Pular para o conteúdo

Como implementar GTD com equipes

  • por

Uma das perguntas que eu mais recebo é: “como fazer minha equipe usar GTD?” ou “como fazer quando meu marido / minha esposa não usa GTD?”. Recentemente eu vi uma palestra do David Allen onde ele pondera um pouco sobre esse assunto e gostaria de trazer algumas percepções minhas a respeito, a fim de ajudar.

O GTD é um método de gerenciamento integrado da vida. Logo, 1) a pessoa tem que querer implementar, porque ela que vai lidar com as coisas da sua própria vida e 2) ela vai usar o método para tudo, não só para o trabalho ou gerenciamento da casa, por exemplo.

O David usou um exemplo que eu gostei muito, que é: você pode ensinar a sua equipe a ler? Não, não é seu papel. Mas se todos na equipe souberem ler, isso vai mudar (e melhorar) completamente o relacionamento e o modo de trabalho de vocês.

O GTD é uma habilidade e, como tal, você tem que estar a fim de aprender e aí, afim, você tem um caminho de aprendizado a ser percorrido. O que as equipes podem fazer para facilitar esse aprendizado é talvez discutir a leitura do livro em grupo, destinar uma parte da reunião de equipe para trocar experiências sobre a implementação ou, o ideal: levar um treinamento para dentro da empresa. Por quê? Porque aí todos falarão a mesma língua. Um time que tenha o raciocínio voltado para “Qual é a próxima ação?”, “Resolvo em menos de 2 minutos” e outras boas práticas como esvaziar as caixas de entrada regularmente e ter o raciocínio voltado a projetos / resultados desejados, não tem como ser uma equipe sem eficácia. O mesmo vale para famílias e outros tipos de equipes, não só envolvendo trabalho. Serve para grupos religiosos, bandas e tudo o mais.

Vale pontuar que o simples fato de você fazer uso do GTD já impacta toda a sua equipe. Você vai gerenciar as coisas, vai saber quem cobrar e quando, enfim, é outro jogo. Da mesma forma, o fato de se tornar uma pessoa mais produtiva servirá de exemplo e motivação para os demais, que inclusive podem pedir para que você os ajude a implementar também. Uma única pessoa implementando o GTD já impacta positivamente todo o seu ecossistema.

Por isso, se você quer implementar o GTD em sua equipe ou quer aprender como lidar com pessoas que não usam GTD, o caminho é simples:

  1. Aprenda e use você GTD (guia para implementação)
  2. Inscreva-se ou inscreva alguém de presente em uma turma aberta em sua cidade
  3. Contate a Call Daniel para levar um treinamento de GTD para a sua empresa ou equipe

Espero que este artigo tenha ajudado.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *