Pular para o conteúdo

Soluções práticas para quem “pensa demais” e tem muitas ideias

Imagem que mostra uma caneca de café ao lado de um caderno para anotar ideias

Se você tem muitas ideias na cabeça, este post serve justamente para te ajudar com algumas dicas práticas.

  • Tenha sempre uma ferramenta de captura com você, o mais fácil possível (se for difícil de usar, você não vai usar). Pode ser papel e caneta, como a câmera do celular para tirar uma foto ou o gravador de voz, ou o bloco de notas no computador. Apenas tenha sempre algo rápido e fácil de pegar com você, pois você nunca sabe quando algo vai surgir e as melhores ideias vêm nos momentos mais curiosos!
  • Procure ter um inventário completo das suas ações, projetos e objetivos (esse é um trabalho constante), pois a revisão regular deles pode te ajudar a ficar com a cabeça mais tranquila. Além disso, essa revisão pode te dar novas ideias que, quando capturadas, te darão mais tranquilidade e sensação de estar trabalhando naquilo.
  • Capturar uma ideia não significa resolvê-la na hora. Também não é um compromisso de que você terá que fazer aquilo. Apenas serve para tirar da cabeça por hora, para que você lide com aquilo depois.
  • Exercite o hábito de fazer um diário. Pode ser digital ou em papel, mas escreva diariamente. O que você vai escrever é indiferente. Você pode fazer um registro das suas atividades, assim como pode querer escrever sobre suas frustrações ou ideias mais incríveis. O importante é liberar espaço na mente e clarear as ideias. O simples fato de escrever diariamente pode te dar importantes insights.
  • Faça uso de ferramentas para mapas mentais – em papel ou digitais. Se tiver que “pensar” sobre um assunto específico, fazer um mapa mental ajuda muito. Eu uso o Mind Meister e o Free Mind, além de fazer mapas em papel. Uso para planejar projetos, para pensar sobre meus problemas, para tomar notas em aulas, reuniões e eventos.
  • Faça uma limpeza física das coisas quando estiver se sentindo com a cabeça cheia. Arrume as gavetas, limpe a mesa, tome um banho, lave a louça. Esses comportamentos que fazemos com a ajuda do físico nos ajuda a desbloquear a mente.
  • Outra coisa legal a se fazer se sua mente estiver cheia é parar durante 2 minutos e escrever tudo o que está nela. De “comprar leite” a “briguei com minha esposa”, isso ajuda muito a ter noção do volume e ver tudo a partir outra perspectiva.
  • Faça um brainstorm com alguém. Se estiver com a cabeça cheia de ideias (ou de problemas) que podem envolver outras pessoas, envolva-as. Chame seu colega de projeto para fazer um brainstorm usando mapas mentais ou seu namorado, por exemplo, para planejar a viagem de férias que pretendem fazer juntos. Muitas vezes, a contribuição da outra pessoa vai te ajudar a lidar melhor com as próprias ideias que vocie tem.
  • O hábito de capturar pode ser extremamente útil para lidar com interrupções – não só as externas, mas as internas. Se você estiver trabalhando em algo e tiver uma ideia sensacional, não precisa parar tudo o que está fazendo. Pare apenas por um momento, capture a ideia e volte ao que estava fazendo. Assim, você não esquecerá a ideia nem deixará algo inacabado que também pode ser importante.
  • Faça uso de outras ferramentas que despertem a sua criatividade, como quadros brancos, cadernos bonitos que dão vontade de usar e folhas de sulfite ou maiores. Não se limite a “papéizinhos”, apesar de eles muitas vezes serem suficientes também.
  • Melhor capturar algo duplicado do que faltar. Então não se preocupe muito com isso. Você ainda vai filtrar essas ideias.

“Sua mente serve para ter ideias, não para armazená-las.” – David Allen

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

21 comentários em “Soluções práticas para quem “pensa demais” e tem muitas ideias”

  1. Bom dia, para começar bem a sexta-feira passo no vida organizada e tchan tchan tchan o post do dia tem tudo a ver comigo, com minha cabeça fervilhando de ideias as vezes se atrapalhando com tudo então as suas dicas são todas certeiras, algumas eu uso habitualmente (bloquinho para captura), outras de vez em quando (mapas mentais, usar mais!) e outras vou experimentar (diário). Grato, Thais, bom findi

  2. Ei, Thaís; estou gostando tanto desses posts diários. Vou seguir as dicas de hoje, pois minha cabeça é repleta de muitas ideias e pensamentos. Às vezes me sinto até cansada por isso. Abraços;

  3. Thaís, esse post foi feito para mim. Já uso alguma dessas dicas, principalmente a do bloquinho ando com um bloquinho para anotar tudo… Estou passando por um momento de revisão geral dos meus interesses para focar nos meus objetivos, o meu principal que é mestrado. Adoro seus textos! Beijos

  4. Oi Thais!
    Conheci o blog há pouco tempo, assinei o feed e recebo no email as postagens. Estou lendo o conteúdo do blog aos poucos, e estou aprendendo muito sobre como organizar todos os aspectos da vida, concentrar em cada tarefa que está sendo feita, utilizar as ferramentas para lembretes, organizar tarefas, colocar amor em tudo o que é feito por nós… como seu conteúdo é completo!
    Enfim… escrevo apenas para lhe agradecer e desejar cada vez mais sucesso!
    Obrigada e bom final de semana!

  5. Thais, vi que você postou no insta sobre o post de hoje. Nem acreditei quando estava lendo, parece que foi feito para mim 🙂 muito obrigada!

  6. Esse post foi pra mim! rs
    Sempre caio nessa de confiar que a minha mente pode armazenar tudo, no final do dia esqueço até meu próprio nome. Preciso me organizar neste ponto, e essas dicas já me motivaram bastante.

  7. Eu tenho usado bastante essa ferramenta (que descobri há pouco tempo) para organizar algumas ideias. O objetivo inicial seria compartilhar conteúdo quando se trabalha de forma colaborativa, mas eu gosto mesmo de colocar coisas minhas, links, fotos etc. de forma a “tirar” da cabeça mesmo. Como você falou em cadernos “bonitos” lembrei desse site, já que dá pra trocar cor de fundo, ir personalizando, me ajuda e me estimula com projetos, tipo lugares que quero conhecer na cidade etc.

    https://pt-br.padlet.com/

    No mais amo seu trabalho, obrigada por tudo que escreve 🙂

  8. Nossa! Precisava dessas dicas… Minha cabeça vive cheia de ideias principalmente quando estou no ônibus lendo algum livro!
    Eu fico inspirada e começo a pensar em coisas que quero escrever no meu futuro livro, fico pensando em receitas que quero fazer para o meu blog, e procuro anotar tudo no celular. Quando chego em casa, anoto numa agenda especial para isso e depois organizo as ideias! Mas as vezes fico perdida com tanta coisa, vou usar essas dicas para me ajudar!
    Beijo ;*

  9. vilma conceição lucas souza

    Ideia maravilhosa. Sempre faço isso, antes eu anotava em um caderno, papel, o que estivesse ao alcance da mão. Agora com o celular uso o bloco de notas depois passo para um caderno/caderneta com capa bonita para cada área, que pode ser emocional, saúde, trabalho, etc), blog, email específicos. Quando viajo levo uma pequena caderneta ou caderno (bonitos) que caiba na bolsa. Vou experimentar o mapa mental, deve ser muito interessante. Obrigada Thais, um abraço.

  10. Adorei as dicas!!! Realmente é muito frustrante ter muitas e muitas ideias e só conseguir realizar uma parte pequena delas. Vou experimentar os mapas mentais. Grata!!!

  11. Olá! Minha questão é ter muitas ideias, fico entusiasmada com tudo que pensei e querendo por em prática, mas no momento de executar não consigo me organizar, ou saber por onde começar e acabo ficando frustrada e não fazendo as coisas que pensei. Isso acontece constantemente e com coisas diferentes, não somente coisas relacionadas ao trabalho, aos estudos, mas até mesmo ideias sobre coisas divertidas, pra passar o tempo! Essas dicas podem ser uteis para o meu caso, ou algo mais preciso fazer? Gratidão.

  12. Pingback: Sharing Love #19 | Necessidade Básica

  13. Pingback: Novo projeto em equipe: como eu organizo – vida organizada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *