receita específica, é só seguir o índice, não precisa folhear o caderno todo…Ah, e alterno entre recortes e receitas à mão mesmo! Amo, relíquia da família!

  2. Eu comprei recentemente um moleskine de receitas, porque estava me perdendo nos recortes e com medo de estragar o tablet levando-o para a cozinha. Ele é bem prático pra mim pq as folhas tem um padrão para serem preenchidas (espaço para listar ingredientes, marcações com ícones gráficos (tempo e forma de preparo, qual bebida combina, etc) vc pode criar um indice, existem abas que separam por categorias pré-estabelecidas e abas personalizáveis. Além de umas tabelinhas bem úteis de conversão de medidas, frutas da estação, etc. Gostei bastante e será O livro de receitas da família!

  3. Parabéns Thais! Mais um post útil e inteligente!
    Virei frequentadora assídua do site desde que o conheci. E com ele tenho feito grandes mudanças positivas na minha vida!
    Obrigada!

    Ótimo fim de semana!

  4. Eu tenho um fichário “livro de receitas” da Tilibra. É muito bonito e prático, já que é só adicionar folhas quando precisar. Só não consegui passar tudo para lá ainda…kkk
    Fora isso tenho muitos livros de receitas e por isso gosto de ter uma espécie de índice de cada um deles no computador para achar fácil em qual livro está tal receita. ^^

  5. Eu tenho um caderno próprio para receitas mesmo, também uso uma pasta no computador, mas confesso que está meio que desorganizado viu…gostaria de usar algum programa para isso, mas como eu fugia do curso de ingles, ágora sofro ne rsrs…
    Mas a ideia do caderninho só para festinhas em casa, amei viu !!!
    Bj grande.
    Mag

  6. Não consigo me adaptar com receitas no computador ou tablet, gosto mesmo é de papel e caneta rs Por isso fiz um fichário de receitas, assim consigo separar por categorias sem correr o risco de faltar espaço em alguma delas. Coloco tudo em plastiquinhos tbm pra manter limpo.

    Além desse tenho alguns livros, como o da Dona Benta e um de tortas doces, com fotos em tamanho real de cada receita, lindo! São boas opções tbm, principalmente o primeiro por ser bem completo!
    Beijo

  7. Tb uso o tradicional caderno, com receitas escritas à mão e recortadas e coladas; tb tenho uma pasta no computador, mas ultimamente tenho sempre ido à internet, nem olho nos arquivos! Fiquei curiosa qto ao Pinterest, vou dar uma olhada…beijos!!!

  8. Eu utilizo o bom e velho caderno de receita, onde, aliás, também tenho receitas da época de adolescente, quando escrevia para as caixas postais dos fabricantes dos produtos culinários… Bons tempos! Não gosto da tela do pc nem do tablet, mas se a minha filha está por perto, vai lendo a receita e fazemos tudo a “quatro mãos”, rsrsrsrsrsrsrsrs…

  9. Evernote!

    É uma mão na roda pra organizar tudo, não só receitas. Mas o legal é vc ver aquela receita no site, selecionar, mandar pro evernote e colocar a tagzinha receita, e depois está tudo organizadinho, com fotinhas e tudo (e vc tb pode fazer anotações!).

  10. Oi Thais,
    Eu salvo as receitas novas que ainda quero testar no evernote. Muitas vezes depois de fazer a receita, ainda faço as minhas anotações por lá mesmo.
    Se a receita foi aprovada e merece ser repetida, então imprimo e arquivo no meu fichário de receitas. Já tentei usar cadernos, mas sempre ficava uma porção de receitas pra trás, então o fichário, com folhas plásticas e separado por categorias, foi o que achei mais prático. Quando estou cozinhando, é só levar a receita que preciso pra cozinha.. E se ainda estiver no evernote, levo o tablet.
    Abraço,

  11. Amei a ideia dos caderninhos. Eu já tenho vários mesmo, um pra cada assunto… Só não tinha pensando em fazer separados por temas. Obrigada pela dica!

    Agora fiquei na dúvida se faço fichas ou caderninhos por temas… Vou pensar!

    Beijos e sucesso!!!

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui