Mente clara como água?

Muitas pessoas podem ter a curiosidade de saber como é a vida de uma pessoa organizada ou que seja o que chamam de “faixa-preta” no método GTD. Fico um pouco embaraçada com esses termos porque eles parecem meio definitivos por si só, e não considero nem minha organização nem o método GTD como algo que já encerraram as melhorias para mim. Estou sempre aprendendo.

Eu acredito que o aspecto mais significativo da organização de uma vida plena é o estado de mente tranquila como água, que é uma analogia que não só o David Allen faz para falar sobre produtividade com significado, como nas artes marciais é um termo muito usado para descrever “a zona” – aquele estado de concentração onde você consegue fazer o que precisa ser feito, confiando nas suas escolhas e executando com tranquilidade.

mente-clara-como-agua

A analogia com a água sempre me fascinou. Porque, afinal, a água não está sempre tranquila. Quem já viu reportagens, filmes ou documentários sobre tempestades em alto mar sabe o poder que a água tem de se agitar e ficar revolta. Isso não parece nada tranquilo para mim!

No entanto, o estado natural da água é o de tranquilidade. Por pior que seja a tempestade, ela sempre volta à calmaria, pois esse é o seu estado natural.

Com a nossa mente, quando nos organizamos, é a mesma coisa. Por pior que seja o caos ao nosso redor, quando temos um método, um caminho que podemos nos agarrar para voltar a esse estado de produtividade, tudo fica mais fácil. E rápido. Sem frustração, sem indecisão, sem desconforto.

Ter a mente clara como água não significa ser organizado e produtivo o tempo todo. Significa que você sabe identificar quando sua tempestade está acontecendo e como voltar ao seu estado de calmaria. E é isso o que um método de organização ou de produtividade proporciona. Essa é a grande vantagem de aprender, implementar e manter um caminho como esse.