Coloque na agenda: desconectar uma vez por dia

Durante um dia inteiro, muita coisa acontece na nossa vida. São e-mails, telefonemas, momentos de estresse no trânsito, reuniões, solicitações, prazos, relacionamentos, dor de cabeça! Tudo isso mexe com a nossa mente e, de certa maneira, todos acabam estando ligados ao fato de estarmos conectados o tempo todo, do documento no Word que você tem que redigir à mensagem mal-humorada que mandou sem querer no What’s App.

Não vou sequer entrar aqui no detalhe de que, mesmo fazendo todas essas atividades, somos interrompidos o tempo todo. Ou por novas solicitações, ou por mensagens, um telefone que toca ou até mesmo uma dor de estômago que ninguém espera que aconteça…

130815-desconecte-se

Por isso, eu vou propôr aqui um desafio que tem a ver com o tema do mês no blog e que quero propôr que você faça até o final do mês.

Bloqueie uma hora por dia no seu calendário para se desconectar. Isso mesmo. Bloqueie uma hora todos os dias, até o final de agosto. Pode ser no horário que você quiser. E então, não assista TV, não ligue o computador, não mexa no celular nem leia no Kindle! Simplesmente desconecte-se de todos os aparelhos eletrônicos que, de alguma maneira, mexem com a sua mente.

Esse deverá ser um tempo só seu, um presente diário, para usar como quiser. Ler um livro, conversar ao vivo com alguém, tocar um instrumento, meditar, cuidar do corpo. Desconecte-se. Esqueça que essa conexão eletrônica existe.

Dicas para dar certo

  1. Bloqueie uma hora em seu calendário todos os dias para fazer dar certo.
  2. Arranje um lugar para ficar que provavelmente não será interrompido(a).
  3. Avise as pessoas sobre esse tempo seu.
  4. Desligue seu celular. Vai ser mais fácil se desconectar sem ouvir a notificação de nova mensagem.
  5. Tenha disciplina e faça todos os dias.

Com certeza você já deve ter lido, ouvido e visto relatos da experiência de outras pessoas que tentaram essa desconexão. Seja uma delas. Faça o teste, e veja como se sente daqui a algumas semanas.

Mas não se engane: não deixe na sua cabeça! Bloqueie todos os dias essa hora no seu calendário e, quando ela chegar, deixe seus dispositivos eletrônicos de lado e faça outra coisa.

Depois você me conta.