Organizando-se financeiramente para o Natal de 2013

Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest

Aqui em casa nós tentamos ser uma família debt-free: sem dívidas, nenhum crediário, nenhuma dívida com cartão de crédito, nada comprado parcelado ou a prazo. Não é algo fácil nem do dia pra noite, mas seguimos o método do Dave Ramsey (http://www.daveramsey.com/home/) e aos poucos vamos chegando à “paz financeira” que ele ensina. Não ter nenhuma dívida (tirando o financiamento da casa própria) é um dos primeiros passos. Mas isso é outro assunto!

Aproveitando que o Natal 2012 já passou, começamos a fazer o planejamento para o Natal de 2013. Sim, 2013! Se queremos passar pelo Natal de 2013 sem dívidas, temos que nos organizar. Antes do Natal 2012 eu preparei uma planilha Excel listando todas as pessoas que compramos presentes e a medida que comprava colocava na frente o que demos, onde compramos e quanto custou. Também listei todas as pessoas que enviamos cartões e coloquei quantos rolos de papel de presente, etiquetas, etc compramos e usamos.

A lista ajuda para o ano que vem de várias maneiras:

1) a lista de quem será presenteado/receberá cartão ano que vem não deve mudar quase nada, então já está pronto para 2013!
2) temos um controle do que demos para cada pessoa esse ano, evitando a gafe de dar algo igual ano que vem.
3) sei exatamente quantos rolos de papel de presente, fita, etiquetas, etc que usamos para presentear esse número de pessoas. Assim sei quanto comprar ano que vem sem faltar (e ter que correr pra comprar mais na última hora) ou sobrar (odeio gastar mais do que preciso e odeio mais ainda tralha em casa).

Mas a principal vantagem é o planejamento financeiro. Sabendo exatamente quanto gastamos com presentes e embrulhos em 2012, dividimos esse valor por 12 e vamos colocando na poupança todo mês de janeiro até dezembro. Exemplo: se o total gasto deu $600 (moeda e valor fictícios), vamos colocar $50 na poupança todo mês. Pelo menos pra gente ter uma despesa extra dessa em um mês desequilibra todo o orçamento, mas os $50 por mês não pesam. Fora a sensação de tranquilidade em saber que vamos passar por mais um Natal sem ter que recorrer a nenhuma forma de dívida.

Fica aí a dica: tente somar (mesmo que aproximado) quanto foi gasto no Natal, divida por 12 e guarde um pouco ao longo do ano todo pra poder comprar todos os presentes à vista ano que vem.