Como organizar: Casa inteira (desde o começo)

9
4048

Uma coisa é morar com os pais, onde a casa inteira já tem um esquema e tudo o que você precisa fazer é contribuir com algumas tarefas para manter a roda girando. Outra coisa totalmente diferente é quando você se muda para o seu primeiro apartamento, não importa se sozinho(a) ou acompanhado(a), e precisa fazer tudo, absolutamente tudo. Eis aqui um guia para quem está se mudando agora, ou mesmo para quem mudou e ainda não conseguiu pegar o ritmo.

1. Um lugar para cada coisa

O princípio básico da organização é dar um lar a cada objeto que tem na sua casa. Isso evitará que você acumule coisas fora do lugar. Assim, providencie soluções (nem que seja aos poucos). Se você tem mais livros que sua estante suporta, talvez seja o caso de doar alguns ou simplesmente adquirir uma estante maior. Avalie cada caso. O que não dá é deixar os livros empilhados no chão e acumulando poeira, por exemplo.

Muitas vezes, se uma coisa não tem lugar na sua casa, vale a pena se perguntar se ela tem lugar na sua vida. Verifique se não tem um pouco de tralha emocional nisso tudo.

2. Limpe o que sujou

Você fez o jantar, sujou panelas, talheres e pratos. Limpe assim que terminar. Se deixar para amanhã, acumulará muita coisa e assim as tarefas vão se tornando cada vez mais difíceis. Acordou? Arrume a cama (leva menos de um minuto). Bebeu água? Lave o copo. Caiu pasta de dente na pia enquanto escovava os dentes? Limpe antes que endureça. E por aí vai. Sim, precisa ter boa vontade, mas faz toda a diferença no seu dia-a-dia. Se você não limpar agora, terá que limpar com mais dificuldade depois e perderá ainda mais tempo. Pense nisso.

3. Faça um pouco por dia

Ok, muitas pessoas gostam de pegar o sábado e eleger como o “dia da faxina”. Se você, assim como eu, não gosta de perder um dia inteiro de descanso para limpar a casa, basta fazer um pouquinho todos os dias e deixar somente o mais pesado para quando tiver mais tempo. Tenha pequenas missões todos os dias, como limpar em cima da geladeira hoje e limpar os vasos sanitários amanhã. Não é para ficar estressado(a), fazendo mil coisas por dia. É para fazer uma coisinha ou outra mesmo. Qualquer coisa que você fizer é melhor do que nada e já ajuda.

4. Otimize seu tempo

Se estiver assistindo tv, aproveite para organizar aquela gaveta de meias ou estender a roupa. Quando terminar de escovar os dentes, dê uma geral na pia do banheiro. Enquanto estiver tomando banho, esfregue os vidros do box. E por aí vai. Sempre que puder fazer alguma coisa, faça!

5. Planeje um menu semanal

Uma das dicas que eu mais reforço aqui no blog é a prática de estabelecer um menu semanal. É simples: faça uma lista de comidas para a semana inteira e elabore uma lista de compras. Vá ao mercado uma vez por semana e nunca mais perca tempo nas suas noites pensando no que preparará para o jantar. Veja aqui um guia simples para preparar o menu semanal.

6. Tenha uma rotina de lavanderia

Assim como você planejará o que comer durante uma semana inteira, também pode organizar uma rotina de lavanderia para não deixar que nada se acumule. Aqui em casa nós temos esta rotina de lavanderia, mas é claro que cada casa, pessoa e família têm suas próprias necessidades. Observe-as e aplique na hora de elaborar essa rotina. O objetivo é orientar no dia-a-dia e permitir que você sempre tenha roupas limpas.

7. Tenha uma rotina de limpeza e arrumação

Ter uma rotina de limpeza ajuda e muito a manter a casa sempre limpa e arrumada. Você deve ter uma rotina diária, com todas as tarefas que precisa fazer para a casa “não cair”, como lavar a louça, por exemplo, e listas paralelas. Se você quiser, pode se basear na nossa lista. Ela nos ajuda imensamente pois sabemos o que precisamos fazer caso tenhamos tempo e dá orientação no dia-a-dia para que não nos percamos em um ambiente sujo e até inóspito!

Qual sua principal dificuldade na hora de começar a organizar a casa? Preguicite não vale! =)

9 comentários

  1. A principal dificuldade é não saber fazer nada aos pouquinhos!Por exemplo, meu home office tá suuuper bagunçado, mas eu nunca arrumo porque vai me levar muito tempo…e eu não tenho muito tempo!

  2. Ola Thais conheci seu blog a pouco tempo e estou adorando obrigada pela ajuda a minha principal dificuldade e que não consigo fazer só um pouco por dia e isso me estressa.

  3. Minha principal dificuldade é o cansaço do final do dia, às vezes não consigo ajeitar as coisas e ainda não tenho rotina noturna. As outras tarefas difíceis pra mim são separar a roupa do dia seguinte e planejar o menu semanal!

  4. Bom dia muito bom ter visitado vc preciso muito de ajuda para me organizar. e suas dicas são ótimas obrigada.

  5. Isso tudo ae eu já sei fazer, moro com meus país mas eu sei fazer isso
    Pretendo alugar um cantinho pra mim.
    Minha dúvida é quando começar a comprar os móveis e por onde começo (pelas coisas mais baratas ou mais caras)até comprar tudo e poder me mudar.

    • Eu guardaria o dinheiro e compraria as coisas maiores ao mudar, pois já entregam e montam na casa nova.

      As menores você pode ir comprando.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui