Categoria(s) do post: Tecnologia, Dicas de produtividade

Quando uma pessoa te escreve, ela te solicita algo (que seja sua atenção) dentro do tempo dela.

Quando você passa o seu dia verificando e respondendo mensagens no What’sApp, Telegram, e-mail ou redes sociais, você está colocando todo esse “tempo dos outros” à frente do seu tempo, que muitas vezes deixa de ser usado para o que é prioridade para você exatamente.

Não estou dizendo para não responder. Existem urgências, existem demandas reais de pessoas, clientes, gestores. Mas há mensagens de diferentes níveis de importância. O legal é você ter um processo RÁPIDO para definir o que realmente merece a sua atenção.

Se você passa o dia respondendo mensagens, sabe que poderia facilmente ficar 24 horas fazendo isso. Nunca vence. Então, colocar limites pessoais é saudável e, sinceramente, necessário.

Se você tem algo prioritário a fazer – muitas vezes, até mais do que qualquer mensagem recebida – você precisa colocar essa atividade na frente. Os e-mails e mensagens estão e continuarão lá, e não se sabe sobre nenhum caso de o mundo ter acabado porque você não verificou suas mensagens no último par de horas.

Estamos em um ritmo tão louco de achar que todo mundo tem que responder de imediato que cair na armadilha de fazer o mesmo é o fácil, o comum. Mas que preço você está pagando por isso? Quantas coisas importantes você está deixando de fazer por conta dessa dedicação de tempo?

Para refletir.

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe seu comentário

8 comentários

  1. DIENIFER DE OLIVEIRA comentou:

    Exatamente isso. Me sinto sufocada tentando dar resposta a e-mails e whatsapp. Sem contar, as mensagens enviadas aos finais de semana, madrugada, etc. E sinto, a solução da questão está em mim, bem como colocou no texto. Estabelecendo os meus limites para poder ter uma vida saudável.

  2. Letícia comentou:

    Esse texto é extremamente necessário!!!! Obrigada por isso!!! Era exatamente o que eu precisava ler hoje!

  3. Camila Viegas comentou:

    Amei Thaís ! Realmente ficamos em estado de alerta com o celular ao lado.. o meu já fica no silencioso há anos para a tensão ser menor, porém percebo que ficamos (mesmo sem intenção, olhando a todo momento se chegou algo novo) e isto é muito desgastante e até adoecedor em alguns casos. O que funciona para mim é: tirar o sinal da internet por alguma horas ou até mesmo desligar o celular ..

  4. Juliana comentou:

    Reflexão muito necessária. Obrigada

  5. Larissa comentou:

    Olha, eu fico as vezes na tensão de ser a pessoa que cobra, por exemplo, nessa última semana, ouvi um “fica tranquila que você vai receber o e-mail” depois da pessoa mandar pro e-mail errado e passar dois dias úteis sem responder minha solicitação.

    No caso uma check-list para dar entrada numa casa nova (algo que era de urgência dado ao contexto onde estou).

    Eu cobrava, todo dia. Não colocava prazo, dizia que estava aguardando contato.

    Eu encarei como falta de profissionalismo, tinha “reservado” a casa, e precisava de garantias pra sentir confiança. Como reservo uma casa sem documentação nenhuma analisada? É demais pra mim.

    1. Aí é diferente mesmo! Muita irresponsabilidade da parte da pessoa.

  6. EUFRASIO MORAES comentou:

    Outra coisa é também mandar mensagem depois ficar ativando o celular pra ver se a pessoa já respondeu. Devemos buscar respeitar o tempo do outro também. Grato pelo texto.

  7. Aluizio comentou:

    Voce tem razao. Emails e mensagens não existiam ha 20 anos atras porem conseguiamos ser produtivos da mesma forma sem eles. Hoje apenas nos “sentimos” mais produtivos respondendo muita coisa. Boa parte de mensagens e emails são apenas confirmacoes de fluxos de informação e comunicações menores que se não fossem feitas não alterariam o resultado final.
    Porem não da mais pra ficar sem eles. Acredito que a forma ideal seria contratar alguem para responder tudo pra voce , porem isso é inviavel para maior parte dos pequenos negocios e profissionais liberais.
    Uma alternativa é retirar todo tipo de notificação nao so de emails como tambem de mensagens. Alem disso telefone mudo. Voce é que estabelece os momentos em que vai responder .
    Procuro tambem deixar a caixa de entrada de emails e mensagens vazias. Toda mensagens de whatsapp resolvida é arquivada , as nao resolvidas viram tarefa de todoist para dar continuidade.