Pular para o conteúdo

O que fazer quando a desorganização bater na porta?

Todos nós passamos por momentos de desorganização em nossa vida, seja no trabalho, estudos ou até mesmo em nossos relacionamentos. Mas o que fazer quando nos encontramos em um período de bagunça e falta de foco? Neste post, vamos explorar algumas dicas para lidar com a desorganização e retomar o controle de nossas vidas.

  1. Analise o que aconteceu para entender o que bagunçou sua vida
    É importante identificar a origem da desorganização. Foi por conta de uma sobrecarga de trabalho? Problemas pessoais? Quando sabemos a causa, podemos encontrar soluções mais eficazes. Identificar a causa raiz da desorganização é fundamental para encontrar uma solução duradoura. Ao analisar o que aconteceu para entender o que bagunçou sua vida, é possível identificar padrões e hábitos que contribuem para a desorganização. Por exemplo, se a sobrecarga de trabalho é a causa da desorganização, pode ser necessário reorganizar a rotina de trabalho, delegar tarefas ou definir limites mais claros de tempo para trabalhar. Por outro lado, se a desorganização é resultado de problemas pessoais, como dificuldades de saúde mental ou falta de sono adequado, pode ser necessário buscar ajuda profissional ou mudar hábitos de sono e alimentação. A análise cuidadosa do que levou à desorganização pode ajudar a encontrar soluções personalizadas e adaptadas à sua vida e necessidades específicas.
  2. Não deixe isso abalar sua autoconfiança
    Não se culpe por estar passando por um momento de desorganização. É normal acontecer e não significa que você seja menos capaz ou competente. Desorganização pode acontecer com qualquer pessoa em qualquer momento da vida, e isso não é uma falha de caráter ou uma fraqueza pessoal. É importante lembrar que todos nós enfrentamos momentos de dificuldade e que isso não significa que sejamos menos capazes ou competentes. Quando nos culpamos ou nos rebaixamos por estar desorganizados, estamos nos colocando em um ciclo negativo que pode agravar a situação. É fundamental ter uma abordagem positiva e encorajadora consigo mesmo para encontrar soluções e seguir em frente.
  3. Foque no que você tem controle
    Não adianta se preocupar com o que não pode ser controlado. Foque nas coisas que estão ao seu alcance e tente resolvê-las uma a uma. Essa é uma dica importante para lidar com a desorganização, pois muitas vezes nos sentimos sobrecarregados com a quantidade de tarefas ou problemas que temos que enfrentar. Ao focar no que está sob nosso controle, podemos evitar a sensação de impotência e aumentar nossa produtividade. Por exemplo, se você está desorganizado no trabalho, pode focar em organizar sua mesa de trabalho, definir prioridades para as tarefas, gerenciar melhor seu tempo e comunicar-se de forma mais clara com sua equipe. São ações que dependem de você e que podem fazer uma grande diferença na sua rotina. Ao invés de ficar pensando em fatores externos, como o comportamento dos seus colegas de trabalho ou a pressão de prazos, você pode se concentrar em ações que podem ser efetivas para lidar com a desorganização. Isso aumentará sua confiança e capacidade de resolver problemas.
  4. Tem um diário? Revise!
    Se você mantém um diário, é hora de revisá-lo. Verifique suas anotações e reveja suas prioridades e metas para ter certeza de que estão alinhadas com o que é importante para você. Além disso, revisar o diário pode ajudar a identificar padrões de comportamento ou hábitos que possam estar contribuindo para a desorganização. Por exemplo, pode ser que você esteja procrastinando ou gastando tempo demais em atividades que não são prioritárias. Identificar esses padrões pode ajudar a desenvolver estratégias para mudá-los e se tornar mais produtivo e organizado.
  5. Procure rotas alternativas
    Se o caminho que você está seguindo não está funcionando, tente algo novo. Busque outras maneiras de fazer as coisas e veja se isso ajuda a sair da desorganização. Experimentar novas abordagens pode ajudar a encontrar a solução ideal para superar a desorganização. Isso pode incluir mudar a rotina, experimentar novas ferramentas de produtividade ou buscar ajuda de um profissional, como um coach ou psicólogo. Lembre-se de que há diversas possibilidades para lidar com a desorganização e encontrar a que melhor se adapta a você pode fazer toda a diferença.
  6. Revise seus objetivos para alinhar seu foco e prioridades
    Às vezes, estamos desorganizados porque nossos objetivos e prioridades mudaram e não nos atualizamos. Revisar seus objetivos e prioridades pode ajudar a focar no que realmente importa. Ao revisar seus objetivos, é importante ter em mente que eles não são algo fixo, mas podem mudar ao longo do tempo. Às vezes, uma mudança de objetivos ou prioridades pode ser o que precisamos para sair da desorganização e encontrar um novo caminho. Além disso, é importante se certificar de que seus objetivos são realistas e alcançáveis, e que você está dedicando tempo e esforço suficientes para alcançá-los. A revisão dos objetivos também pode ajudá-lo a estabelecer um plano de ação mais claro e definir prazos para alcançá-los, o que pode ajudar a motivá-lo a se manter organizado e focado.

A desorganização pode ser uma fase difícil de enfrentar, mas com essas dicas, você pode começar a retomar o controle da sua vida. Lembre-se de que é importante ser gentil consigo mesmo e que cada passo dado na direção certa é uma vitória.

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

8 comentários em “O que fazer quando a desorganização bater na porta?”

  1. Vanderlei Lopes da Silva

    Bom dia Thaís e equipe! Quando vi o tema: “O que fazer quando a desorganização bater a porta” E vi a imagem do cachorro sentado na mesa do escritório! Logo imaginei que temos que fazer iguais aos caninos, eles aprendem, mas levam uma vida repetitiva, ou seja eles aprendem e repete o que aprendeu! Interessante, não?

  2. Vanderlei Lopes da Silva

    Thaís! O planeta está tão desorganizado que só faltam usar tons de verde para identificar guerra e morte! E preto para identificar paz e vida! Vejo as cores de identificação para atenção dentro dos hospitais púbicos, placas de ruas e as demais coisa…… Que significam o contrário da psicologia das cores!

  3. Flávio Valente , jornalista de POA, RS.

    Excelente o teu texto sobre a organização do dia-a-dia. Já evolui em muitos particulares da minha vida profissional. Mais produtividade, inclusive. Mas, há alguns aspectos em que é urgente mais organização. Sem dúvida. Este o meu desafio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *