fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Como tenho usado o Todoist atualmente (Abril 2021)

Depois de alguns meses de temporada e testes no Notion, voltei para a minha ferramenta nativa de listas preferidas, o Todoist. E aqui está como tenho usado no momento. Está em francês porque estou estudando o idioma (fica a dica!), mas eu traduzo para vocês.

Eu organizo todas as listas na seção de Projetos do Todoist. Não estou usando etiquetas ou filtros atualmente (mas já usei – confira o arquivo do blog).

“Tous le jours” são as atividades diárias – rotina diária. Reviso diariamente com foco na execução.

“Tâches” são “tarefas”, que é um termo que não gosto de usar, mas em francês fica bonitinho. rs Coloco todas as ações pontuais, referentes a projetos, objetivos ou avulsas (mas não são recorrentes), separadas por contextos ou assuntos (depende muito, mudo quase que diariamente, conforme a necessidade). Reviso diariamente com foco na execução.

“Suívre” é o “follow-up” – pessoas que estão fazendo algo que eu pedi ou que estou aguardando de outras pessoas, para revisar semanalmente. Depois tem “assuntos a tratar”, onde coloco assuntos a tratar com pessoas ou em reuniões.

“Coisas para comprar” é uma lista simples de compras, que uso para compras pela Internet. Poderia ser um contexto, mas acho mais fácil deixar ali. O objetivo é simplificar, não engessar!

“Projets en curse” são os projetos em andamento. Ainda não trouxe todos os projetos para cá (estou migrando de volta do Notion). Aliás, o Notion continua com os arquivos de suporte aos projetos, normalmente. O que migro para o Todoist é apenas o nome de cada projeto, dentro dessa lista.

“Un jour peut-être” é o nome mais bonito que existe para “algum dia, talvez”. E sim, ainda migrando. 🙂 Aos poucos, sem pressa, a cada Revisão semanal. Aproveito para atualizar as listas.

Objetivos de curto prazo e afirmações positivas são as duas últimas listas.

É simples assim. São as informações que uso diariamente, em conjunto com a minha agenda do Google, e suficiente para manter as coisas rodando em ordem.

“Por que você saiu do Notion / Evernote / Trello / etc?”
Porque este é o meu trabalho. Porque deu vontade. Porque faz parte. 😉
O importante é o processo e não a ferramenta.

Boa semana.