Pular para o conteúdo

Como tenho usado o Todoist atualmente (Abril 2021)

Depois de alguns meses de temporada e testes no Notion, voltei para a minha ferramenta nativa de listas preferidas, o Todoist. E aqui está como tenho usado no momento. Está em francês porque estou estudando o idioma (fica a dica!), mas eu traduzo para vocês.

Eu organizo todas as listas na seção de Projetos do Todoist. Não estou usando etiquetas ou filtros atualmente (mas já usei – confira o arquivo do blog).

“Tous le jours” são as atividades diárias – rotina diária. Reviso diariamente com foco na execução.

“Tâches” são “tarefas”, que é um termo que não gosto de usar, mas em francês fica bonitinho. rs Coloco todas as ações pontuais, referentes a projetos, objetivos ou avulsas (mas não são recorrentes), separadas por contextos ou assuntos (depende muito, mudo quase que diariamente, conforme a necessidade). Reviso diariamente com foco na execução.

“Suívre” é o “follow-up” – pessoas que estão fazendo algo que eu pedi ou que estou aguardando de outras pessoas, para revisar semanalmente. Depois tem “assuntos a tratar”, onde coloco assuntos a tratar com pessoas ou em reuniões.

“Coisas para comprar” é uma lista simples de compras, que uso para compras pela Internet. Poderia ser um contexto, mas acho mais fácil deixar ali. O objetivo é simplificar, não engessar!

“Projets en curse” são os projetos em andamento. Ainda não trouxe todos os projetos para cá (estou migrando de volta do Notion). Aliás, o Notion continua com os arquivos de suporte aos projetos, normalmente. O que migro para o Todoist é apenas o nome de cada projeto, dentro dessa lista.

“Un jour peut-être” é o nome mais bonito que existe para “algum dia, talvez”. E sim, ainda migrando. 🙂 Aos poucos, sem pressa, a cada Revisão semanal. Aproveito para atualizar as listas.

Objetivos de curto prazo e afirmações positivas são as duas últimas listas.

É simples assim. São as informações que uso diariamente, em conjunto com a minha agenda do Google, e suficiente para manter as coisas rodando em ordem.

“Por que você saiu do Notion / Evernote / Trello / etc?”
Porque este é o meu trabalho. Porque deu vontade. Porque faz parte. 😉
O importante é o processo e não a ferramenta.

Boa semana.

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

14 comentários em “Como tenho usado o Todoist atualmente (Abril 2021)”

  1. Amei o post, Thais! Sempre me inspiro na sua organização. Também gosto de mudar de ferramenta pra “tomar novos ares” mas acabo voltando pro Todoist. 😄

    1. Oi Thaís! Eu não entendi a parte de seção no todoist. Estou iniciando agora e tentando me organizar vc está ferramentas. Muito obrigada pelo seu trabalho!

  2. Oi, Thais. Que conteúdo maravilhoso. Gosto muito do seu trabalho.

    Estou com uma dúvida nessa parte da rotina diária. Como são coisas que precisam ser feitas todos os dias, vc coloca a data e dá check de conclusão ou usa apenas como referência, de bater o olho e saber o que tem pra fazer?

    Obrigada 🙂

  3. Muito legal!
    Interessante sua forma de organizar, ainda mais em outra língua, bom pra aprender.
    Eu sempre me aventurei em várias plataformas, mas como foi no Todoist que concluí mais, tornei hábito, então evito trocá-lo.

  4. Thais, adorei seu novo uso da ferramenta! Muito mais simples de acompanhar no dia a dia! Mas fiquei com algumas dúvidas, se puder me responder, agradeço:

    1) Você disse que colocou apenas os títulos dos projetos em andamento no Todoist e os arquivos de suporte deles no Notion. Mas como isso tem funcionado para você? Não fica chato ter isso duplicado em duas ferramentas, mesmo que seja só o título? Qual o intuito de manter no Todoist também?

    2) Então atualmente não está fazendo uso nem do Notion/Evernote/Trello? Apenas Google Agenda e Todoist? E onde ficam seus arquivos de referência atualmente?

  5. Ahhhh que amorzinho!
    Eu estou usando o TickTick (que é bem parecido com o Todoist) e nunca consegui sentir vontade de usar o Todoist apesar de ter tentado há uns anos atrás.
    Eu também sou a louca de deixar as coisas no idioma que estou aprendendo hahaha.
    Tô fazendo a migração das minhas tarefas com data para o Calendário… Apesar de usar a Agenda do Google há muitos anos, deixava as atividades no gerenciador de tarefas, mas tô percebendo a necessidade de mudar isso. Talveeeez eu dê uma chance pro Todoist, não sei hahaha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *