13 ideias de organização para colocar em prática em 2013

15
3284
Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest

13 dicas que sintetizam bastante algumas ideias já postadas aqui no blog para você colocar a sua vida em ordem em 2013:

1. Usar a agenda da forma certa

É muito comum utilizar a agenda para anotar tarefas e ir passando de um dia para o outro, quando não as completa. Nenhum problema se você faz desse jeito e isso não te atrapalha. Porém, se você busca utilizar a agenda de uma forma mais eficiente ou se estiver em busca de um método, este post pode te ajudar.

2. Ter uma entrada organizada em casa

A entrada da sua casa filtra absolutamente tudo o que entra nela. E, se você filtrar corretamente, sua casa não terá tralha. Além disso, uma entrada organizada possibilidade a agilidade do seu dia a dia, especialmente pelas manhãs – você pode deixar tudo pronto para as chegadas e partidas, como a mochila do seu filho, para ir à escola. Veja dicas para organizar a entrada.

3. Organizar suas tarefas por contextos

É muito comum organizarmos listas do que precisamos fazer de acordo com temas: “to do list da cozinha”, “to do list no trabalho” etc. Eu utilizo um método de organização chamado GTD e, com ele, organizo as tarefas por contextos. Ou seja, em vez de ter mil listas, eu tenho listas de tarefas de acordo com o contexto onde eu me encontro: em casa, no trabalho, no computador, ao telefone, na rua etc. Essa é uma excelente maneira de organizar suas tarefas pois, quando você estiver em determinado contexto, basta pegar a lista correspondente e ir riscando o que for feito.

4. Planejar o menu semanal

Você já parou para pensar na quantidade de tempo que você desperdiça diariamente pensando o que vai preparar para comer na janta? E a quantidade de alimentos desperdiçados porque os deixou vencer na despensa ou comprou a mais? E em todas as vezes que quis preparar alguma coisa e descobriu que faltava um ingrediente bem no meio do preparo? Para solucionar todas essas questões, planeje o que você vai comer durante a semana inteira, faça compras corretamente e pare de perder tempo – e dinheiro.

5. Ter uma pasta para as contas a pagar

Nunca mais deixe de pagar uma conta porque não sabe onde a colocou! Tenha em casa uma única pastinha onde você guardará todas as contas a serem pagas. Você pode deixá-la na entrada de casa ou no carro, ou na bolsa. Quando pagar, arquive corretamente. Deixando suas contas a pagar em um único lugar, você economiza tempo e não perde prazos.

6. Ter um calendário para toda a família

Outro dia eu fiz um post sobre como utilizar calendários para se organizar em 2013. Dê uma olhada!

7. Escolher somente 3 tarefas importantes por dia

São as 3 coisas que você definitivamente precisa fazer naquele dia em questão. Não adicioeo “n” tarefas, correndo o risco de ter que riscá-las e passar para outro dia. Não que você só fará essas três. Se der, faça mais. A questão é: você precisa fazer pelo menos essas 3, não importa o que aconteça! Quando listamos o que precisamos fazer, tudo fica mais fácil. Quando temos poucas tarefas, é mais provável que consigamos terminá-las, porque não sofremos do “estresse da TO-DO list”.

8. Dizer mais vezes “não”

Você já parou para pensar em quantas coisas poderia ter evitado na vida se tivesse dito “não” mais vezes? Então faça isso. Você verá que é impossível agradar a todos, mas você precisa cuidar da sua sanidade. Só você pode fazer isso por você. Não se sobrecarregue. Se estiver demais, não tenha medo: diga não! E isso serve para nós mesmos também! Quando pensarmos em fazer alguma coisa, devemos avaliar o desperdício de tempo que teremos e se vale mesmo a pena fazer.

9. Encarar horário de descanso como um compromisso

Descansar precisa ser sagrado, pois senão não aguentamos o peso do dia a dia. Se você não consegue arranjar tempo para descansar, marque na agenda: sábado, das 14h às 15h, você não irá fazer absolutamente nada. E respeite esse tempo como se fosse um compromisso! Se alguém perguntar, diga que já tem algo programado. E descanse!

10. Destralhar a casa

Quem acompanha o blog há mais tempo já deve estar até cansada(o) de ler sobre isso, mas é a pura verdade: não é possível organizar tralha. Quer ter uma casa organizada? Destralhe-a antes. Doe, recicle, d~e de presente, venda, jogue fora tudo o que você não usa ou não ama. Tenha em casa somente aquilo que tem valor para você, e verá como ficará mais fácil colocar tudo no lugar.

11. Cuidar mais da saúde

Leve sua saúde mais a sério. Não sei se é porque estou ficando mais velha, mas vejo hoje como eu fazia besteiras quando era mais nova, principalmente com relação à alimentação. Aproveite que estamos no começo do ano e já planeje suas consultas e exames de rotina para este semestre. A medicina preventiva é o melhor presente que podemos dar à nossa saúde. Isso inclui fazer atividades físicas prazerosas também. Encontre a sua! Fazer exercícios não é sinônimo de frequentar academia!

12. Ter rotinas para manter a casa sempre limpa

Ter rotinas para manter a casa sempre limpa facilita demais o seu trabalho no dia a dia e garante que nada seja deixado de lado. Você esquematiza o dia e a semana para organizar a rotina de limpeza em casa. Isso é muito mais eficiente que fazer a faxina inteira em um só dia ou limpar o que der na telha, pois sempre esquecemos de um canto ou de outro (lembrar de limpar a pia é fácil, mas e dentro do microondas?). Portanto, um cronograma somente tem a agregar. Eu sugiro então que você comece montando um cronograma diário e um semanal. Veja como.

13. Fazer mais coisas que você gosta

Fazer coisas que gostamos ajuda na organização porque, quando estamos felizes, temos mais pique para todos os projetos da nossa vida. Simples assim. <3 Cuide dos seus hobbies em 2013 e não os deixe de lado, pois a tendência é sempre essa. Eles são importantes para ficarmos felizes e distrair um pouco a cabeça.

E você, o que pretende organizar em 2013?

15 comentários

  1. Só dicas úteis! Confesso que, quando à dica n.º 4, prefiro fazer ementa mensal e não semanal. Noto que passei a gastar muito menos tempo nas idas ao hipermercado.

    Votos de um Bom Ano!

  2. Muito legal o post. Não costumo comentar muito aqui, mas o blog tem sido uma real inspiração. Obrigada pelas dicas!

  3. Thaís, adoro passar por aqui, pois sempre aprendo muita coisa com você.
    Alguns destes 13 itens eu já seguia; outros, já estavam nos planos pra este ano; mas os demais eu nunca nem tinha pensado sobre! Com certeza, seguir estes passos é um facilitador pra vida.
    Parabéns por ser do jeito que você e obrigada por dividir isso com a gente!
    Feliz ano novo!
    Beijão.

  4. Oi, Thais!!!Há quanto tempo!!!! Felicidades mil pra você e sua família em 2013! E q você continue nos ajudando com suas dicas maravilhosas! Conhecer o teu blog em 2012 foi sensacional pois me mostrou que direção seguir. 2012 foi apenas o ínicio, o meu engatinhar rumo a uma vida organizada. Claro que tive muitos avanços, mas ainda preciso melhorar em muitos aspectos. Em 2013 pretendo colocar em prática a “vontade de viver feliz”! Quero deixar pra lá tudo o que não presta e me faz mal; quero me permitir ser mais light, menos preocupada com tudo, menos ansiosa… Quero me organizar ainda mais, cuidar mais da minha família, namorar mais com meu marido e me curtir tmb! Pela 1ª vez o início do ano não me trouxe um monte de soooonhos e promessas infindáveis q nunca consigo cumprir. Talvez pela maturidade, sei lá, estou bem realista, bem consciente das minhas necessidades e desejos, e certa de que farei (apenas) o que eu puder pra atingir meus objetivos e realizar meus sonhos.
    Um bj enorme e votos de muuuuuitas felicidades meeeeesmo!

  5. Com certeza 2013 será muito melhor com as dicas do blog!
    Mais do que nunca preciso me organizar para dar conta de todas as tarefas que terei ao longo do ano CASA NOVA+FACULDADE+TRABALHO+VIDA PESSOAL.
    Fiz um singelo post em meu blog indicando o site, para que todos tenham a surpresa boa que tive ao encontrar o Vida Organizada e saber que podemos sim, ter uma vida mais leve, se nos organizarmos para isso.
    Espero que goste.
    Abraço!
    Maiara

  6. As dicas são ótimas e com certeza na sua maioria seguida por quase toda dona de casa.
    Bom seria que a família toda seguice tambem, pois só uma pessoa tentando organizar
    não funciona.
    Devemos fazer o possível para ter tudo no lugar e separar nosso horário de lazer.
    Tenho 66 anos e após aposentada continuo dona de casa,só que estou desistindo de
    por em ordem as tralhas dos filhos.
    A respeito da limpeza interna do microondas, se não for a mãe quem já se preocupou
    com isto? E a louça na pia, e o lixo para fora? etc.etc.etc.
    VIVA A DONA DE CASA!!!!!!!

  7. Olá Thais, seu site vicia, sabia???? hehehe… Tenho passado por aqui diariamente e estou adorando as dicas. Já estou usando o método Fly Lady e estou conseguindo o milagre de manter minha casa organizada e limpa todos os dias e não apenas uma ou duas vezes na semana, e isso sem muito esforço, só organização. SHOW!!! Comprei um porta chaves p/ organizar minha entrada, comprei um porta cartas p/ geladeira p/ organizar minhas contas a pagar, estou utilizando o calendário da família… Só não aderi o GTD ainda pois não comprei o livro, mas estou utilizando minha agenda de modo mais eficiente, fazendo planejamentos… Só sei dizer que por sua causa minha vida mudou para melhor. Obrigada por dedicar o seu tempo ajudando às pessoas a evoluir. SUPER BEIJO E FELIZ 2013!!!

  8. Olá Thaís, há quase dois anos descobri seu site, e tive reais intenções de seguí-lo. Mas, assim como a “doença da desorganização” me vencia, eu acabava não encontrando “tempo” nem para isso… Meses se passaram e voltei a encontrá-la! (No começo não reconheci a página, já q vc renovou o layout! Show!)Luto todos os dias como um fumante que quer deixar o cigarro e diz que aquele “será o último”… Sempre tento me organizar e não consigo fazer com que dure uma semana! Mas a luta continua! E agora ainda mais forte: vou ser mãe! E me assusta o fato de eu ser tão desorganizada. Minha casa é arrumadinha, mas minha vida pessoal, meus papéis, minhas fotos no computador sempre estão uma bagunça! Só eu encontro minhas coisas na minha “arrumação pessoal” kkkk Espero que 2013 seja realmente o ano da minha mudança, da minha libertação desse vício de “deixar pra daqui a pouco” e o ano da minha maior conquista, meu bebê! Que 2013 seja um ano de crescimento! E vc me ajudará diariamente nisso! Não vou me boicotar desta vez! XÔ TRALHAA! kkkkk Abraços.

  9. O bom da era da internet é que você pode agendar as contas a pagar quando elas chegam. Aí você só faz um arquivo de contas.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui