Categoria(s) do post: Carreira, Estudos

Muitas pessoas me pedem para falar sobre organização dos estudos. Eu tenho dois projetos atuais com relação ao meu estudo de inglês e quis postar para inspirar quem estiver em um momento parecido.

Eu estava sentindo falta de estudar regularmente em algum lugar fí­sico. Nos últimos cinco anos, aproximadamente, tentei dois tipos de cursos online que foram bons para otimizar a conversação, mas atualmente tenho outra necessidade. Gostaria de ter um estudo mais completo, que envolvesse não apenas conversação, mas gramática, leitura e escrita. Também gostaria de voltar com uma rotina de aulas, pois lido bem com isso durante algum tempo.

Por isso procurei uma escola que sempre quis estudar (Cultura Inglesa) e fiz o teste para saber o ní­vel em que eu entraria lá. Fiquei agradavelmente surpresa ao saber que eu já entraria no módulo avançado – ou seja, faltam três módulos para eu finalizar o programa da Cultura Inglesa, que é bastante extenso. Então resolvi encarar e começo no segundo semestre.

Com base nisso, tenho um projeto, então, que é concluir o primeiro módulo do avançado. Por enquanto ele não tem muitas ações a não ser comprar os materiais e pagar as mensalidades até o iní­cio em agosto. Apesar de eu ter me matriculado de noite, estou considerando mudar para a turma da manhã – só preciso analisar um pouco melhor na minha rotina e se posso fazer algumas mudanças nesse sentido (o que vou resolver antes do iní­cio das aulas). Eu organizo os meus projetos no Evernote:

Como visão geral, pretendo fazer os três módulos do curso avançado (são três semestres no total) e, depois, alternar cursos de conversação especí­ficos para negócios e também prestar exames para obter certificados internacionais.

Apesar de ter ficado muito feliz em saber que já posso entrar no avançado, ficarei mais tranquila se aproveitar os próximos dois meses antes do iní­cio das aulas para me preparar. Por isso, criei um projeto para revisão das regras gramaticais básicas usando a minha gramática de inglês (uso esta aqui, mas a minha é a segunda edição) e dividi as regras gramaticais e os assuntos de acordo com as próximas semanas:

Como eu reviso os meus projetos semanalmente, isso me dá a tranquilidade de saber que todas as próximas ações possí­veis para cada um deles já está definida e inserida no meu sistema. São elas:

  • Pagar primeira mensalidade (no computador)
  • Ligar na Martins Fontes da Paulista para reservar os livros com desconto (ao telefone)
  • Verificar agenda a partir de agosto para possí­vel mudança de horário (no computador)
  • Estudar: Prepositions (no calendário)
  • Estudar: Conjuctions and prepositions (no calendário)

Estudar um idioma é algo para a vida inteira. No meu caso, o inglês é fundamental porque trabalho para uma empresa global. Meu objetivo é conseguir escrever, ministrar treinamentos e me comunicar amplamente em inglês em todos os meios possí­veis – afinal, sou professora e escritora.

E você, tem algum projeto relacionado a algum idioma? Compartilhe comigo nos comentários. Obrigada!

Deixe seu comentário

31 comentários

  1. Oi Thais!
    Muito bom ver esse projeto por aqui. Preciso e muito colocar meu inglês em dia e estou super atrasada. Estou tentando relembrar lendo e estudando com materiais antigos que tenho aqui, mas não é mesma coisa. Preciso de uma profissional =/

  2. comentou:

    Acho que vou tentar algo parecido com essa lista do que estudar!
    Eu dou aula de inglês e português, então estou sempre tentando me atualizar…
    Mas também estudo japonês e entre os idiomas, também gosto de estudar sobre a minha área, confeitaria.
    É meio complicado me organizar para estudar tudo isso, mas em geral estou conseguindo.
    Sempre programo o celular para conseguir estudar por pelo menos 1 hora sem interrupção cada uma dessas coisas… Também tento dividir os dias para não ficar muito pesado…

    Gostei da forma como você separou os tópicos que precisa estudar, acho que vou fazer um desses para cada semana!
    Obrigada pela dica ^^
    Beijo ;*

  3. Rodrigo Cristiano Silva comentou:

    Motivador…

  4. Jéssica Souza comentou:

    Ei Thaís, quais cursos online você me indicaria?
    Tenho nível intermediário em inglês e preciso muito praticar conversação.
    Infelizmente não tenho como fazer nenhum presencial agora, por isso estou pensando em um online.

    1. Thais Godinho comentou:

      Eu fiz tanto o Open English quanto o English Town e acho que eles se equivalem. Foram muito bons para conversação.

  5. Simone Pequeno comentou:

    Amei sua organização. Vou tentar fazer o mesmo porque estou precisando investi no inglês.

  6. Simone Midori Costa comentou:

    Oi Thaís. Foi muita coincidência encontrar esse post sobre organização nos estudos, porque eu estava justamente entrando no blog pra procurar seus posts mais antigos. Moro atualmente na Holanda e estou estudando (com dificuldade) holandes. A lingua, além de ser muito difícil, tem uma estrutura de frase completamente diferente do Português e do Inglês. Então demoro mais tempo para fazer as lições de casa. O curso que estou tendo é mais prático, enfatizando a conversação, mas sinto falta de conteúdo e explicações de gramática. Além disso, a professora entrega várias folhas avulsas com atividades extras, o que dificulta organizar o material e as idéias. Estou usando post its adoidado para me encontrar nas anotações e acho que tem ajudado. Também vou seguir sua sugestão no Todoist, de listar as matérias que preciso fazer reforço. Porque fazer a “huiswerk” somente não é suficiente não 😛 Obrigada pelas dicas. Simone.

    1. Thais Godinho comentou:

      O holandês é difícil mesmo! Porém, tem uma das minhas palavras preferidas do mundo, que é “gezellig”. <3

  7. Francismar Erik comentou:

    Boa tarde Thais,

    Estou pensando em me organizar também, hoje com tantas fontes de estudo acaba que a desorganização impera… Estou matriculado no English Town, alem disso tenho um curso específico de inglês Instrumental que me ajuda bastante na minha área(TI). Tento me organizar criando projetos no Trello utilizando como metodologia de organização o SCRUM, que na verdade estou adaptando para meu caso, já que é uma metodologia voltada para desenvolvimento de Software. Atualmente estou criando metas semanais de estudo e acompanhamento semanal também.

    Abs.
    Francismar

  8. Larissa comentou:

    Thais,
    Você pode me explicar rapidamente porque coloca o estudo no calendário? Precisa ser feito em dias específicos? E você coloca horario ou só deixa lá pra ver que tem que ser feito naquele dia?
    Muito obrigada!
    Adoro seu blog! <3
    Muita gratidão por você compartilhar tanto conhecimento!
    Beijos

    1. Thais Godinho comentou:

      De modo geral, coloco em próximas ações com prazo de vencimento para o sábado (último dia da semana). Porém, esta semana está bastante cheia e tenho apenas dois dias em que conseguirei me dedicar a isso, então tem sim horário específico.

      Obrigada.

  9. Você é inspiradora Thais! Sensacional… como um simples ato de retornar aos estudos (físicos) vira um projeto tão limpo e adequado aos seus parâmetros, isso só faz reforçar que todos nós podemos. Gratidão por compartilhar

  10. Letícia comentou:

    Olá, Thaís! Eu fiz intercâmbio para Londres há 7 anos, consegui uma certificação internacional nesta língua e fiz intercâmbio para a França, e depois tirei também uma certificação internacional. No entanto, eu sinto que preciso melhorar muito ainda a parte escrita e gramatical, até o tempo dos verbos (no caso do Francês), além de retomar a conversação – sinto que já estou esquecendo muito das palavras. Meu projeto é ser poliglota e agora estou estudando espanhol, porém não tenho nada tão definido, somente tirar uma outra certificação internacional nesta língua. Com que propósito? Não sei! só sei que era um sonho desde pequena poder me comunicar em diferentes línguas hahhaha Um dia possa ser que eu veja um propósito maior para esses projetos. Um beijão

    1. Thais Godinho comentou:

      É complicado se a gente não pratica todo dia! Meu inglês passou a melhorar mesmo quando passou a fazer parte do meu dia a dia (dando a cara a tapa e conversando, não só lendo e ouvindo). Muito legal que você fez intercâmbio. Obrigada por postar!

  11. mary comentou:

    ola thais! este seu post veio em hora certa, obrigada. Estou estudando para o IELTS (international english test system) e um exame international de ingles que mede a nossa habilidade no falar,ouvir, ler e escrever do inglês, não sei se voce ja ouviu falar. Este teste e para imigrantes que queiram trabalhar ou estudar em um pais de lingua inglesa, fica bem difícil focar todo dia né, tem trabalho e casa para organizar , mas vamos que vamos!

    1. Thais Godinho comentou:

      Pretendo fazer ano que vem! Boa sorte!

  12. Cecilia comentou:

    Oi Thais! Você definiu algum carga horária estudar esses temas para cada dia/semana?

    1. Thais Godinho comentou:

      Não, isso eu defino quando esclareço qual é a próxima ação. Nesta semana, precisei estudar em horários específicos, pois é uma semana cheia de compromissos, então por isso foi para o calendário. Em uma semana mais tranquila poderia ir para uma lista de próximas ações.

  13. MARCELA comentou:

    Oi Thais
    Quais foram os cursos online q vc fez? Estou querendo voltar ao inglês para praticar, voltei de viagem agora e percebi q estou perdendo muito vocabulário.
    Bj

    1. Thais Godinho comentou:

      Fiz Open English e English Town, ambos bons.

  14. Rose Guedes comentou:

    Thaís,
    Muito bom o post! Eu quero muito voltar a estudar inglês, parei a um século, agora que meus filhos estão mais velhos, 3 e 7anos, eu posso começar a pensar sobre. Valeu pela dica do curso que vc fez, porque com os pequenos sem chances de fazer um curso presencial. Bjus

  15. Fernanda Lamadre comentou:

    Thaís, eu aprendi muito de inglês assistindo seriados que eu gostava (especialmente comédias, que são mais curtinhas e leves) com legendas em inglês. Ajuda a treinar o ouvido, dá vocabulário e é divertido. =)

  16. Bruna comentou:

    Oi Thais,
    Não tenho a intenção de fazer um curso formal, mas faz tempo que quero voltar a estudar sozinha inglês e alemão. Gostei da ideia de planejamento semanal por tópicos da gramática. =)
    Bjs

  17. Mariel Lopes comentou:

    Adorei a dica do post Thais!
    Estou tentando me organizar para estudar inglês também, mais focado para o teste do IELTS.
    A prova será em dezembro, então tentei começar meu planejamento numa planilha em formato de calendário, para dividir os conteúdos em cada dia e poder visualizar tudo junto… quantos dias faltam pra prova e etc.
    Não sei dizer ainda se funcionou ou não, comecei isso tem bem pouco tempo heheh
    Com dica da minha mãe que é uma grande fã do blog também, e foi quem me mandou o link desse post hehhe, eu inseri eventos no Google Agenda tbm, linkando a planilha que está no Drive e usando as anotações dentro do evento para ‘controlar’ melhor o que estudei naquele dia e tal… estou gostando desse modelo também :))

    Abraço!!

  18. Nathalia comentou:

    Thaís, tenho acompanhado alguns canais no YouTube que ajudam muito na fluência e dão dicas bem práticas de conversação. Alguns são de gringos (Tim Explica, Small Advantages) e outros de brasileiros (Tia do Inglês). É um conteúdo com uma objetividade a que nem sempre temos acesso apenas através do estudo formal. Como complemento é muito bom.

  19. Ana Lopes comentou:

    Olá! Sei que o post não é sobre o Evernote, mas como você criou os quadrinhos? Obrigada.

    1. Thais Godinho comentou:

      Que quadrinhos?

      1. Renan comentou:

        Quadrinhos que recebem check das checklist. Tem essa opção na barra superior do Evernote, que é a formatação. Pelo menos na interface para Android

  20. Renan comentou:

    Boa tarde, Thais.
    Seus lembretes do Evernote ficam sincronizados com a agenda do Google?