Pular para o conteúdo

O que estamos fazendo e usando – 5 meses e meio.

Faz tempo que eu não faço um tópico desses e fiquei com vontade.

Alimentação

– Temos duas mamadeiras da MAM com bico para 4 meses ou mais. Ele toma leite puro ou com uma medida de Mucilon nelas. Estou querendo mudar para a de 6 meses já, pois ele parece irritado com o fluxo, especialmente quando tem Mucilon.
– Tenho uma mamadeira menor da Nuk para água, com o bico ortodôntico. Ele parece não gostar muito, então vou comprar uma com bico normal (e provavelmente da MAM, para manter o padrão) menor, de até uns 120ml. Sempre deixo essa mamadeira cheia e carrego toda vez que eu saio com ele, na bolsa.
– Não comprei mais nenhum apetrecho específico para alimentação – continuamos usando um pratinho comum e as colheres de plástico da Kuka, que vêm em um estojo super prático.
– Frequência da alimentação: leite de 4 em 4 horas e papinhas nos intervalos (de manhã e de tarde). Creio que a partir dos seis meses ele já comece a jantar às 17h.
РQuantidade de leite: 180ml em m̩dia (de 120ml a 240ml).

Atividades

– Ele fica de bruços o tempo todo e tem ficado cada vez mais tempo sem reclamar. Como ele já levanta bem a cabeça, dá para pegar nos brinquedos sem muito estresse. Eu o deixo bastante tempo no cercadinho sozinho para ele se acostumar e ficam todos aqueles brinquedinhos ao redor dele. Ele já tateia o chão e levanta o bumbum, fazendo um giro de 360º. Acho que daqui a um tempo ele já começará a engatinhar, porque ele não paaaara quieto.
– O tapete da Tiny Love está aposentado porque não cabe dentro do cercadinho. Quando comprarmos o tapete de EVA e instalarmos portãozinho etc, voltarei a colocá-lo lá. Os penduricalhos, no entanto, transferi para o cercadinho.
– Tenho saído mais com ele, porque ele adora ficar ao ar livre.
РAinda uso bastante o beb̻ conforto, especialmente para dar papinhas. M̻s que vem provavelmente teremos que comprar a cadeirinha de carro maior (acima de 8kg).
РEle ̩ apaixonado pelo patinho de borracha. Ṇo pode nem ver.
– Minha mãe comprou uns livrinhos de plástico para ele morder e ele adorou também.
– Ele adora violão! Preciso gravar alguns vídeos tocando para ele.
– Tempo acordado: cerca de 2h30! Foi de um dia para o outro, mas agora ele fica super bem nesse tempo e reclama demais se o coloco para dormir antes do horário dele (ariano).
– Continua amando tomar banho. A hora da massagem é a preferida: ele começa a dar risada enquanto espalho o óleo pelas mãos.
РOdeia trocar de roupa! Engra̤ado porque antes ele ficava numa boa. Agora, basta come̤ar a colocar a camiseta que ele abre o berreiro. Tenho que ficar distraindo o tempo todo, mas muitas vezes isso ṇo adianta.

Sono

– O ritual do sono continua às 18h, com ele dormindo até às 19h, mamando dormindo às 23h e acordando entre 7h e 8h. Às vezes ele acorda antes da mamada dos sonhos, mas às vezes vai direto. Não tem um padrão associado ao número de atividades – varia mesmo. De qualquer forma, quando ele acorda, ele mama e volta a dormir num instante, até sem chupeta.
– De manhã, ele acorda entre 6h e 7h sem fome, pois nunca toma a mamadeira inteira (toma metade, deixando um montão). Então, quando ele acorda, tento fazê-lo dormir mais um pouco e ele vai até 7h30 ou 8h, daí toma todo o leitinho. O bom é que ele não acorda mais berrando de fome – ele tem aguentado bem a noite toda. Mesmo quando faço o leite às 8h ele está sorrindo e brincando. Um amorzinho.
– Geralmente, faz de duas a três sonecas durante o dia. Ele está indo dormir mais ou menos 2h30 depois que acordou pela última vez – geralmente depois da papinha. O sono dele está bem mais definido. Quando ele acorda sem conseguir voltar a dormir sozinho, chora com os olhos fechados, então faço o PU/PD (se só a chupeta não adiantar, mas muitas vezes ela basta). Se ele acorda sorrindo ou com os olhos bem abertos, é porque acabou o sono mesmo. Dá para ver nitidamente pelo humor dele.
– Ele gosta de dormir de lado.
– Ele dorme com a gente (cama compartilhada) à noite, depois da mamada dos sonhos. Durante o dia e depois do banho (das 19h às 23h) ele dorme no berço.
– Ele está demorando mais para dormir à noite, depois do ritual do sono. Ainda não sei qual é a causa da resistência, mas associo ao salto de desenvolvimento. Sei que não deveria fazer isso, mas muitas vezes, quando ele está super nervoso, eu o embalo para dormir. Tudo bem, eu sei, mas fazendo isso ele dorme em 5 segundos. Faço só em último caso.


Eu

– Estou bem, trabalhando e produzindo bastante, chegando até a ficar meio cansada, às vezes.
– Fazendo dieta. Parei com carboidratos, doces, refrigerantes etc. Só como frutas, verduras, legumes e proteínas, além de beber muita água e me alimentar de 2 em 2h.
– Vou voltar a tocar bateria quando voltarmos de viagem. Nem acredito. É melhor que academia.

Rotina no geral

– A rotina já não é mais na sequência EASY desde os 3 meses e meio, mais ou menos. Ele acorda muitas vezes sem fome, por exemplo. O que faço agora é respeitar o horário de mamadas e papinhas, observar os sinais de sono durante o dia e continuar com o ritual noturno quando escurece. Não sei que impacto terá o horário de verão na rotina dele, mas acho que será bom! Afinal, ele está mais ativo e é melhor ficar acordado uma horinha a mais porque ainda está claro.
– A Encantadora diz que é para tirar a mamada dos sonhos por volta dos sete meses, pois teoricamente os sólidos já estão bem estabelecidos. Paul sente cada vez menos fome à noite. Ontem mesmo tomou metade da mamadeira muito a contragosto e dormiu na sequência (isso porque tinha tomado pouco também às 18h30). Acordou às 5h30 brincando e foi mamar só às 8h. Quando ele já estiver jantando, vou começar a diminuir aos poucos a quantidade de leite da mamada dos sonhos, então. A ideia (não sei se vai dar certo, mas o que eu penso) é diminuir 30ml por semana, até ele não ter mais vontade. Outra técnica boa que eu lia pelos fóruns da vida é a de colocar menos leite e mais água, até ficar só água, com o pasar do tempo, e ele perder o interesse pela mamada. Vamos ver. Fico com um pouco de medo de ele se alimentar pouco. Não me importo com a mamada das 23h, porque sempre estou acordada. Tudo vai depender do ritmo dele e a verdade é que ele sempre me surpreende.

Enxoval e produtinhos

– Ele está usando roupas G e 1 em sua maioria, apesar de algumas Ms ainda servirem (calças e camisetas, bodies e macacões nem pensar). Já comprei algumas roupinhas 2 também e acho que ele usará durante todo o verão. Os casaquinhos de lã RNs continuam servindo. Já usei shorts e regatas, mas bem pouco. Ainda não está super calor em SP. Hoje mesmo está chovendo e ele está de calça de soft e camiseta de manga comprida.
– Fraldas, todas M, apesar de as G já servirem (fiz uns testes e não vazaram). Uso a Pampers Superséc e a Turma da Mônica Conforto Noturno durante o dia e a Pampers Total Confort durante a noite e quando saímos.
– Sapatinhos: tamanho 17.
– No trocador: fraldas, lenços umedecidos Joe Baby (baldão com 450), pomada para assaduras bepantol, gel antisséptico, colônia Johnson’s e lenços umedecidos York Baby (para limpar o trocador).
– No banho: toalha com capuz, shampoo Johnson’s, sabonete glicerinado Johnson’s e o patinho de borracha ou o livrinho que a minha mãe deu.
– No ritual noturno: massagem com óleo Johnson’s Hora do Sono, escovinha para pentear o cabelo, cotonete para limpar orelhas etc e ad-til.
– Na bolsa de passeio: varia enormemente de acordo com o lugar. Estou aprendendo a selecionar melhor e a levar somente o necessário.

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *