Como organizar: Café-da-manhã gostoso e legal para a sua família

14
3360
Imagem: Charles Progers
Imagem: Charles Progers

Pessoal, este não é um blog sobre nutrição ou alimentação saudável, mas um blog de organização! Comento isso porque sempre que escrevo um post sobre algo que envolva comida, surgem comentários como “mas isso não é saudável” ou outros parecidos. Não incentivo nenhum dos dois lados. A ideia é sugerir dicas de organização que podem ser aproveitadas pelos leitores ou não. Como cada um se alimenta é uma opção pessoal.

Hoje eu gostaria de dar dicas para quem tem o dia a dia bem corrido e gostaria de desacelerar um pouco no café-da-manhã.

Na nossa casa, pelo menos, as coisas são bem corridas. Não tem muito segredo quanto a isso – tem que acordar um pouco mais cedo e preparar, se esse for o seu desejo. Não dá para deixar muita coisa pronta na noite anterior, mas tem alguns truques para facilitar.

Imagem: No Trash Project
Imagem: No Trash Project

Uma dica que eu sempre dou é deixar uma bandeja tanto na geladeira quanto fora dela com os artigos utilizados no café-da-manhã. Na bandeja da geladeira, por exemplo, você pode deixar o leite, iogurte, margarina, frutas e tudo o mais que for utilizar. Na bandeja que não precisa ser refrigerada, você pode deixar pote de açúcar, pães, canecas, copos, talheres, guardanapos e por aí vai. A ideia é pegar tudo o que você usa no café-da-manhã e deixar essas duas bandejas prontas, para simplesmente levá-las à mesa pela manhã. Você pode prepará-las na noite anterior ou apenas conferir se não está faltando nada.

Se precisar preparar algo, como um omelete, café fresco ou waffles, deixe tudo o que precisa diariamente sempre à mão. Se suas manhãs são muito corridas, considere como opções somente alimentos que não demandem preparo, pois facilitará a sua rotina.

Imagem: Little Black Book Delhi
Imagem: Little Black Book Delhi

Você pode fazer, aos finais de semana (ou quando tiver um tempinho), receitas gostosas para o seu café-da-manhã e que duram a semana inteira, como bolos e cookies.

O que cada um vai comer é super, super pessoal. Não vou entrar nesse mérito. =) Em casa, alternamos frutas, pães, frios, bolos, iogurtes, sucos, leite, café. Não vamos muito além do trivial.

Eu valorizo bastante os momentos de alimentação e gosto de ter uma mesa arrumada para comer. Portanto, faça um esforço (se você também gosta) e deixe a toalha posta, os pratos arrumados. Pelo menos a toalha é algo que eu gosto de deixar pronto e faz muita diferença.

Abra as janelas. Não coma no escuro.

Imagem: Travel Rakuten
Imagem: Travel Rakuten

Se morar com outras pessoas, não discute assuntos sobre a casa e finanças, por exemplo. Essas conversas, por melhor que seja o tom da nossa voz, sempre são associadas a problemas e, quando menos se espera, a gente já começa o nosso dia com preocupações. Vale a pena falar sobre o que se espera do dia que começa e contar notícias agradáveis.

Se não tiver tempo para lavar a louça, deixe para mais tarde. Não faça com pressa, amaldiçoando os pratos sujos. Nada paga a nossa paz.

14 comentários

  1. Adorei o post! Não posso esperar para ter meu próprio cantinho de paz e poder fazer esses ‘rituaizinhos’, esses pequenos momentos que são gostosos de viver.
    Beijos!

  2. Muito bacana Thais!
    Isso vale também para quando moramos sozinhos e costumamos fazer tudo no automático ou na pior das hipóteses, nem fazer. Comer em pé ou comer qualquer coisa acaba virando uma rotina e não desaceleramos.
    Obrigada pelas dicas!

  3. Amei as dicas e vou adotar com certeza!
    Acho que ninguém deve recriminar os outros pela alimentação.
    Eu como só coisas industrializadas mas não vou condenar quem prefere uma vida saudável.
    Cade um sabe da sua rotina.
    bjus.

  4. Thais, gosto de seu blog. Percebo que a mudança de seus hábitos (budismo) está fazendo bem a você. Fazer o que gosta ou buscar momentos para curtir a família transforma nosso dia. Já é um incentivo começar com uma mesa bonita como sugere. Fique bem, abraço.

  5. Bacana! Na necessidade, pulo qualquer refeição, menos o café da manhã! Acordo cedo, vou levar minha filha pra escola (ela toma só um iogurte), e quando volto ponho a mesa direitinho, com prato, talher e xícara. E tomo meu café com calma… Acho importante “honrar” o alimento que me sustenta: não como de pé, nem vendo tv.

  6. “Nada paga a nossa paz”!!! Que coisa mais linda de se ler! Que frase mais inspiradora! Obrigada, queridíssima Thais, pela leveza e simplicidade.
    Um grande abraço
    Regiane F

  7. Adorei o post! Muito inspirador!! Não comprei a mesa de jantar que estou há tempos pra comprar, minha sala está vazia e a gente sempre come no sofá. Mas acho muito agradável e simbólico se reunir na mesa para as refeições… Obrigada Thaís!

  8. Inspirador seu post! Acompanho seu blog quase todos os dias, pois através dos seus textos sinto-me mais motivada a melhorar como pessoa! Deus a abençoe!

  9. A coisa aqui é bem simples e por isto tem dado certo nestes 4 anos de dona de casa. Sempre, sempre temos em casa banana e laranja para uma salada 2 frutas. Açúcar mascavo, semente de girassol e iogurte para por em cima. Já virou hábito, não importa se o dia está corrido ou zen, vai no automático. Quando estamos inspirados colocamos 3, 4, quantas frutas forem. Faço iogurte caseiro e pão na MFP. O iogurte dura uns 5 dias e faço em 10 min e o pão, que além de saudável eu sei exatamente o que tem dentro dele porque sou em quem faço, dura 3 dias tranquilamente. deixo preparado na máquina em 10 min e o resto ele faz sozinho no tempo em que programo. Na minha geladeira tenho na parte de cima, naquela bandejinha destinada aos queijos, exatamente o que preciso para o café da manhã. Tenho lá um pote de tapioca esperando caso a gente não faça o pão ou queira comer algo a mais. Para beber, café ou chá, sem mistérios. Então, simplificando: Salada de 2 frutas com iogurte caseiro, pão caseiro e chá-café.

    • Juliana, parece lindo! Um dia vou ter uma vida assim, com tempo/conhecimento/paciência pra fazer meu próprio pão, meu próprio iogurte.
      “Nada paga a nossa paz.” Tão verdade!

  10. Oi, Thais,

    seus posts, como sempre, muito inspiradores!!! Adoro um bom café-da-manhã. Para mim, sem dúvida a melhor refeição. Durante a semana é sempre muito corrido, procuro deixar tudo encaminhado na véspera como você sugeriu, pois temos que sair cedo de casa. Mas, temos um ritual especial para nossos domingos, quando essa refeição é preparada junto com as crianças e tudo é feito com muito capricho: flores na mesa, omeletes especiais, pães quentinhos, bolo caseiro, música lounge…tudo para brindar o começo de mais uma semana!

  11. Como eu só tomo um smoothie de frutas vermelhas antes de sair de casa, deixei saquinhos preparados no congelador com as frutinhas que consumirei ao longo dos dias. Um saquinho para cada dia da semana. Já poupo alguns minutinhos tão preciosos (pois quem sai de casa antes das 6h sabe que cada minuto é de ouro!). Só tive essa ideia de separar em saquinhos depois que li esse post 😀

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui